Promotores de merchandising, como motivar com incentivo

Um dos primeiros passos para se conquistar novos espaços no PDV é justamente a cativação dos promotores de merchandising e para isso o ideal é incentivá-los.

De nada irá adiantar você treinar, preparar e monitorar sua equipe se você não tiver um plano de incentivo para ela, que sempre serão a sua linha de frente no ponto de vendas.

Afinal, uma equipe deve ser sempre bem gerenciada com espírito de liderança, conseguirá prosperar facilmente e atingindo resultados satisfatórios e garantidos para seu produto ou marca.

Portanto entenda para que serve o Trade Marketing também.

As campanhas de incentivo precisam ser estimulantes sim, mas mais do que isso: elas precisam de metas atingíveis.

Recomenda-se que 30% do total proposto inicialmente consiga ser atingido para que haja a premiação. Já a participação, a motivação dos promotores de merchandising que fazem parte dessa mesma equipe, precisam atingir 65% do total idealizado.

Para que essa meta se torne algo possível e alcançável, é essencial que o supervisor daquela equipe de merchandising seja premiado também, pois sendo incentivado ele reforçará a sua equipe a importância de se dedicar e atingir as metas estabelecidas e assim fechando aquele ciclo da campanha com muito sucesso.

Como montar uma campanha de incentivo de sucesso aos promotores de merchandising

Realizar no dia a dia os passos da campanha pode não ser uma matéria tão fácil assim.

Por isso, são necessários estudos de análise, cuidado, viabilidade e atenção com os prazos que foram estipulados, sempre contando com máxima dedicação.

Assim sendo, elaboramos 05 passos para realização de uma campanha de sucesso:

1) Dite um objetivo e siga-o

Para que você tenha sucesso nessa campanha é necessário que o objetivo da campanha seja muito transparente e claro.

Por isso, estimule sua equipe sempre que atingiu o resultado seja ele individual ou coletivo.

2) Estipule a forma como os resultados serão medidos para os promotores de merchandising

Desde já, defina quantos e quais serão os promotores de merchandising que serão premiados, é necessário quantificar os resultados.

Lembre-se que você pode e deve criar métodos próprios!

3) Defina o período da campanha de incentivo

Por menor que seja a campanha idealizada, ela tem que começar desenvolver-se e terminar.

Antes de tudo, tome cuidado com o tempo de duração da mesma.

Se for feita de forma rápida, talvez a equipe envolvida não tenha tempo hábil para trabalhar em cima dela.

Se for longa demais, pode causar desmotivação da equipe.

O ideal é que você leve sempre em conta o objetivo principal dessa campanha, bem como as metas que já foram estabelecidas.

4) Defina o prêmio da campanha

Antes de definir o prêmio pergunte-se “o que minha equipe vai ganhar em troca para fazer tudo isso?” Nesse quesito, qualquer cuidado tomado ainda é muito pouco.

A premiação tem sempre que ser positiva, motivador e não ao contrário.

Uma ideia é fazer a realização de pesquisas para saber quais são os maiores desejos de sua equipe.

5) Coloque em prática o que planejou

Tendo tudo definido, agora é por em prática seu plano de incentivo conforme o budget de sua campanha já aprovado. 

E não se esqueça de envolver-se no projeto pois o sucesso de sua equipe depende de você também! Bons resultados!

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Tenha os dados de sua campanha de incentivo em um business intelligence.

Vinicius Costa
Vinicius Costa
Sou Vinicius Costa, hoje vivo em Valência, Espanha. Atuando com Business Intelligence por mais de 15 anos, desenvolvendo dashboard's para diversos projetos nas agências de MKT Promocional no qual atuei. Respondo pela área de Desenvolvimento de Aplicativos e Business Intelligence, na BeC Inteligência. E nas horas vagas sou integrante e guitarrista da Banda Tourette.

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