Ter um app sob medida vale a pena?

Ter um app sob medida vale a pena?

Hoje a tecnologia e os apps tem otimizado cada vez mais o dia a dia dentro das empresas. Isso é muito bom porque não é mais necessário viver em meio a um amontoado de papel o que, convenhamos, o meio ambiente agradece.

Cada vez mais as informações estão ao alcance das mãos, na tela do celular, fazendo com que seja possível gerenciar uma série de processos mesmo a distância e isso inclui intervir, quando necessário, no momento em que as situações ainda estão ocorrendo, por meio da comunicação em tempo real.

No post de hoje, quero falar sobre os apps feitos sob encomenda, aqueles específicos para atender às necessidades de uma determinada empresa. Será que valem a pena? Se você tem dúvidas sobre isso, continue lendo porque com certeza este post vai te ajudar a formar uma opinião sobre isso.

O mundo dos apps

A palavra app vem do inglês e significa, em português, aplicação. Ou seja, é um software que ajuda as pessoas a realizarem certas tarefas.

Hoje em dia, temos app para tudo, desde aqueles que usamos o tempo todo, como o Telegram e o Whatsapp, até outros que fazem funções bem específicas, como nos lembrar de beber água, por exemplo. No universo corporativo, muitos deles são extremamente úteis, pois ajudam as equipes a organizarem reuniões, acompanharem a realização de tarefas, compartilharem materiais e muito mais.

Porém, dependendo do ramo de atividade da organização, ela pode ter necessidades muito específicas que nenhum app conseguiria atender a menos que ele fosse criado de forma personalizada, focado nas demandas daquela empresa. Porém isso logicamente tem um custo e a pergunta de um milhão é exatamente esta: vale a pena ter um app feito sob medida?

Prós e contras

Com certeza, o fator mais negativo de ter um app customizado é o preço a se pagar por este serviço. Muita gente acha que se trata de algo extremamente caro, mas a verdade é que nem sempre é assim. Isso vai depender das necessidades da sua empresa e da quantidade de recursos que o app terá. Talvez você até se surpreenda positivamente com o custo ao fazer um orçamento.

Quanto aos prós, eles são muitos. Então vou listar alguns aqui para você ver:

1# Customização

Nesse caso, você não precisa se adaptar a algo que já existe. Pelo contrário, a solução está sendo criada para as necessidades do seu negócio. Exclusividade é a palavra e ela pode compensar muito a longo prazo, especialmente quando se trata de economia de tempo, já que tempo é dinheiro, não é mesmo?

2# Facilidade de uso

Apps que apresentam soluções já prontas geralmente vêm com muita informação, pois são feitos para um número maior de usuários, sendo uma solução para um determinado mercado ou atividade. Com um software feito sob medida, o colaborador só terá as funcionalidades que realmente usa, reduzindo as chances de apresentar dificuldades para utilizar o produto.

3# Economia de tempo

Ao criar, por exemplo, um formulário, você pode solicitar que o desenvolvedor do app adicione apenas os campos que para você são relevantes. Outro recurso é a integração do app a outros sistemas, possibilitando, por exemplo, que ao digitar o CNPJ, os dados de determinada empresa apareçam automaticamente. Isso pode ser feito com o CEP e até com o ERP e tem um impacto grande no tempo gasto pelo colaborador quando está atendendo ao cliente.

4# Maior produtividade

Agora pense: se seu colaborador gasta menos tempo nas visitas, já que preenche formulários mais direcionados para as necessidades do seu negócio, ele conseguirá visitar mais clientes por dia, não é mesmo? E isso com certeza tende a se refletir não apenas em maior produtividade, mas especialmente em melhores resultados.

5# Assessoria de especialistas

Empresas menores geralmente possuem uma equipe enxuta e ela raramente têm uma pessoa ou um time de profissionais que possam dar assessoria a um projeto desse porte.

Quando se tem uma empresa externa dedicada a criar o app, esta equipe promove o treinamento dos funcionários para usar a solução e está disponível para acolher as sugestões dos colaboradores, aqueles que realmente usam o software e que podem contribuir com excelentes insights.

Se você for pensar em tudo isso, vai ver que o custo-benefício de ter um app é excelente e que vale muito a pena investir em algo assim.

Nas próximas semanas, pretendo publicar um post sobre um app que a BeC desenvolveu para a Santa Helena Indústria de Alimentos. No caso deles, era uma solução bem específica para cadastro de estabelecimentos e este software, que foi instalado nos celulares dos colaboradores, facilitou muito o trabalho desempenhado por eles no dia a dia.

Quer um orçamento para o desenvolvimento de um app IOS e Android? Faz contato com a gente! A BeC trabalha com isso faz tempo! Teremos um enorme prazer de te atender!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *