Blog BeC Inteligência
Mais

    Software de Gerenciamento, 5 vantagens p/ equipe de campo

    publicado em

    Promo MKT Report

    Dentre os principais desafios do empreendedor, indústria e até mesmo agências é a gestão de equipes, definitivamente é um dos mais complexos, por isso a importância de ter um software de gerenciamento.

    Os profissionais lidam diretamente com processos importantes para a empresa e, por esse motivo, é fundamental acompanhá-los para ter um feedback sobre as atividades. Só assim é possível adquirir as informações necessárias para a tomada de decisão.

    Para a sorte dos gestores, hoje, a tecnologia pode ser uma poderosa aliada. Com um bom software de gerenciamento de equipes, por exemplo, é possível não só monitorar o trabalho de cada um dos colaboradores, como também levantar dados importantes, que podem ser bastante úteis para o planejamento do negócio.

    Neste artigo, você confere as principais vantagens dessa ferramenta!

    PromoMKTReport

    Monitoramento integral das equipes que atuam no campo

    Portanto, não importa se estamos falando dos times internos ou externos: com um software de gerenciamento de equipes, você consegue monitorar todos os colaboradores em tempo real. Hoje, é possível acompanhar as equipes por GPS, o que facilita a logística do negócio.

    Isso significa um ganho expressivo em produtividade e, principalmente, na tomada de decisão — uma vez que o gestor transmitirá os comandos mais rapidamente, sempre que novas necessidades forem apresentadas.

    Principalmente para equipes de promotores de vendas que atuam no PDV e que fazem aquele trabalho de deixar sua marca bem exposta na gôndola ao consumidor.

    Vamos citar as equipes que podem utilizar o software de gerenciamento:

    1. Promotores de Vendas

    Promove produtos e serviços e organiza exposição e rotatividade em pontos de venda de acordo com layout estabelecido pela empresa. Aborda clientes, esclarece dúvidas e distribui panfletos ou amostra grátis.

    2. Promotores de Merchandising

    Participa e atua na montagem de lojas novas no mercado ou região. Acompanha as instalações de comunicação visual. Negocia a participação das lojas em campanhas de lançamentos de produto da empresa. Garante a melhor apresentação da marca e seus produtos nas lojas. Mapeia os pontos-de-venda e gera relatórios periódicos de manutenção do espaço, com fotos do local e diagnósticos de possíveis atualizações e reposições.

    3. Degustadores

    O Degustador(a) é aquele pessoa que atua no ponto de venda distribuindo amostras grátis dos produtos para a degustação do cliente, sempre valorizando o produto para atrair o interesse do público e realizar mais sellout do produto ao consumidor.

    4. Demonstradores

    Basicamente é aquela equipe de campo que muitas vezes estão nos pontos de vendas para apresentar um produto novo de uma marca e assim consequentemente gerar mais vendas.

    5. Positivadores de MPDV

    É aquela equipe que atua na implantação dos Materiais de Ponto de Vendas. Instalando diversos materiais como: display, banner, wobbler e tantos. Além disso, muitas empresas utilizam essa equipe para realizar manutenção dos materiais ou móveis implantados nas lojas.

    6. Pesquisadores

    Pessoas que são contratadas para realizar pesquisas de mercado ou de novos produtos no campo. O mesmo coletam dados dos entrevistadores.

    E muitas outras equipes como vendedores, supervisores, gestores e etc, podem utilizar um software de gerenciamento de equipe.

    Controle total das informações com software de gerenciamento

    Um grande benefício do uso da automação para o controle de equipes é o fato de que o gestor pode coletar dados em tempo real, como vimos anteriormente. No entanto, essa é apenas uma das funcionalidades quando o assunto é informação.

    O software permite o armazenamento de dados e, dessa forma, o gestor pode garantir o controle total das informações. É claro que o resultado é a elaboração de um planejamento e de planos de ação muito mais assertivos.

    Desenvolvimento de aplicativo

    Customização do atendimento de sua equipe

    É claro que se o gestor tem controle total das informações, pode fornecer um atendimento personalizado para a clientela. Dessa forma, a empresa ganha em qualidade, aumentando as chances de satisfazer o consumidor.

    É importante destacar que, em uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, o atendimento ficou em primeiro lugar.

    Estratégia de Trade Marketing, saiba como funciona?
    Como Funciona uma Estratégia de Trade Marketing?

    Eficácia na comunicação com software de gerenciamento de equipe

    Ruídos de comunicação muitas vezes podem gerar inúmeros prejuízos para uma empresa. Retrabalho, atendimento ineficaz e até perdas podem ser evitadas caso as equipes estejam em sincronia com a gestão do negócio.

    Outra vantagem, é que a comunicação passa a ser centralizada, e o gestor consegue passar os comandos em tempo real. Os ganhos em eficiência são gigantescos com uma boa comunicação.

    Vamos citar alguns pontos principalmente aos gestores de trade marketing, merchandising e comercial.

    O que se pode evitar com o coleta das informações obtidas por sua equipe de campo.

    1. Evitar Rupturas dos produtos e assim melhorando rapidamente sua estratégia de abastecimento de seus produtos, pois muitos sabem quando se tem ruptura é um sinal que poderia estar vendendo mais.
    2. Pesquisa de preços de seus produtos e de seus principais concorrentes, tendo assim em mão um análise de comparativo do seu mercado de atuação e de seus concorrentes, para assim alterar suas estratégias ponto a ponto.
    3. Shelf of life ou mais conhecido como controle de vencimento do produto ou data curta, ter essa informação pode lhe dar a direção para que tenha menos perdas em seus contratos com o varejista que atua e assim poderá criar a estratégia para que esses produtos não tenham que voltar para você.

    Resultados garantidos para a empresa na palma da sua mão

    É claro que, considerando todos os benefícios que mencionamos anteriormente, os resultados do negócio serão otimizados. Afinal, é possível garantir mais produtividade e assertividade em cada uma das ações tomadas pela gestão.

    E para ter a informação certa em suas mãos o ideal é ter um Business Intelligence com os principais KPI’s para vocês ou até mesmo para toda estrutura de tomada de decisão sua empresa.

    PowerBI

    A base para o bom gestor é o conhecimento e, graças à tecnologia, hoje é possível garantir informações de qualidade em tempo real. Por isso, o software de gerenciamento de equipes é indispensável para qualquer empresa que lide com muitos profissionais ou projetos.

    Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário! Faça uma demo do seu projeto com a gente!

    Vinicius Costa
    Vinicius Costa
    Manager Europa da BeC Inteligência. Ele é um profissional de Business Intelligence com mais de 15 anos de experiência. Ele vive em Valência, Espanha, e já trabalhou em agências de Trade Marketing e MKT Promocional, onde desenvolveu soluções de business intelligence para diversos projetos para grandes empresas. Atualmente, ele é responsável pela área de Desenvolvimento da BeC Inteligência.

    Artigos Mais Recentes

    Experiência do cliente: fidelização através da satisfação

    A experiência do cliente é um fator cada vez mais relevante no cenário empresarial...

    Marketing de Retenção: Além da Aquisição de Clientes

    No mundo do marketing, a aquisição de clientes costuma ser o foco principal das...

    Neuromarketing: Compreendendo e Influenciando o Cérebro do Consumidor

    No vasto mundo do marketing, compreender o comportamento do consumidor é fundamental para o...

    Marketing de Conteúdo Efêmero: A Arte do Aqui e Agora

    No mundo acelerado do marketing digital, a capacidade de capturar a atenção do público...

    Estratégias de marketing de conteúdo evergreen: criando conteúdo duradouro

    O marketing de conteúdo evergreen é uma estratégia valiosa e duradoura para aumentar a...

    Personalização e segmentação no merchandising online: como oferecer uma experiência de compra mais relevante

    No mundo acelerado do comércio eletrônico, onde a concorrência é feroz e a atenção...

    Marketing para Pequenos Negócios: Estratégias eficazes para criar visibilidade e atrair clientes

    No mundo altamente competitivo dos negócios, as pequenas empresas muitas vezes enfrentam desafios significativos...

    Medindo o ROI de suas campanhas de marketing: métricas essenciais

    Hoje em dia, todas as empresas investem em marketing para expandir seus negócios e...

    Automatização de E-mail Marketing: Maximizando a Eficiência e Personalização

    No mundo digital atual, o e-mail marketing permanece como uma ferramenta essencial para empresas...

    Segmentação de E-mails: Como Personalizar Campanhas para Melhorar Taxas de Conversão

    Na era digital, o e-mail marketing continua sendo uma ferramenta poderosa para engajar clientes...

    Mais como este