Trade marketing para o seu negócio, as 7 melhores práticas

Contudo, as ações de trade marketing para seu negócio geraram aumento nas vendas no varejo e promovem o relacionamento direto da marca com o consumidor final. Por isso, outra vantagem é manter as áreas de marketing e vendas em sintonia, e isso melhora o posicionamento da marca e dos produtos.

Portanto, confira essas dicas para você impactar os seus canais de vendas por meio dessa estratégia:

1. Faça um planejamento detalhado de trade marketing para o seu negócio

Principalmente, antes de começar a elaborar as ações de trade marketing, é importante conhecer o cenário atual do mercado. Mas, estude como a concorrência está reagindo, avalie o comportamento do consumidor, identifique as necessidades do distribuidor, que tipo de produto os clientes dele buscam, reveja metas e objetivos. Pois, com base nessas informações, você terá condições de começar um planejamento estratégico anual.

2. Alinhe as necessidades do distribuidor com os seus objetivos

É preciso manter um bom relacionamento com o distribuidor do seu produto, pois trabalhar com foco nos objetivos dele ajudará a vender seus produtos aos clientes. A ideia é que você se comprometa com os resultados dele ao mesmo tempo em que busque alinhar a estratégia em um único objetivo em comum.

3. Reúna a equipe para formar as ideias de trade marketing para o seu negócio

Para que o resultado seja satisfatório é fundamental reunir o pessoal de marketing com a equipe de vendas. Por isso, quem está em campo ou atuando no campo de vendas tem uma intimidade maior com o consumidor. Portanto, ideias, sugestões e dicas poderão ser muito valiosas e oportunas, além de manter o grupo unido no mesmo propósito.

4. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é indispensável para quem atua nessa área, pois esse recurso ajuda a reduzir os custos, além de coletar informações no ponto de venda, evitar excesso de estoque, analisar a concorrência e monitorar as equipes. Além disso, no mercado existem softwares práticos que garantem fácil operação.

5. Invista em publicidade

Para atrair a atenção dos distribuidores, uma ótima opção é investir em anúncios, pois os empresários costumam se interessar por novidades. Por isso, inclua, no seu projeto, apresentações multimídia visualmente estimulantes. Mas, esse tipo de publicidade é muito atrativo e pode causar um impacto positivo para o seu negócio.

6. Marque presença em eventos

Por isso, participe de feiras e eventos para apresentar seus produtos e sua marca. Porque, os eventos são boas oportunidades para interagir, distribuir amostras grátis e facilitar futuras parcerias. Você poderá ainda convidar alguns empresários para que participem desses eventos, por meio de telefonema ou e-mail. Portanto, não esqueça de ter sempre alguns cartões de visita no bolso.

7. Monitore os resultados da sua estratégia de trade marketing para o seu negócio

Por fim, acompanhe e analise os índices alcançados para identificar erros e acertos durante o processo. Porém, esse é o maior benefício da tecnologia: o poder de mensurar qualquer coisa a qualquer momento. Dessa forma, as suas ações jamais serão um tiro no escuro, mas estratégias inteligentes, flexíveis e assertivas.

Criação de BI, Business Intelligencehttps://bi.becinteligencia.com.br/, com integração de diversas bases de dados via ETL (Extração, Transformação, Carregamento) e com entrega de dashboard’s realizados no Power BI. Áreas de atuação Trade MarketingMerchandisingLive MarketingMarketing Promocional e Field Marketing.

Portanto, ao promover ações de relacionamento com o consumidor, o trade marketing atua incentivando o giro dos produtos e exerce um papel importante nas atividades dos distribuidores. 

E então, como você pretende colocar em prática as ações de marketing na sua empresa? Deixe um comentário!

Vinicius Costa
Vinicius Costa
Sou Vinicius Costa, hoje vivo em Valência, Espanha. Atuando com Business Intelligence por mais de 15 anos, desenvolvendo dashboard's para diversos projetos nas agências de MKT Promocional no qual atuei. Respondo pela área de Desenvolvimento de Aplicativos e Business Intelligence, na BeC Inteligência. E nas horas vagas sou integrante e guitarrista da Banda Tourette.

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