Trade marketing x Trade marketing digital: entenda as diferenças

Trade marketing digital

O crescimento do e-commerce em todo o território nacional, e mundial, é uma forma de demonstrar que a estratégia de trade marketing digital precisa passar por uma reformulação.

A estratégia de Trade Marketing tradicional ocorre como modelo de divulgação de produtos e serviços em pontos de venda e sempre foi proposto dentro das campanhas publicitárias. 

Basta lembrar dos pontos de café dentro dos supermercados para reconhecer a importância como posicionamento de marca. Ou então dos estandes com ofertas de provas de doces, salgados e bebidas quando um novo sabor é disponibilizado no mercado.

No entanto, com o mundo virtual ganhando cada vez mais espaço no dia a dia da sociedade, é imprescindível aplicar esse tipo de ação nos mais diversos ambientes digitais voltados para o e-commerce. 

Assim, com as mudanças necessárias, visam:

  • Atender o consumidor no aspecto omnichannel;
  • Integrar mercado online e offline;
  • Otimizar as páginas das lojas virtuais;
  • Promover ações no ambiente e-commerce.

Os pontos de venda são parte essencial do Trade Marketing tradicional. Logo, a adaptação para o digital é uma questão de necessidade para promover um bom relacionamento entre as marcas e os pontos de venda. 

No caso do meio digital, existem os marketplaces, sites que englobam diversos produtos e serviços em um mesmo espaço, facilitando a acessibilidade dos internautas que buscam centralizar as compras em um único local. 

Ofertas complementares para conversão de leads

Em qualquer situação em que uma empresa se encontra, é preciso ter em mente que é preciso oferecer produtos de qualidade, com um conteúdo complementar que atualize os potenciais clientes, criando uma campanha de marketing que se ajuste à realidade de cada um. 

Outro ponto essencial que pode ser explorado dentro da estratégia de trade marketing é o preço competitivo em relação ao mercado consumidor, proporcionando um custo-benefício que seja atrativo.

Se uma dedetizadora 24 horas atende uma cidade a qualquer hora, em qualquer local, ela precisa identificar essas características como pontos fortes para que o lead seja seduzido de alguma forma. 

Isso pode ficar exposto tanto na loja física, com atendimento presencial, ou dentro de um site corporativo, com canais de acesso digitais, entre os quais:

  • E-mail;
  • Mensageiros eletrônicos;
  • Redes sociais;
  • Telefone voip;.

O trade marketing digital tem como vantagem sobre o tradicional a exposição de diversas informações reunidas em um mesmo ambiente.

Assim, fica mais fácil identificar preço, tempo de atendimento, além de comentários de outros consumidores e avaliações em sites especializados.

Atividades em pontos de venda atrai clientes

Dentro de um plano geral a partir do trade marketing, é possível utilizar táticas de vendas que só funcionam no mundo real. 

A criação de atividades que permitem um cliente a experimentar um chá, um café ou qualquer outro produto é muito mais fácil do que no aspecto virtual.

Pode-se até enviar uma amostra de pó de café para aqueles clientes que se cadastrarem para captação de leads. Porém, é preciso considerar a forma de preparo e como transmitir a experiência de forma completa para o cliente, preservando a marca e tornando o marketing mais efetivo.

Dessa forma, é preciso criar uma ação do trade marketing nos pontos de venda para que possam ser associados aos meios digitais. 

Assim, a comunicação se torna integrada e facilitada, otimizando até os processo de análises sobre os resultados das ações promocionais realizadas na campanha de divulgação de um produto.

Uma clínica veterinária de emergência para cachorro pode oferecer uma consulta gratuita aos tutores de animais, por exemplo.

Entretanto, a inscrição online pode promover a captação de leads e distribuir biscoitos caninos para os animais que passarem pela avaliação agendada.

A soma de uma ação de trade marketing tradicional com o digital pode funcionar de diferentes formas. Por isso é importante ter uma equipe profissional sempre pronta para atender as necessidades de propaganda, como a criatividade.

Caso a clínica possa oferecer serviços a mais, como raio x veterinário preço acessível e de acordo com o mercado, melhor ainda para atrair os tutores de animais e os bichos de estimação que precisam de cuidados especiais. 

Hábitos de consumidores devem ser seguidos

A tecnologia é a grande responsável pela mudança dos hábitos dos consumidores e, por isso, as empresas devem seguir tendências em diferentes aspectos. Isso vale tanto para o ambiente real quanto para o mundo virtual. 

Quando uma fábrica de bolsa térmica para empresa formaliza a parceria corporativa com outras organizações, como fornecedores de cestas básicas, toda a campanha de divulgação pode estar atrelada a uma marca mais forte, consolidada e conhecida no mercado consumidor.

Assim é possível estabelecer objetivos e metas dentro do planejamento corporativo, identificando as perspectivas sobre a situação em que a empresa se encontra e onde quer chegar. 

O trade marketing pensado de forma abrangente alinha as estratégias online e off-line, alinhando todo o público.

As métricas adotadas no trade marketing

Nesse ponto é possível aplicar métricas de trade marketing conhecidos como KPIs (Key Performance Indicator), ou em português, Indicadores-chave de Desempenho. 

Tais fatores de metrificação são aplicados em avaliações sobre os resultados obtidos a partir das ações de divulgação e resultados esperados, visualizando a efetividade de cada campanha.

Os KPIs que podem ser aplicados dentro de uma campanha de divulgação são:

  • Lucratividade;
  • Ruptura;
  • Share de gôndola;
  • Turnover.

O primeiro trata dos lucros obtidos pela empresa a partir do sucesso de uma estratégia aplicada no modelo trade marketing. 

O segundo se refere ao abastecimento das gôndolas, ou da presença em uma vitrine virtual. O monitoramento de estoque é essencial neste caso.

Quando um distribuidor de esquadrias não divulga as peças para o mercado consumidor, isso vai gerar uma baixa nas vendas. Por isso é preciso aplicar o share de gôndola conforme o planejamento do trade marketing para distribuição dos produtos.

Todas as métricas apresentadas até então estão envolvidas com a lucratividade da empresa. 

Sendo assim, é essencial que as outras métricas sejam identificadas constantemente para que os lucros sejam positivos ao final de uma etapa de venda, ou oferta para o mercado consumidor. 

Por fim, o turnover diz respeito às desistências ou ruptura de contratos de serviço, devendo ser acompanhada adequadamente para reduzir esse risco e identificar os principais ofensores.

Experiência de consumidores influencia nas vendas

A atenção voltada por um funcionário dentro de uma ação de trade marketing como pessoa física pode influenciar no meio digital. 

Quando uma consulta urologista particular é realizada dentro do tempo de atendimento proposto, com todas as dúvidas sanadas pelo médico que atende o paciente, a experiência pode ser compartilhada de forma pessoal.

Entretanto ela pode ser amplificada no aspecto virtual, com as redes sociais como uma ferramenta poderosa de divulgação.

Por isso é importante controlar o que está em exposição, e verificar quais as medidas que devem ser tomadas quando há algum problema. 

De qualquer forma, isso deve ser remediado de maneira serena, envolvendo todas as pessoas interessadas. Ou seja, é preciso ouvir o médico, assim como o paciente, e esclarecer todas as questões.

Estratégias e avaliações são pontuais e precisas

Para chamar a atenção do consumidor não basta apenas ser uma marca conhecida. É preciso contar com produtos e serviços que apresentem soluções e benefícios para os problemas relatados pelos clientes. 

Uma das estratégias utilizadas nas campanhas que utilizam o trade marketing está o teste às cegas, em que a avaliação de um produto livre de embalagens ou rótulos é colocado à prova dentro de um grupo.

Se uma empresa de cabeamento de rede está em ascensão no mercado consumidor, o mérito pode estar não associado a uma marca de grande apelo comercial, mas a um produto de qualidade com serviço que atende de forma satisfatória aos clientes.

Portanto é possível que a decisão final do consumidor esteja relacionado à jornada de compra, sempre proposta por cinco etapas:

  • Inspiração;
  • consideração;
  • Avaliação;
  • Conversão;
  • Fidelização.

Esses pontos estão relacionados ao inbound marketing, porém com a aplicação de proposituras apontadas pelo trade marketing sob o olhar minucioso dos consumidores que são levados à aquisição de produtos e serviços disponíveis no momento, é possível otimizar esse processo.

Vantagens e benefícios entre tradicional e digital

O trade marketing deve ser proposto a qualquer momento dentro de uma campanha de divulgação e posicionamento de marca no mercado consumidor. 

Quando se trata dessa estratégia no aspecto físico, as vantagens mais contundentes estão relacionadas à possibilidade de testar os produtos e agregar à experiência do consumidor utilizando os cinco sentidos. Ao menos quando há essa possibilidade. 

Já o trade marketing digital permite o acesso a diversos produtos e serviços, inclusive quando se trata de comercialização de bens de consumo importados, com um custo menor, mesmo quando é necessário pagar por taxas e impostos devidos. 

Até mesmo serviços como gerenciamento de riscos ocupacionais para construtoras e incorporadoras pode ser estipulado a partir de trade marketing tradicional, ou a partir de indicações e avaliações online.

Por fim, é importante entender todos os passos dados pelo cliente, para que a experiência do consumidor dentro da jornada de compra seja excelente e tenha um retorno positivo. 

Sendo assim, é essencial que melhorias sejam implementadas a partir da percepção dos consumidores, tanto no aspecto físico quanto no ambiente digital. 

Dessa forma, o trade marketing pode ser uma ferramenta implementada em diferentes ações de divulgação e, ao mesmo tempo, serem complementares tanto nos pontos de venda tradicionais quanto no e-commerce para garantir um melhor relacionamento e consumo pelo público.

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