Field marketing, você já ouviu falar?

Field marketing, você já ouviu falar?

Field Marketing pode parecer uma expressão estranha para você, mas, se traduzirmos para “Marketing de campo”, pode fazer mais sentido. Contudo, o field marketing é basicamente “uma estratégia onde sua empresa irá designar uma equipe de vendas ou um profissional de marketing para apoiar o processo de venda e prospecção diretamente com compradores, varejistas e consumidores”.

Por isso, em algumas empresas isso é feito face a face com o cliente, e em outras são realizadas campanhas nas ruas ou entrega de panfletos e materiais autoexplicativos. Mas o field marketing vai bem além disso. Existem estratégias e ações de diversos tipos que podem ser realizadas.

Como funciona o field marketing na prática?

O field marketing é uma das mais eficazes formas de venda, já que não só fornece mais credibilidade ao produto e a empresa como também abre um diálogo entre o promotor de vendas ou profissional de marketing e o cliente.

E é justamente por isso que uma campanha como essa tem seus riscos, pois os profissionais responsáveis têm que ser capacitados, já que são os porta-vozes da sua empresa. 

Por isso, existem várias formas de realizar campanhas de field marketing. Vejamos algumas delas:

1. Amostragem de produtos e demonstrações

Normalmente, essas amostragens e demonstrações são feitas em supermercados e lojas de departamento onde a compra pode ser realizada. Mas também podem acontecer em feiras, exposições e outros lugares com grande concentração de pessoas.

Podem até ser feitas onde o público não pode comprar imediatamente, apenas chamando o cliente para experimentar o produto e despertando o interesse para que ele conheça mais e realize a compra posteriormente.

2. Promoções em lojas

Nesse tipo de campanha, um ou mais representantes do produto ou serviço estarão numa determinada loja para auxiliar o cliente a realizar a compra e sugerir soluções sobre como o produto ou serviço poderá resolver seu problema. Por isso, o profissional designado para essa função deve tratar cada caso com cuidado para conseguir gerar um retorno positivo para a empresa.

3. Promoções de rua

Contudo, esse tipo de promoção é bem conhecido. Consiste em enviar equipes de trabalho em áreas de grande movimentação para entregar panfletos, cartões, cupons, materiais informativos e outros itens promocionais.

Em feiras de rua ou eventos, por exemplo, alguns comerciantes podem fazer a entrega desses materiais promocionais. Essa estratégia ajuda a associar sua marca a uma boa experiência do cliente em relação à mesma.

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4 Cases de Live Marketing para se Inspirar

4. Merchandising

O merchandising vai envolver a coordenação juntamente com varejistas para demonstrar os produtos da sua empresa da maneira mais atraente para o cliente.

estratégia de merchandising exige certas negociações com os varejistas para que todos saiam ganhando. Assim, podem ser negociados locais estratégicos nas lojas ou compra de uma maior quantidade de produtos a um preço bem menor.

planilhas no controle
Riscos no uso de planilhas no controle de ações promocionais e merchandising

Quais os tipos de clientes atingidos pelo Field Marketing?

Existe uma variedade de segmento de mercado onde pode ser utilizado o field marketing, principalmente se os clientes estão fisicamente presentes. 

As campanhas no PDV são mais efetivas para clientes que compram por impulso. Já o merchandising é uma campanha que pode atingir qualquer público, seja um indeciso ou alguém que já saiba o que deseja comprar.

Mas o foco principal do field marketing são os “shapers” – clientes mais influentes e formadores de opinião. Ao atingir esses consumidores influentes, eles irão compartilhar com seus círculos e atrair a atenção para um determinado produto ou serviço que eles gostaram.

Investir em estratégias de field marketing é um bom negócio?

É incomparável o valor que se ganha na interação com as pessoas. São poucas as oportunidades de interagir e conhecer os clientes. Por isso, o field marketing é uma forma de mostrar que sua marca está presente onde o consumidor está. Você deve investir nessa oportunidade para atrair pessoas, criar relacionamentos e nutri-los, para também obter um maior engajamento, mesmo que em longo prazo.

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Não se esqueça de nos contar suas experiências com o field marketing e o que achou do post. Queremos ouvi-lo – deixe seu comentário!

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