Como fazer uma excelente gestão do ponto de vendas

Como fazer uma excelente gestão do ponto de vendas

Certamente, uma boa gestão do ponto de vendas é capaz de alavancar vendas e auxiliar na gestão de outras áreas como o estoque, por exemplo.

Portanto, trata-se de um modelo de gestão sistemática em que são definidos processos para a melhoria progressiva do desempenho do PDV.

Em outras palavras, veja os pontos de destaque que os gestores precisam observar.

1) Presença e visibilidade para uma boa gestão do ponto de vendas

Visibilidade do ponto de vendas
Visibilidade do ponto de vendas

Por isso, 70% das decisões de compra acontecem no ponto de venda e 55% delas são tomadas por impulso. Sendo assim, é possível determinar que se o produto não estiver presente, não será vendido.

Agora entra a visibilidade, aonde o produto pode até estar presente, mas não está visível ao público e pode demorar para ser vendido.

No entanto, veremos o exemplo de um supermercado, onde a venda de um produto está relacionada a maneira como ele é exposto na prateleira.

Como resultado, as vendas aumentam em até 50% quando os produtos são expostos corretamente na prateleira.

E podendo chegar até 80% quando a exposição é triplicada.

2) Cuide do estoque do ponto de vendas

promotores de vendas enfrentam
Não deixe faltar produtos no estoque em seu ponto de vendas

O estoque também é importante, pois de nada vale ter uma exposição linear se não há estoque para suprir a nova demanda.

Por isso que começa na própria prateleira que exige pelo menos três produtos iguais atrás do primeiro produto exposto. Portanto, é o suficiente para que o produto não desapareça e seja vendido ao longo do dia.

Sendo assim, presença, visibilidade e estoque são as três primeiras bases para uma gestão do ponto de venda eficiente.

Contudo, faz–se necessário agora colher todas as informações do cliente e da operação para potencializar a venda dos produtos.

Portanto, veja dicas profissionais para cuidar do seu estoque:

Como existem diferentes PDVs cuja sistemática não funciona como o supermercado do exemplo anterior, é preciso aperfeiçoar a estratégia conforme sua natureza e as necessidades do público.

Por isso, lojas de departamentos, concessionárias, lojas de roupas, de material escolar, de material construção, lojas de móveis e outras devem ter uma gestão fundamentada a metodologia em quatro bases, são elas: presença e exposição, posicionamento e visibilidade.

3) Presença e exposição

Outra coisa importantíssima na gestão do PDV (ponto de Vendas) é a forma como o produto é exposto fator determinante para a venda.

Assim, aqueles produtos que estão no início do local de exposição tendem a receber mais atenção pela maioria dos consumidores.

Portanto, produtos com maior necessidade de venda, aqueles que precisam sair mais rápido, os que estão a mais tempo no estoque e os mais caros devem vir à frente.

Além disso, os produtos semelhantes ou da mesma linha devem estar próximos e nunca intercalados.

4) Posicionamento de produtos para uma gestão do ponto de vendas

expor sua marca no Ponto Extra
Posição dos produtos no ponto de de vendas

Sendo que em muitas situações, o consumidor entra no ponto de vendas e procura o vendedor para auxiliar na compra.

Assim, nesse contexto a decisão de compra está ligada às informações passadas e a consultoria desse profissional, que precisa estar atento as especificidades do produto.

Portanto, transmita segurança e as qualidades do produto vendido, da marca e do ponto de vendas para o vendedor por meio de palestras informativas, técnicas e motivacionais, realizadas no próprio PDV.

Além disso, visite a revendedores, fábricas, amostras grátis e descontos são imprescindíveis para desperta-lhes a segurança.

Ou seja, forneça material de apoio com as especificações, ficha técnica e diferenciais dos produtos, catálogos e folders, apresentando as aplicações do produto, ajudam na argumentação de vendas e na transmissão das informações ao consumidor.

Acima de tudo, preze por técnicas de bom atendimento e de resolução de conflitos podem ser interessantes para o treinamento dos vendedores e irão facilitar e muito a sua gestão.

5) Visibilidade dos produtos

Acima de tudo, ofereça uma visibilidade maior do produto em sua aplicação ou colocação para o cliente também é determinante para a boa gestão, receber o feedback e até mesmo para indicações futuras.

Certamente, tudo isso ocorre quando o PDV oferece demonstrações de uso do produto aplicado, test drive, degustações e outras práticas para auxiliar na tomada de decisão do cliente.

6) Aplicativo de Trade Marketing para Gestão do Ponto de Vendas

Por isso, a gestão do ponto de vendas é facilitada sempre com um sistema de Trade Marketing para Gestão do PDV, a exemplo do aplicativo Promo MKT Report da BeC Inteligência.

Portanto, com ele é possível saber dados sobre o desempenho do ponto de venda com o controle de todos os setores em um só lugar. Tudo para dar auxílio na tomada de decisão.

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