Metas SMART: Saiba como aprimorar o gerenciamento de projeto empresarial

Metas SMART Saiba como aprimorar o gerenciamento de projeto empresarial

SMART é um critério de definição de metas que ajuda a aumentar a produtividade dos membros da equipe, auxiliando assim a atingirem suas metas na empresa.

E sem dúvidas, ajudar os membros da equipe a definir e atingir suas metas é uma das melhores maneiras de manter a motivação alta, fornecendo feedback contínuo e conectar cargas de trabalho individuais a metas de negócios mais amplas.

Empresas de diversos segmentos, como de conectores elétricos industriais, podem se beneficiar com essas metas, otimizando seus processos e aumentando assim a produtividade.

Mas não se preocupe se você ouviu falar pouco sobre esse termo. Neste texto você irá entender tudo que precisa sobre esse assunto, abordando o tema para assim garantir o melhor para a sua empresa diante de cada meta.

O que são metas SMART?

As metas SMART funcionam como uma espécie de checklist, onde cada objetivo é verificado e avaliado se possui requisitos para atingir o resultado.

A sigla SMART é um acrônimo que significa:

  • Específico;
  • Mensurável;
  • Alcançável;
  • Relevante;
  • Temporal.

O critério SMART afirma que objetivos estratégicos claros e alcançáveis ​​são a maneira mais eficaz de construir marcos e métricas concretas.

Em vez de definir uma meta genérica como aumentar as vendas, você pode considerar uma meta SMART, como aumentar 10% das vendas de assinaturas premium da empresa de logística no mês de fevereiro.

Com isso, continue acompanhando o texto e acompanhe o significado de cada palavra da sigla SMART, tendo a sua disposição esses recursos e ainda mais possibilidades através de um bom alinhamento. Confira:

Específico

Ser claro sobre os objetivos e expectativas é o primeiro passo para atingir o objetivo final.
Se os objetivos forem amplos ou muito vagos, é fácil de se perder e deixar somente na teoria. Logo, construir métricas específicas as tornam mensuráveis ​​e atingíveis.

Metas objetivas podem ser, por exemplo, conseguir dois novos clientes corporativos no negócio de consultoria ambiental, pois é mais significativo do que somente aumentar o faturamento.

Portanto, tente sempre ser específico nas metas estipuladas em seu negócio.

Mensurável

Se nós não podemos medir algo, não podemos entender se estamos indo bem ou se estamos fora do caminho e precisamos corrigir nosso curso.

Além de ser preciso nos objetivos, é preciso quantificar os dados ou indicar onde se localiza em relação ao objetivo a ser alcançado. Nesse sentido, é preciso quantificar os dados ou indicar onde você está em relação ao objetivo a ser alcançado.

Um exemplo de uma meta mensurável pode ser ganhar mais 10 mil reais na empresa de licenciamento extração mineral ou adquirir 2 novas habilidades este mês para gerenciar melhor a empresa.

Ou seja, sempre inclua números concretos em suas metas para saber se você está no caminho certo.

Alcançável

Muitas vezes, pessoas, profissionais e até mesmo empresas estabelecem metas além de seu alcance. Ninguém nunca aprendeu um novo idioma em uma semana, assim como ninguém construiu um negócio de milhões de dólares da noite para o dia.

Sonhe grande e aponte para as estrelas, mas ao definir suas metas, certifique-se de manter pelo menos um pé firmemente ancorado na realidade. Isso vale em todos os aspectos, tanto individuais para um crescimento pessoal, como para as empresas.

Ou seja, se você quer implementar melhores metas para sua empresa, como implementar um novo sistema comercial tecnológico, é preciso conceder treinamento para que todos os colaboradores aprendam a usar esse novo sistema.

Relevante

Um objetivo deve ser de maior importância do que outras coisas, porque senão o risco é que com o tempo você perca a motivação certa para persegui-lo.

A questão principal então é: por que você quer atingir esse objetivo? Ou, por que sua empresa deveria atingir esse objetivo?

Um exemplo prático é realizar uma análise ergonômica do trabalho, que sem dúvida, é relevante tanto para a boa produtividade dos funcionários, como para manter a saúde de todos.

Nesse sentido, certifique-se de ter argumentos sólidos que o levem a manter um compromisso com seu objetivo. No caso de metas relacionadas ao negócio, uma meta é relevante quando tem um certo quadro específico.

Por exemplo, se você possui um negócio de administração de condomínios empresariais com faturamento de 60 mil por ano, não faz sentido estipular uma meta para alcançar 61 mil.

Mesmo que um dos critérios do SMART seja ser alcançável, é preciso também entrar na questão da relevância.

Temporais

Objetivos de qualquer natureza, tanto pessoais como empresariais, devem ser estipulados prazos para serem alcançados. Muitas vezes são justamente os prazos que incentivam a produtividade das pessoas, mas o importante é saber gerenciá-los sem estresse.

Faça um planejamento provisório do que você quer alcançar e ajuste para o dia a dia com base no que você fez, mas lembre-se de ser muito rigoroso nesse aspecto, pois pode ter o efeito contrário.

Benefícios das metas SMART

Trabalhar com metas SMART oferece vários benefícios, mas podem surgir algumas dúvidas sobre isso.

Mas fique tranquilo! Pensando nessas dúvidas recorrentes, destacamos os benefícios e suas características, gerando essa praticidade e evidenciando ainda mais o quanto aplicar as metas SMART se torna essencial para a sua empresa. Confira!

Elas simplificam a realização

Somente ao saber qual é o destino você pode começar com a roupa certa. Os objetivos SMART são concretos, portanto, oferecem um bom ponto de partida para o planejamento detalhado e do projeto.

Clareza nas prioridades

Objetivos claros, elaborados com base na fórmula SMART são especialmente úteis para funcionários que têm dificuldade em definir prioridades e na ausência de objetivos claros.

Aumenta as chances de sucesso

O uso de objetivos SMART permite verificar com segurança em que medida um objetivo é alcançado. Conhecer esse critério claro pode aumentar a motivação e o comprometimento dos funcionários.

Pensando nisso, destacamos em tópicos dicas de como usar as metas SMART, proporcionando esse direcionamento e fazendo com que as ações tomadas pela empresa venham ser precisas e cada vez mais eficientes através desses pontos. Acompanhe!

Como usar as metas SMART nas empresas

Para alcançar resultados satisfatórios em empresas de qualquer segmento, seja em empresas de produtos naturais, ou até mesmo empresas de cabeamento estruturado fibra, é preciso definir metas.

Ou seja, empresários e gestores sabem bem disso. Mas, na prática, muitas vezes acontece que os resultados ficam abaixo das expectativas. Um dos principais motivos está nos próprios objetivos.

Isso porque o tipo de metas e a forma como são elaboradas já afetam substancialmente a probabilidade de sucesso. Para que as metas sejam motivadoras, alcançáveis ​​e levem o negócio adiante, elas devem atender a determinados critérios. Esses critérios são reunidos na metodologia SMART.

Como implementar um objetivo específico

Para implementar um objetivo claro e específico na empresa, é preciso realizar alguns passos importantes. Para começar, tente responder a estas cinco perguntas:

  • O que a empresa deve realizar?
  • Por que esse objetivo é importante?
  • Quem está envolvido?
  • Que recursos ou limites estão envolvidos?

Logo, ao definir uma meta SMART, você precisa ser muito específico e se concentrar apenas em uma coisa de cada vez – principalmente em questões empresariais em que muitas pessoas estão envolvidas.

Ou seja, ser específico é fundamental para tornar seus objetivos mais claros e alcançáveis. Se tornando uma alternativa muito mais interessante do que se concentrar em várias coisas ao mesmo tempo, e assim não chegar em lugar algum.

Caso você precise realizar várias tarefas para atingir um determinado objetivo, você precisa dividir essas tarefas em subtarefas e agendá-las em intervalos de tempo diferentes.

Isso porque, ao executar várias tarefas em paralelo, mesmo que com vários colaboradores disponíveis, as tarefas serão executadas sem foco e poderão ter falhas.

Como implementar meta mensurável

É importante ter metas mensuráveis, para que você possa acompanhar seu progresso e manter toda equipe motivada.

Logo, cumprir prazos e sentir a emoção de se aproximar gradualmente do objetivo é algo muito importante. Uma meta mensurável deve responder a perguntas como:

  • Como está sendo encaminhado o objetivo?
  • Quanto tempo será necessário para alcançar?
  • Quantos passos são necessários para atingir a meta?
  • Como saber quando a meta será alcançada?

A capacidade de medir o progresso encoraja todos da equipe de colaboradores. E ao progredir ainda mais e desenvolver ainda mais determinação, todos estarão certos de que estão no caminho certo.

Você também deve definir alguns pontos de verificação para registrar a taxa de conclusão da meta.

Esses pontos de verificação não apenas ajudarão você e a equipe a se aproximarem do objetivo final, mas também permitirão que todos estejam cientes de quaisquer problemas, portanto, modifiquem a rota quando necessário.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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