Acima de tudo, o Promotor de Vendas é o profissional responsável por, como o próprio nome da função diz, promover as vendas de uma empresa/marca.
No entanto, a sua atuação vai muito além de apenas mostrar e explicar os produtos ao público alvo.
Já que o Promotor de Vendas é responsável, também, por conferir o estoque, pela limpeza do ponto de vendas, pela fiscalização das etiquetas dos produtos, pela organização, de forma geral, e muito mais.
Portanto, para entender a importância do Promotor de Vendas, antes de qualquer coisa é preciso compreender a necessidade que a indústria tem de se aproximar dos consumidores reforçando a marca, a sua identidade e os seus produtos.
1) Como funciona o trabalho do Promotor de Vendas?
Portanto, você já deve, alguma vez, ter entrado em um mercado e ter sido convidado para tomar um cafezinho ou experimentar um achocolatado de uma marca específica.
O Promotor de Vendas é o profissional que está ali, no ponto de vendas (PDV), explicando as características e os diferenciais do produto para você.
Porém, mais do que isso, o Promotor de Vendas também é o responsável por selecionar o estoque, conferir os prazos de validade e principalmente, por fazer a venda consultiva.
Além de promover a marca e o produto, portanto, cabe ao Promotor à manutenção do ponto de vendas.
E também a comunicação entre a empresa que aluga a gôndola ou ilha, e a marca que contrata o PDV.
Por isso, entenda melhor neste vídeo abaixo:
2) A importância do Promotor de Vendas
Com o mercado competitivo, é preciso apresentar algum diferencial.
Além de ter um produto de boa qualidade, para conquistar o público alvo e melhorar as vendas.
Dessa forma, as marcas, em geral, têm investido fortemente nas ações de marketing para obter um melhor desempenho e se destacar da concorrência.
Portanto, daí vem à importância de contar com a ajuda de um Promotor de Vendas.
Atuando na comunicação entre a sua marca e a empresa que cede o Ponto de Vendas, o Promotor, na maioria das vezes, é o grande facilitador da ação de marketing, já que ele cuida da manutenção do espaço e das vendas, entre outras funções que já vimos acima.
Sem ele, muitas marcas não conseguem ter uma relação eficiente para conquistar um PDV dentro da loja, já que é o Promotor de Vendas quem está todo dia nessa loja e tem contato com os gerentes e parceiros.
Com isso, veja a rotina desses profissionais da empresa Flora abaixo.
3) Passos importantes para ser um bom promotor de vendas
É uma profissão que não precisa de uma formação específica, eles precisam se empenhar e desempenhar corretamente seu papel no ponto vendas.
Importante, para se destacar, é ter uma boa comunicação com os gestores do ponto de venda e empenho de deixar o produto bem exposto, relacionamento é chave de bom promotor.
a. Seja criativo
Crie oportunidades de melhorar a exposição dos produtos, sendo assim, destaca-os de seus concorrentes faz total sentido para se vender mais.
Vale lembrar, “Quem não é visto, não é lembrado”, abuse de sua criatividade.
b. Conheça o produto ou produtos com qual atua
Importante conhecer o produto, porque isso, pois quando você está no PDV e um cliente pergunta para que serve ou como usar, a sua informação será um fator decisório para que ele possa comprar o produto mencionado por vocês.
Por isso, saiba que você é um peça fundamental para influenciar os compradores e assim gerando resultados a sua empresa.
c. Melhorias sempre
Sugira melhorias e ideias ao seu gestor, mude sua rotina com pró atividade.
Portanto, lembre-se que sugerir melhorias de 10 que você der 2 poderão ser aceitas, recorda-se disso. Por isso, sugira 1.000 melhorias ou ideias.
d. Ser organizado é obrigação
Você já sabe do seu papel, do seu roteiro, do que é preciso quando se chega no ponto de vendas. Por isso, você se destacará dos demais com a organização e de cumprimento de sua função.
e. Busque aprender sempre
Invista em você, com cursos, leituras, treinamentos … saiba que isso te fará a estar um passo a frente para alavancar sua carreira.
Você sabia que muitos gerentes, diretores e presidentes de empresas foram promotores de vendas?
Não fique para trás faça o diferente.
Ligue seu radar a tudo o que acontece
Ter o radar ligado não quer dizer que você necessariamente precisa ser o 007 no ponto de venda da sua empresa, mas pode ser um elo com o time de vendas, informando sobre como a concorrência está se posicionando no PDV.
Portanto, seja estrategista quem nem um jogador de xadrez antecipe as jogadas do seu competidor ao seu gestor e ganhe pontos.
4) Ponto Extra: o que é e como conquistar?
Ponto Extra é qualquer espaço fora do ponto de vendas habitual (gôndola ou ilha) de uma loja.
Ou seja, é um “espaço extra” que serve para que as marcas consigam chamar a atenção dos consumidores e “lembrar” que os produtos estão ali para serem comprados.
Para ter êxito, é essencial que esse ponto extra seja chamativo e ofereça alguma experiência diferente ao público.
Esse ponto extra pode ser conquistado de duas maneiras diferentes: através de pagamento ou bom relacionamento.
Para ter ponto extra pago, é preciso que o vendedor (ou “Trade Marketing“) da empresa se comunique com a loja para negociar o espaço.
Para ter o espaço extra através do relacionamento, porém, é essencial ter parceria o Promotor de Vendas da loja – a maioria dos pontos extras é conquistada assim!
5) Informação do PDV é um papel fundamental para a execução do seu trabalho
Acredito que muitos ao ler aqui, pensarão que não faz sentido, mas se coloque do outro lado. Você é aquele profissional que atua no Ponto de Vendas sozinho, certo?
Por isso, a importância de você repassar as informações por meio de aplicativo a execução do seu trabalho, como frentes, preços, abastecimento e com essas informações e com o seu trabalho bem executado fará a diferença na sua empresa.
Portanto, gere resultados para sua empresa.
Então não deixe de nos contar o que achou do post e o que pensa sobre esse tema. Queremos ouvir você, deixe o seu comentário!