Por que sua empresa precisa de uma equipe de Trade Marketing focada no digital?

Por que sua empresa precisa de uma equipe de Trade Marketing focada no digital?

A implementação de uma estratégia é super eficaz com uma equipe de Trade Marketing focada no digital. 

Com a ampliação do mercado para o ambiente digital, essa área amplificou a comunicação e tem feito uma revisão sobre o posicionamento de serviços e produtos no âmbito do e-commerce e das lojas virtuais.

As ações promocionais são projetadas por profissionais que trabalham na área de trade marketing. 

Além disso, fazem pesquisas pontuais sobre os concorrentes e a diversificação de promoções que destacam os bens de consumo no aspecto digital.

Evolução se apoia na tecnologia disposta

O trade marketing é uma estratégia que mira o B2B (Business to Business) quanto ao gerenciamento do locais de vendas, como lojas, supermercados, padarias e outros modelos de estabelecimentos comerciais. 

A base de aplicação ocorre a partir de quatro pontos que sustentam a aplicação dentro de princípios de divulgação e venda a partir do segmento varejista, sendo eles:

  • Apresentação de serviços;
  • Definição de estratégias;
  • Estabelecer segmentação;
  • Oferta de produtos.

O local de exposição dos produtos também é conhecido como PDV (Ponto de Venda), e isso a internet tratou de adaptar de forma satisfatória para os consumidores, de modo a destacar as ofertas nesse ambiente.

As possibilidades de negócios são abrangentes, proporcionando às empresas a ampliação de geração de receitas, com potencial lucro corporativo.

Para os consumidores, a disponibilidade dos produtos e serviços, somado à facilidade de aquisição, mudou os hábitos de compras.

A facilidade no agendamento em uma clínica veterinária 24 horas Moema a partir de um click estava acessível a partir do uso do trade marketing junto a diversificação de serviços oferecidos. 

O diferencial está na localização fornecida pelas empresas, promovendo uma mistura entre serviços e produtos que podem ser oferecidos em um mesmo momento, a partir de um clique em um site específico.

Os canais de distribuição precisam ser acionados de forma instantânea, seguindo as facilidades implementadas pela tecnologia e todo o algoritmo envolvido nas mais diferentes estratégias utilizadas pelas empresas.

A evolução entre etapas pode ser percebida a partir da indicação, dentro de um site especializado, de um profissional que trabalha em um hospital Veterinário 24h e atende por meio de parcerias empresariais.

Sendo assim, vale observar que o B2B funciona em duas vias, e que podem ser muito lucrativas para ambos os lados quando se trata de trade marketing, mesmo no ambiente virtual. 

Planejamento alinhado aos produtos e serviços

As ações de merchandising fazem parte da estratégia de trade marketing. Portanto, é preciso fazer uma campanha de divulgação totalmente alinhada às diretrizes das empresas envolvidas na oferta de produtos e serviços para o mercado consumidor. 

Pensando no ambiente virtual, é preciso levar em consideração, ainda, as experiências proporcionadas aos consumidores. Isso inclui a jornada de compra e o funil de vendas ao qual todos são direcionados. 

Dessa forma, é preciso aplicar determinadas ferramentas que ajudam a estabelecer um marketing digital, e a partir de então envolver diversas plataformas digitais, entre as quais:

  • Interatividade;
  • Lojas virtuais;
  • Redes sociais;
  • Sites corporativos.

Nesse sentido, a finalidade de um site cuja finalidade é marcar uma consulta urologista particular precisa apresentar informações e dados que estejam alinhados ao planejamento proposto desde o início.

Por isso, entender como aplicar o marketing digital para alcançar o público-alvo é essencial, tendo o trade marketing um papel fundamental na exposição dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa.

A implementação de links em canais de comunicação e distribuição em sites estratégicos, utilizando as plataformas digitais e a interatividade que a tecnologia permite é essencial e imprescindível. 

Equipe de Trade Marketing focada no digital apoia nas metas de vendas

Quando o trade marketing é aplicado em um estabelecimento comercial físico, no mundo real, os profissionais que trabalham nessa área devem ficar atentos ao estoque das mercadorias oferecidas.

A apresentação dos produtos em gôndolas, prateleiras e balcões pode atrair os consumidores de forma significativa, sendo até mesmo convidativa. 

A disposição dos preços é essencial, para não incorrer em relação a problemas com o Código do Consumidor.

Dentro das lojas virtuais esses cuidados são os mesmos. Quando uma instituição de ensino oferece curso de bombeiro civil em Cajamar, é preciso apresentar tudo que engloba o serviço de forma clara e atrativa.

A divulgação deve garantir se é um curso presencial ou online, ou uma mescla de EAD (Ensino à Distância) com aulas práticas em local específico, por exemplo, para maior esclarecimento dos interessados. 

O treinamento de uma equipe de Trade Marketing focada no digital é essencial em todos os aspectos, pois todas as dúvidas podem ser sanadas de forma esclarecedora, para que não fique nada em entrelinhas não compreendidas.

As equipes que trabalham com trade marketing no ambiente digital influenciam as decisões de compra dos consumidores. 

Entretanto, é perceptível que a exigência, nos tempos atuais, está bem maior, pois é muito mais fácil fazer comparativos online com poucos cliques em um mouse.

Da mesma forma que os pontos de venda possuem um promotor à disposição, as lojas online, e o e-commerce, de uma forma geral, precisa contar com esses profissionais para se relacionar com o cliente no momento mais adequado.

Logo, tanto a equipe de Trade Marketing focada no digital marketing digital quanto aqueles que cuidam do funil de vendas devem estar alinhados dentro das estratégias propostas. Tudo isso com o objetivo de promover os serviços e produtos oferecidos, maximizando as vendas online.

Ferramentas essenciais para trade marketing online

Além de um gestor operacional e uma equipe totalmente alinhada aos preceitos propostos pela empresa, é preciso aplicar ferramentas apropriadas dentro do trade marketing no ambiente online.

Uma das ferramentas essenciais é manter o controle de budget, ou seja, verificar todo o investimento dentro da campanha de marketing. 

Assim, é possível disponibilizar orçamento para links patrocinados, reforço na prática de SEO (Search Engine Optimization) e inbound marketing.

Um escritório que cuida de gerenciamento de riscos ocupacionais pode oferecer os serviços para construtoras e incorporadoras, no setor da construção civil ou mesmo para o setor industrial, em que é necessário esse tipo de serviço para respeitar a legislação trabalhista.

Os serviços devem ser oferecidos dentro de sites e plataformas digitais voltadas para o setor de RH (Recursos Humanos) e correlatos. 

Assim, o trade marketing aponta para o público-alvo correto, permitindo que o retorno de investimento seja percebido ao longo da campanha.

A análise RFV (Recência, Frequência e Valor) deve ser implementada ao longo do processo de oferta de produtos e serviços. A carteira de clientes pode ser administrada de acordo com a implementação de ações, conforme a demanda de venda.

Essa análise pode ser feita, por exemplo, a partir da contratação feita de um condomínio residencial pelo serviço de uma loja desentupidora Pinheiros, dentro de um período específico. 

O valor do serviço também entra na conta, e assim é possível determinar se a carteira de clientes pode ser amplificada, ou se é preciso ter um atendimento mais exclusivo, de maneira localizada. 

Aliás, os condomínios residenciais são ótimo exemplo para que se aplique o trade marketing em diferentes situações de divulgação de produtos e serviços. São diferentes consumidores, com características únicas e exclusivas concentradas em um único local. 

Gestão de dados permite aumentar oferta

Dentro de um único espaço estão concentrados moradores de diferentes formações, há pessoas que vivem sozinhas, outras que vivem sob o mesmo teto com os pais e mães e há amigos que moram juntos e aquelas famílias que acabaram de se formar, por exemplo.

Conforme a especificidade da loja virtual, apesar da abrangência de atendimento proporcionada pela tecnologia, com as informações coletadas de maneira eficiente, é possível propor uma equipe de atendimento de trade marketing de forma regionalizada.

A gestão de equipe de campo é uma ferramenta que pode ser aplicada nesses casos específicos, como oferecer o serviços de assistência técnica aquecedor a gas Komeco e garantir o atendimento de forma personalizada.

As estratégias de atendimento a essa localidade específica pode ser administrada pelo gestor e toda a equipe de Trade Marketing focada no digital de atendimento, proporcionando melhores resultados no aspecto comercial. 

A própria equipe de atendimento serve como termômetro para identificar se o trade marketing está sendo aplicado de maneira adequada, conforme a disposição dos produtos e serviços que podem ser oferecidos de maneira abrangente. 

Com um alcance maior, tem o próprio condomínio, como um todo, em que serviços precisam ser realizados de forma que atenda a todos os moradores. 

No caso, o responsável pela administração do condomínio ou o síndico podem fazer uma pesquisa sobre o preço tubulação de cobre para ar condicionado que atenda todas as casas ou apartamentos. 

Assim, o trade marketing pode ser voltado para pontos específicos, e ampliar o atendimento para diferentes concentrações urbanas. 

Padronização de dados no marketing geral

A automação na captura de dados de leads pode ser utilizada pelas empresas, proporcionando melhorias dentro da experiência da jornada de compra do consumidor.

Ainda mais, é possível estreitar o relacionamento com o encantamento proposto pelo inbound marketing.

Com a padronização de atendimento empregada, o serviço de pós-venda funcionando de maneira adequada, e o setor logístico ágil e eficiente, o trade marketing se estabelece como uma das melhores estratégias dentro do ambiente ambiental.

Os benefícios serão perceptíveis no aumento de vendas por parte do consumidor, melhoria de comunicação com fornecedores e aumento de lucro.

Tudo isso conforme aumento do interesse dos clientes e a oferta de produtos e serviços oferecidos. No fim, todos tendem a ganhar, e muito, a médio e longo prazo. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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