Blog BeC Inteligência
Mais

    Budget e Forecast: saiba como utilizar na gestão de orçamento empresarial

    publicado em

    Promo MKT Report

    Uma boa gestão depende de uma série de fatores, principalmente com relação às finanças da empresa. Nesse aspecto, entender o que é budget e forecast são etapas importantes para garantir um controle financeiro mais efetivo para a empresa de segurança do trabalho.

    A maioria dos profissionais que trabalha com dinheiro já ouviu estes termos, principalmente durante o processo de planejamento de orçamento da empresa. Entretanto, poucas pessoas se aprofundam nesse tipo de conhecimento.

    Além disso, muitos tendem a confundir estes conceitos, não os aplicando corretamente em suas avaliações, o que acaba gerando um problema para a companhia como um todo.

    Entender cada um deles e como utilizá-los é um processo muito importante para garantir resultados mais efetivos para sua companhia desde o momento da abertura de empresa.

    PowerBI

    Conceito de budget

    O budget é um elemento muito importante para gerir o orçamento de uma companhia. Ele representa o orçamento anual de uma empresa, uma maneira de definir metas financeiras e entender melhor os custos e recebimentos provenientes das negociações.

    O termo não tem uma tradução exata para o português, mas é importante entender que todas as suas definições estão diretamente alinhadas à gestão, sobretudo em questão de planejamento financeiro para algumas atividades.

    Para elaborar um budget corretamente, é preciso ter em mente uma série de fatores e cenários que se juntam para dar mais assertividade no tipo de ferramenta que será utilizado a longo prazo para sua empresa de laudo spda.

    O primeiro passo é entender o histórico da empresa, o que precisa ser controlado e o que é inevitável. Normalmente esse tipo de análise é realizada ao se avaliar o último período que a empresa passou e a avaliação final anterior.

    Dessa maneira, você já consegue começar com um entendimento melhor das finanças da companhia, o que dá mais segurança para fazer planejamentos e avaliações baseados em expectativas.

    O passo seguinte é entender o mercado. Nenhuma empresa trabalha sozinha, e você precisa ter isso em mente quando estiver avaliando o universo que cerca a empresa de calibração de balanças, entendendo como ela se comunica com o mercado.

    Isso ajuda a entender melhor questões importantes, como a sazonalidade, que indica os melhores períodos que a empresa possui ao longo de um ano, por exemplo, ou mesmo a vulnerabilidade em que a companhia se encontra no momento.

    Todas essas informações ajudam a compreender melhor suas possibilidades e as ações que precisam ser avaliadas para que você consiga conquistar um espaço adequado na companhia, levando-o para o último passo da análise de budget.

    Conhecido como “futuro”, essa é uma avaliação especulativa que entende onde a empresa pode chegar se for direcionada adequadamente, entendendo os desafios e as oportunidades que se abrem ao longo do período para sua companhia de climatizador evaporativo.

    O futuro também é responsável pela elaboração de metas realistas para a empresa. Quando você marca um objetivo, é importante que exista uma chance real de ele se concretizar, aumentando assim as oportunidades de comunicação a longo prazo.

    Além disso, é importante dizer que o objetivo de qualquer companhia de terminais elétricos automotivos é o crescimento, e o budget coloca os pés da equipe de gestão no chão e avalia com critérios mais firmes os riscos e desafios que envolvem a busca por esse tipo de ideal.

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    O que é o Forecast?

    Também conhecido como orçamento ajustado, o forecast é uma palavra muito comum dentro do mundo corporativo e normalmente é uma das primeiras a ser citada quando você está elaborando um budget.

    Esse é um recurso fundamental, uma vez que ele permite que você faça novos ajustes ao longo do trabalho, garantindo uma estrutura mais adequada para a elaboração do budget como um todo.

    Ao realizar um planejamento longo, normalmente pelo período de um ano, o forecast o quebra em diversos períodos menores, permitindo que você acompanhe o fluxo da empresa de cabos elétricos de forma mais efetiva.

    Essas análises mais curtas normalmente tem o prazo de um mês e permitem uma série de atividades, como:

    • Adaptações;
    • Alterações;
    • Ajustes de rota;
    • Mudanças de estratégia.

    O foco do forecast é atingir o resultado projetado no planejamento, e por isso é importante esse acompanhamento de perto para entender como a empresa está lidando com esse tipo de situação.

    Quanto mais você consegue otimizar estes processos, mais fácil será entender as necessidades da empresa e como adaptar-se para obter o melhor resultado possível dentro do período de avaliação, prevenindo-se de falhas de caixa e outros problemas a longo prazo.

    Qual a diferença entre os dois?

    Agora que você entende melhor os conceitos de budget e forecast, é importante ter em mente o que separa cada uma das ferramentas para que você consiga utilizá-las de forma adequada, garantindo uma análise mais profunda para a empresa de grade metálica.

    No caso do budget, o pensamento é macro, ou seja, avalia todo um período completo, como uma avaliação anual. Para que os resultados sejam efetivos é preciso analisar não só o histórico da empresa, mas também o ambiente que a cerca.

    Já o forecast trabalha de maneira mais flexível, avaliando períodos menores de tempo de forma dividida para identificar falhas e prejuízos em suas ações e como fazer para retomar o rumo para o planejamento elaborado no budget.

    Isso significa que, ainda que ambos estejam diretamente ligados, tratam-se de elementos diferentes dentro de uma avaliação de resultado, que precisa ser pensado com calma pela equipe de gestão.

    Dessa maneira, você consegue ter informações precisas sobre o andamento de sua produção, garantindo resultados muito mais efetivos para a companhia como um todo, o que acaba sendo importante para mantê-la em atividade.

    A maioria das empresas depende de uma avaliação precisa de suas finanças para entender se existe a possibilidade de crescimento ou se é necessário pensar em formas de lidar com as dificuldades atuais, para que você consiga se reerguer e permanecer relevante no mercado.

    PromoMKTReport

    Como aplicar estes conceitos na prática?

    O controle financeiro é um dos elementos mais importantes para qualquer companhia, uma vez que ele é a base de qualquer processo administrativo. Hoje, existem muitas ferramentas que agilizam esse processo, principalmente no campo virtual.

    Isso é um reflexo do processo conhecido como transformação digital, que tem feito muitos avanços tecnológicos se tornarem mais populares e serem adotados por diversos setores dentro de uma companhia, incluindo a gestão.

    Os sistemas avançados permitem uma avaliação rápida e precisa, muitas vezes usando ferramentas como inteligências artificiais avançadas para conseguir respostas com muito mais assertividade e uma chance de erro quase nula.

    Ao inserir as informações de sua empresa em um sistema de gestão, você consegue uma leitura mais clara de todo o período, identificando rapidamente o budget disponível para a empresa.

    Você consegue também controlar melhor seus gastos ao inseri-los no programa, uma vez que ele identifica onde estão sendo gastos excessos, que muitas vezes não precisam estar naquela situação.

    O budget depende de uma série de informações de diferentes fontes, e isso normalmente é feito com muito cuidado pelo profissional. Entretanto, com ferramentas como a big data, estas informações surgem muito rapidamente, possibilitando interações muito maiores.

    O passo seguinte é dar suporte para ferramentas de forecast, que precisam de uma análise mais curta e dividida. Com uma ferramenta digital é possível acompanhar o processo mês a mês, conseguindo até mesmo identificar e comparar com períodos anteriores da empresa.

    As projeções também são divididas de forma efetiva, considerando os meses mais fortes e fracos da empresa para que você entenda exatamente que tipo de expectativa criar para seus resultados como um todo.

    Esse tipo de ferramenta ajuda a identificar rapidamente pontos importantes do forecast, deixando as avaliações mais precisas e bem efetuadas enquanto permite que o gestor tenha mais tempo para outras atividades mais complexas.

    Outro elemento importante desse tipo de ferramenta é a possibilidade de acompanhar em tempo real as alterações e revisões de cada movimentação com a empresa. Os números previstos são comparados em tempo real com as realizações da companhia.

    Dessa maneira, você consegue entender o que está gerando resultados efetivamente positivos, e quais ações precisam ser repensadas e reestruturadas para uma avaliação futura.

    Considerações finais

    Tanto o budget quanto o forecast são ferramentas importantes para a gestão financeira de qualquer empresa e devem ser levadas muito a sério por parte das equipes responsáveis por estruturar melhor seu dinheiro.

    Dessa maneira, você consegue garantir uma representatividade maior para suas finanças, entendendo tanto como sua companhia chegou até este momento como as previsões do que pode ser encontrado no futuro, ampliando suas possibilidades.

    Uma empresa que tem um bom planejamento financeiro pode se tornar uma importante marca no mercado em que está inserida, em muitos casos garantindo até a liderança no segmento.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Guia de Investimento
    Guia de Investimentohttps://www.guiadeinvestimento.com.br/
    O Guia de Investimento é um blog que surgiu com a ideia de transmitir informações relacionadas ao universo dos negócios. Oferecemos diversas dicas para um melhor desenvolvimento dos seus negócios, independente do setor, além de disseminar informações, dados e dicas de maneiras cotidianas. O blog possui conteúdos informativos voltados a diversos segmentos, com o intuito de auxiliar empresários a respeito do mundo dos negócios.

    Artigos Mais Recentes

    Desafios e oportunidades da indústria 4.0 para pequenas e médias empresas

    Neste artigo, vamos explorar como as PMEs podem navegar nesses mares turbulentos da Indústria 4.0, enfrentando os desafios e capitalizando as oportunidades.

    Estratégias para aprimorar a gestão de cadeia de suprimentos na indústria

    Neste artigo, exploraremos estratégias para aprimorar a gestão da cadeia de suprimentos, impulsionando a eficiência operacional e a lucratividade.

    Experiência do cliente: fidelização através da satisfação

    A experiência do cliente é um fator cada vez mais relevante no cenário empresarial...

    Marketing de Retenção: Além da Aquisição de Clientes

    No mundo do marketing, a aquisição de clientes costuma ser o foco principal das...

    Neuromarketing: Compreendendo e Influenciando o Cérebro do Consumidor

    No vasto mundo do marketing, compreender o comportamento do consumidor é fundamental para o...

    Marketing de Conteúdo Efêmero: A Arte do Aqui e Agora

    No mundo acelerado do marketing digital, a capacidade de capturar a atenção do público...

    Estratégias de marketing de conteúdo evergreen: criando conteúdo duradouro

    O marketing de conteúdo evergreen é uma estratégia valiosa e duradoura para aumentar a...

    Personalização e segmentação no merchandising online: como oferecer uma experiência de compra mais relevante

    No mundo acelerado do comércio eletrônico, onde a concorrência é feroz e a atenção...

    Marketing para Pequenos Negócios: Estratégias eficazes para criar visibilidade e atrair clientes

    No mundo altamente competitivo dos negócios, as pequenas empresas muitas vezes enfrentam desafios significativos...

    Medindo o ROI de suas campanhas de marketing: métricas essenciais

    Hoje em dia, todas as empresas investem em marketing para expandir seus negócios e...

    Mais como este