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    Promotor de Vendas, veja a importância do seu papel no PDV

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    Promo MKT Report

    Acima de tudo, o Promotor de Vendas é o profissional responsável por, como o próprio nome da função diz, promover as vendas de uma empresa/marca.

    No entanto, a sua atuação vai muito além de apenas mostrar e explicar os produtos ao público alvo.

    Já que o Promotor de Vendas é responsável, também, por conferir o estoque, pela limpeza do ponto de vendas, pela fiscalização das etiquetas dos produtos, pela organização, de forma geral, e muito mais.  

    Portanto, para entender a importância do Promotor de Vendas, antes de qualquer coisa é preciso compreender a necessidade que a indústria tem de se aproximar dos consumidores reforçando a marca, a sua identidade e os seus produtos.

    PromoMKTReport

    1) Como funciona o trabalho do Promotor de Vendas?

    Portanto, você já deve, alguma vez, ter entrado em um mercado e ter sido convidado para tomar um cafezinho ou experimentar um achocolatado de uma marca específica.

    O Promotor de Vendas é o profissional que está ali, no ponto de vendas (PDV), explicando as características e os diferenciais do produto para você.  

    Porém, mais do que isso, o Promotor de Vendas também é o responsável por selecionar o estoque, conferir os prazos de validade e principalmente, por fazer a venda consultiva.

    Além de promover a marca e o produto, portanto, cabe ao Promotor à manutenção do ponto de vendas.

    E também a comunicação entre a empresa que aluga a gôndola ou ilha, e a marca que contrata o PDV.  

    Por isso, entenda melhor neste vídeo abaixo:

    2) A importância do Promotor de Vendas

    Com o mercado competitivo, é preciso apresentar algum diferencial.

    Além de ter um produto de boa qualidade, para conquistar o público alvo e melhorar as vendas.  

    Dessa forma, as marcas, em geral, têm investido fortemente nas ações de marketing para obter um melhor desempenho e se destacar da concorrência.

    Portanto, daí vem à importância de contar com a ajuda de um Promotor de Vendas.  

    Atuando na comunicação entre a sua marca e a empresa que cede o Ponto de Vendas, o Promotor, na maioria das vezes, é o grande facilitador da ação de marketing, já que ele cuida da manutenção do espaço e das vendas, entre outras funções que já vimos acima.

    Sem ele, muitas marcas não conseguem ter uma relação eficiente para conquistar um PDV dentro da loja, já que é o Promotor de Vendas quem está todo dia nessa loja e tem contato com os gerentes e parceiros.  

    Com isso, veja a rotina desses profissionais da empresa Flora abaixo.

    3) Passos importantes para ser um bom promotor de vendas

    É uma profissão que não precisa de uma formação específica, eles precisam se empenhar e desempenhar corretamente seu papel no ponto vendas.

    Importante, para se destacar, é ter uma boa comunicação com os gestores do ponto de venda e empenho de deixar o produto bem exposto, relacionamento é chave de bom promotor.

    a. Seja criativo 

    Crie oportunidades de melhorar a exposição dos produtos, sendo assim, destaca-os de seus concorrentes faz total sentido para se vender mais.

    Vale lembrar, “Quem não é visto, não é lembrado”, abuse de sua criatividade.

    b. Conheça o produto ou produtos com qual atua

    Importante conhecer o produto, porque isso, pois quando você está no PDV e um cliente pergunta para que serve ou como usar, a sua informação será um fator decisório para que ele possa comprar o produto mencionado por vocês.

    Por isso, saiba que você é um peça fundamental para influenciar os compradores e assim gerando resultados a sua empresa.

    c. Melhorias sempre

    Sugira melhorias e ideias ao seu gestor, mude sua rotina com pró atividade.

    Portanto, lembre-se que sugerir melhorias de 10 que você der 2 poderão ser aceitas, recorda-se disso. Por isso, sugira 1.000 melhorias ou ideias.

    d. Ser organizado é obrigação

    Você já sabe do seu papel, do seu roteiro, do que é preciso quando se chega no ponto de vendas. Por isso, você se destacará dos demais com a organização e de cumprimento de sua função.

    e. Busque aprender sempre

    Invista em você, com cursos, leituras, treinamentos … saiba que isso te fará a estar um passo a frente para alavancar sua carreira.

    Você sabia que muitos gerentes, diretores e presidentes de empresas foram promotores de vendas?

    Não fique para trás faça o diferente.

    Ligue seu radar a tudo o que acontece

    Ter o radar ligado não quer dizer que você necessariamente precisa ser o 007 no ponto de venda da sua empresa, mas pode ser um elo com o time de vendas, informando sobre como a concorrência está se posicionando no PDV.

    Portanto, seja estrategista quem nem um jogador de xadrez antecipe as jogadas do seu competidor ao seu gestor e ganhe pontos.

    PowerBI

    4) Ponto Extra: o que é e como conquistar?

    Ponto Extra é qualquer espaço fora do ponto de vendas habitual (gôndola ou ilha) de uma loja.

    Ou seja, é um “espaço extra” que serve para que as marcas consigam chamar a atenção dos consumidores e “lembrar” que os produtos estão ali para serem comprados.

    Para ter êxito, é essencial que esse ponto extra seja chamativo e ofereça alguma experiência diferente ao público.

    Esse ponto extra pode ser conquistado de duas maneiras diferentes: através de pagamento ou bom relacionamento.

    Para ter ponto extra pago, é preciso que o vendedor (ou “Trade Marketing“) da empresa se comunique com a loja para negociar o espaço.

    Para ter o espaço extra através do relacionamento, porém, é essencial ter parceria o Promotor de Vendas da loja – a maioria dos pontos extras é conquistada assim!

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    5) Informação do PDV é um papel fundamental para a execução do seu trabalho

    Acredito que muitos ao ler aqui, pensarão que não faz sentido, mas se coloque do outro lado. Você é aquele profissional que atua no Ponto de Vendas sozinho, certo?

    Por isso, a importância de você repassar as informações por meio de aplicativo a execução do seu trabalho, como frentes, preços, abastecimento e com essas informações e com o seu trabalho bem executado fará a diferença na sua empresa.

    Portanto, gere resultados para sua empresa.

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    Então não deixe de nos contar o que achou do post e o que pensa sobre esse tema. Queremos ouvir você, deixe o seu comentário!

    Vinicius Costa
    Vinicius Costa
    Manager Europa da BeC Inteligência. Ele é um profissional de Business Intelligence com mais de 15 anos de experiência. Ele vive em Valência, Espanha, e já trabalhou em agências de Trade Marketing e MKT Promocional, onde desenvolveu soluções de business intelligence para diversos projetos para grandes empresas. Atualmente, ele é responsável pela área de Desenvolvimento da BeC Inteligência.

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