Blog BeC Inteligência
Mais

    Dificuldades dos promotores de vendas enfrentam no PDV, 4 histórias.

    publicado em

    Promo MKT Report

    4 relatos do ponto de vista das dificuldades dos promotores de vendas em uma Loja Modelo de São Paulo.

    Em busca de dicas, dificuldades, ideias, e soluções que acontecem todos os dias no ponto de venda, fomos atrás de histórias que farão você refletir e identificar se você ou sua empresa enfrentam o mesmo problema.

    O principal objetivo do “O que vi no Pdv” é identificarmos problemas, e ideias criativas para serem compartilhadas gerando uma discussão saudável e críticas construtivas para que todos nós possamos crescer juntos no ponto de venda.

    PromoMKTReport

    Briefing das dificuldades dos promotores de vendas

    A loja escolhida como a primeira do projeto foi a loja Carrefour Pinheiros conhecida por muitos como Loja modelo aqui em São Paulo, por ter muitas ações promocionais, e estar em um bairro nobre, de fácil acesso para grandes marcas, e um público com poder de compras grande. 

    O horário da visita foi na parte da manhã, e constatamos mais de 35 promotores atuando em suas execuções de reposição de produto nas gôndolas e com muita disputa entre as marcas.

    Abordagem de Degustação

    Apesar de ser uma loja grande, e propícia para várias ações, encontramos apenas uma degustação na loja inteira. 

    Assim que chegamos fomos abordados corretamente pela promotora, que expôs o produto Vigor MIX corretamente, e por sinal experimentamos e é uma delícia (Alguém mais já provou? é muito bom mesmo).

    A promotora ainda nos contou que com a degustação, muitas pessoas têm comprado o produto depois de sua abordagem. O produto também estava presente na gôndola.

    Essa ação está sendo realizada pela Agência Accuracy Promo, e podemos dizer que o projeto pelo nosso ponto de vista estava perfeito, promotora bem treinada, e uma ótima execução.

    Dificuldades dos promotores de vendas enfrentadas no PDV.

    Atenção! Os seus promotores podem estar com as mesmas dificuldades.

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    1) Promotor no segmento de bebidas:

    Execução perfeita na reposição de seus produtos, e na realização de suas pesquisas. Ao perguntarmos sobre as dificuldades que enfrenta, ele informou que a maior dificuldade é que a visita dele em loja é de 03 vezes na semana e o de seu concorrente é de 5 dias na semana, o que ocorre com essa maior frequência do concorrente é briga de frentes onde por ter menor visitação em loja seu concorrente toma suas frentes nos dias que esse promotor não vai.

    Outro ponto citado foi que ele realiza pesquisa de seus produtos e de seus concorrentes e o que toma muito tempo, até maior que a própria execução como promotor.

    Temos que tomar cuidado para não transformar promotor em pesquisador, o que deixe ele ausente na sua execução em loja, como negociação de pontos extras com a loja.

    2) Promotor da categoria Inseticidas:

    Também estava executando perfeitamente a sua reposição. Em conversa, ele relatou para nós que naquele dia o seu produto estava ofertado em tabloide com um valor, porém o seu concorrente estava com preço menor que o dele em seu ponto natural.

    Ou seja, não tinha lógica o seu produto estar ofertado em tabloide por um valor, e o seu concorrente abaixo desse valor. Qual o consumidor iria levar? O do concorrente é claro.

    O promotor tomou a iniciativa de conversar com o gerente do setor para baixar o valor do produto igual à do concorrente, e arrumar os preços tanto no ponto natural do produto, quanto no ponto extra do corredor de entrada onde ficam os produtos em oferta, para que assim tenha giro do produto.

    O promotor da empresa utilizava o repasse das informações via Whatsapp e com isso destacamos que não é possível ter um controle da equipe e das informações que devem ser coletadas e reportadas de forma precisa.

    PowerBI

    3) Promotores de Tecnologia:

    O que vi no Pdv, nessa categoria nos decepcionou um pouco com o despreparo, pois encontramos 4 promotores, sendo 3 promotores de marcas distintas em um grande diálogo, e utilizando celular, sem nos atender como clientes mesmo.

    Ou seja, acreditamos que falte engajamento e até mesmo treinamento, tornando cliente prioridade, todos sabem que um ótimo atendimento pode concretizar a compra.

    Uma outra promotora que não fazia parte desse grupo fez a abordagem conosco para perguntar sobre dúvidas do que precisávamos.

    Aproveitamos para iniciar a nossa conversa e perguntamos qual era a maior dificuldade, sua resposta é a dependência do funcionário da loja para ir buscar os produtos no estoque (esse setor não tem acesso ao estoque) para abastecer e as vezes demora-se até 1 hora para atender a demanda.

    Tinha alguns produtos dessa marca em ruptura, e a coleta das informações é feita uma vez por semana na primeira visita.

    4) Promotor de Colchões:

    Super atencioso e bem técnico, sabia detalhes do produto e direcionando qual melhor colchão para tal determinado de seu uso. Sua maior dificuldade é que o local dos produtos fica distante do maior fluxo dos clientes na loja e com isso não consegue gerar maior demanda de vendas.

    Aqui a nossa dica é uma parceria com a loja para que haja um espaço para exposição, ou um ponto extra até na entrada, pois muitas vezes o consumidor nem sabe que vende colchão em supermercado, com certeza uma exposição diferenciada trará um melhor resultado em vendas.

    Destaque da semana!

    aa4f7f bf573cab57194eafb11ce08a63a6f3c7~mv2

    O destaque dessa semana vai para essa ilha criativa que estava no corredor de material escolar,  e que é diferente do seu ponto natural de brinquedos, aproveitando a estratégia de voltas às aulas com muita sinergia e criatividade. Não sabemos de qual agência/empresa/promotor, portanto donos se manifestem para darmos os créditos, vocês ganharam a estrelinha de destaque da semana!

    Carlos Brandão
    Carlos Brandão
    Manager Brasil da BeC Inteligência e o CTO da Insighttech e da Leaderx. Ele ajuda a criar aplicativos, sistemas web e business intelligence usando processos ágeis e trabalhando com uma equipe dedicada de engenheiros de software. Ele tem mais de 14 anos de experiência nesta área.

    Artigos Mais Recentes

    Desafios e oportunidades da indústria 4.0 para pequenas e médias empresas

    Neste artigo, vamos explorar como as PMEs podem navegar nesses mares turbulentos da Indústria 4.0, enfrentando os desafios e capitalizando as oportunidades.

    Estratégias para aprimorar a gestão de cadeia de suprimentos na indústria

    Neste artigo, exploraremos estratégias para aprimorar a gestão da cadeia de suprimentos, impulsionando a eficiência operacional e a lucratividade.

    Experiência do cliente: fidelização através da satisfação

    A experiência do cliente é um fator cada vez mais relevante no cenário empresarial...

    Marketing de Retenção: Além da Aquisição de Clientes

    No mundo do marketing, a aquisição de clientes costuma ser o foco principal das...

    Neuromarketing: Compreendendo e Influenciando o Cérebro do Consumidor

    No vasto mundo do marketing, compreender o comportamento do consumidor é fundamental para o...

    Marketing de Conteúdo Efêmero: A Arte do Aqui e Agora

    No mundo acelerado do marketing digital, a capacidade de capturar a atenção do público...

    Estratégias de marketing de conteúdo evergreen: criando conteúdo duradouro

    O marketing de conteúdo evergreen é uma estratégia valiosa e duradoura para aumentar a...

    Personalização e segmentação no merchandising online: como oferecer uma experiência de compra mais relevante

    No mundo acelerado do comércio eletrônico, onde a concorrência é feroz e a atenção...

    Marketing para Pequenos Negócios: Estratégias eficazes para criar visibilidade e atrair clientes

    No mundo altamente competitivo dos negócios, as pequenas empresas muitas vezes enfrentam desafios significativos...

    Medindo o ROI de suas campanhas de marketing: métricas essenciais

    Hoje em dia, todas as empresas investem em marketing para expandir seus negócios e...

    Mais como este

    Trade Marketing Guia Completo para o PDV
    Para entender tudo sobre trade marketing e como ele pode impactar o seu negócio, não deixe de ler este guia completo sobre o assunto!
    Ebook Gratuito