O PDV ou ponto de venda é a vitrine do seu produto. As pessoas irão julgar a sua marca de acordo com o seu PDV, pode ter certeza disso. Desde que o mundo é mundo e o comércio existe, as pessoas buscam pelos melhores locais para instalar seus vendas, locais em que há maior circulação de pessoas. Um conceito novo para uma ideia bastante antiga e muito praticada.
O PDV é intrínseco a identidade visual da marca, afinal ela liga o cliente à compra, criando experiências de prazer de consumo em um espaço físico. Desse modo tudo deve ser pensado para remeter o cliente à marca, ao bem estar e aos benefícios que ela trará ao ser adquirida.
E é tudo mesmo o PDV
A decoração, os aromas, a música ambiente, a disposição dos itens para compra. Não existem locais que você entra e chega a pensar que a música e cheiro agradáveis estimulam a permanecer por mais tempo ali comprando? Pois funciona exatamente assim. Se você proporciona ao seu cliente uma experiência agradável, mais tempo ele permanecerá e retornará em outras oportunidades.
O planejamento visual no ponto de venda
É determinante nesses casos, logo pense bem na disposição dos itens para que fiquem colocados em ambientes de fácil acesso, bem como possuam uma organização lógica ao acesso do consumidor. Existem pontos que são mais “quentes” na loja, por exemplo, incluir itens próximos ao caixa, aonde normalmente a pessoa espera algum tempo para ser atendida.
Ao escolher um PDV é preciso levar em considerações alguns pontos.
O ambiente é de fácil acesso e visível? Ele precisa ter acessibilidade, estar em uma região segura e disponibilizar estacionamento se possível. A iluminação também é de extrema importância.
Por exemplo, a percepção de uma roupa no corpo muda muito com uma boa iluminação. E seu público-alvo, ele está na região que o seu PDV está, vale a pena permanecer nesta região?
Agora, toda regra tem a sua exceção. Em mercados de luxo a questão de visibilidade nem sempre é importante, afinal existe público que procura por exclusividade e não se importa em percorrer distâncias maiores.
O atendimento também é primordial no ponto de venda
O seu time, ou equipe, devem estar de acordo com o perfil da marca, treinados para situações corriqueiras e inusitadas.
Obviamente que os produtos oferecidos precisam ser de qualidade, oferecer assistência e apoio ao cliente. Isso fidelizará a pessoa para que retorne inúmeras vezes ao seu ponto de venda.
Finalmente, não se esqueça do ponto que move diversas áreas, em especial o marketing: a tecnologia. Use-a como aliada para suas ações de trade marketing, mecanização de atividades diárias, aceleração do fechamento de vendas e também soluções inteligentes para sua marca.
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