Blog BeC Inteligência
Mais

    5 critérios de usabilidade para aplicativos

    publicado em

    Promo MKT Report

    Desde o primeiro momento que uma empresa se propõe a atender no formato digital, precisa entender que é muito importante aplicar a usabilidade para aplicativos e facilitar a vida dos clientes e de quem recebe os pedidos.

    A usabilidade é um termo muito utilizado por quem possui uma loja virtual, um e-commerce, ou está inserido dentro de um marketplace. 

    Isso é, todas as funcionalidades de acesso, disposição de produtos e serviços, até a finalização da compra, deve ser dinâmica e intuitiva. 

    Dessa forma, a usabilidade de aplicativos trata da interatividade que os consumidores possuem com as tecnologias disponíveis, sendo de uso facilitado, nos mais diversificados equipamentos, entre os quais:

    • Computadores e notebooks;
    • Celulares smartphones;
    • Painéis interativos;
    • Tablets.

    As ferramentas para esses aparelhos eletrônicos devem ser desenvolvidos para que as funções sejam simplificadas, desde a busca por um produto ou serviço, até a forma de pagamento e a verificação de envio para o endereço correspondente. 

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    Duas palavras resumem a usabilidade de aplicativos

    Simplicidade e praticidade. Essas duas palavras devem ser recorrentes quando se trata do desenvolvimento de um e-commerce, qualquer que seja a finalidade da empresa que está investindo nesse modelo de negócio. 

    Primeiro, a simplicidade está no próprio visual da página disponível para os usuários de internet. Seja em um computador de mesa ou um aparelho móvel, como um celular smartphone, a funcionalidade deve ser presente, de forma simples e direta. 

    Em segundo, mas não menos importante, está a praticidade do aplicativo ou da página dedicada ao e-commerce. 

    Uma apresentação formal não pode ser dispensada, mas o destaque deve estar nos produtos e serviços oferecidos, e um link de buscas para facilitar a vida dos consumidores, com uma interface fácil e de uso intuitivo, bem como carregamento ágil.

    Exemplos de usabilidade dentro de aplicativos

    Quanto mais fácil de ser utilizado, melhor é a experiência pessoal, e maior o alcance de um público. Assim também funciona para a usabilidade de aplicativos. 

    Mesmo no mundo dos negócios, em que as tratativas ocorrem no modelo B2B (Business To Business), um aplicativo desenvolvido para atender profissionais que trabalham na área de montagem industrial precisam de facilidades para garantir a segurança estrutural de um projeto.

    A instalação de um aparelho de endoscopia em uma clínica residencial, pode ser acompanhada de um manual de instruções. Ele fica disponível em um aplicativo próprio, disponibilizado pela empresa que fabrica esse tipo de equipamento. 

    Aliás, o setor industrial é muito abrangente quando se trata de aplicação de tecnologia em linhas de produção. E isso não é recente, levando em consideração que as primeiras linhas de montagem foram propostas no início do século XX.

    Sendo assim, toda tecnologia que pode ser empregada por automatização industrial, ou qualquer outro segmento proposto, tem a usabilidade como uma prerrogativa inerente e necessária. 

    Isso se estende para outros ambientes além das linhas industriais e longe dos campos rurais, que também recebem melhorias tecnológicas e visam a modernização. 

    Muitos equipamentos domésticos que são desenvolvidos nos dias atuais possuem a usabilidade de aplicativos. Assim, pode se aproveitar de um novo passo que a tecnologia tem a oferecer por meio da Internet das Coisas. 

    Dessa forma, fica mais fácil compreender como a assinatura digital como fazer, tem feito parte do orçamento para a organização e decoração domiciliar. 

    Tudo para garantir maior conforto e segurança para os moradores, visando a usabilidade em todos os cômodos. 

    Esses são exemplos que podem ser aplicados no dia a dia, pois todos utilizam aplicativos dedicados e personalizados, assim como aqueles que são desenvolvidos para atender o mercado consumidor, com lojas virtuais e marketplaces. 

    PowerBI

    5 critérios de usabilidade de aplicativos

    Neste ponto dúvidas podem surgir. Afinal, como oferecer um aplicativo aos consumidores, sendo que há tantos no mercado e é preciso se destacar? 

    Nesse sentido, há 5 critérios de usabilidade de aplicativos que ajudam a destacar uma ferramenta tão importante para os negócios. 

    Sendo assim, é preciso definir, de forma coerente, qual melhor se adapta, ou quais aqueles que podem ser mesclados, para atender a demanda exigida pelos leads, como são conhecidos os potenciais clientes, e garantir que todos os objetivos sejam alcançados. 

    Eficácia de atendimento ao cliente

    Esse critério trata da eficácia que o aplicativo pode oferecer aos usuários, conforme a finalidade proposta. 

    As interações dentro do aplicativo devem atender à usabilidade, com tarefas simplificadas e que sejam totalmente claras para os clientes. 

    Quando uma despachante florianopolis disponibiliza um aplicativo, por exemplo, o atendimento deve ser facilitado, com pontos que podem ser destacados, como:

    • Agenda de reuniões;
    • Segurança predial;
    • Localização;
    • Legislação e regras.

    A interação feita de modo eficaz atende aos critérios de usabilidade, cumprindo todos os propósitos de forma coerente e de maneira simplificada, proporcionando um melhor uso e experiência.

    Eficiência quanto acessibilidade e funcionalidade

    Aqui é tratada a eficiência do aplicativo, a velocidade de abertura, e toda a funcionalidade quanto ao tempo em que o usuário está utilizando a ferramenta digital. 

    Uma empresa que produz material de divulgação, como uma fabricante de amaciante, ou mesmo faixas e cartazes, pode agilizar o processo de contratação de forma eficiente, com pedidos sendo dinamizados para garantir tamanho, dizeres e, ao final, apresentar o preço do produto.

    A interface do aplicativo deve ser desenvolvida para que todas as tarefas realizadas sejam feitas de forma ágil e com total clareza. 

    Para garantir a usabilidade do aplicativo, ele precisa ser intuitivo e não deixar nenhuma dúvida durante todo o processo de uso por parte do usuário. 

    PromoMKTReport

    Segurança de dados e proteção garantida

    A proteção dos dados, e a segurança que envolve todo o processo de captação das informações dispostas pelos usuários, deve ser garantida pelas empresas. 

    A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), sob o número 13.709/2018, regulamenta a forma de tratamento de todos os dados pessoais e, por isso, é imprescindível que a usabilidade do aplicativo tenha sistemas de segurança para evitar qualquer tipo de processo civil ou criminal.

    Uma clínica médica com profissional com curso nr 10 e agendamento digital deve garantir a proteção dos dados, assim como todos os e-commerces e marketplaces em forma de aplicativo. 

    Utilidade além do essencial

    Qual a utilidade do aplicativo de uma empresa? Com uma infinidade de propostas, ele pode servir para apresentação de produtos e serviços, assim como manter um contato direto entre a marca e o cliente. 

    Pode ser desenvolvido para uma empresa despachante online e se dedicar à redistribuição para o cliente final, ou então para oferecer cupons de desconto de parceiros comerciais.

    A utilidade de um aplicativo deve ir além do essencial. O mais indicado é que ele seja explorado de tal forma que o usuário passe grande parte do tempo navegando, até encontrar a solução para os problemas, mas ainda ali dentro. 

    Ao alcançar esse objetivo, mais uma etapa de sucesso pode ser comemorada e um critério de usabilidade de aplicativo é devidamente estabelecido. 

    Aprendizagem e memorização de forma intuitiva

    Os usuários que estão assimilados com a tecnologia disponível possuem mais facilidade com os equipamentos e, consequentemente, com os aplicativos disponíveis. 

    Aqueles que precisam passar pelo passo de aprendizagem e memorização podem demorar um pouco mais e, por isso, é importante insistir em processos intuitivos e facilitadores, tanto no acesso, quanto na usabilidade no dia a dia. 

    Uma empresa que oferece fabricantes de máquinas e equipamentos industriais pode atender lojistas por meio de aplicativos, desde que os produtos estejam devidamente dispostos e com todas as informações necessárias para garantir a venda de forma fácil e intuitiva.

    A usabilidade no marketing digital

    Como mencionado anteriormente, a usabilidade de aplicativos é essencial para que o marketing digital de uma empresa seja aplicado de maneira correta.

    Assim, ele serve como base de divulgação de uma marca, além de poder destacar produtos e serviços junto ao público-alvo de maneira direta. 

    Nesse ponto, vale destacar que a usabilidade pode se somar a outras estratégias, como o inbound marketing, ou marketing de atração, para alcançar os leads conforme os problemas são apresentados e a busca por uma solução está dentro do aplicativo. 

    Aqui, é importante entender que as tarefas de divulgação podem ser associadas às facilidades propostas pela usabilidade dos aplicativos, tornando as vendas mais fáceis e atrativas, tudo de forma eficiente e com a devida qualidade. 

    Conclusão

    Assim que uma empresa define de forma clara e consciente a necessidade de aplicação de usabilidade de aplicativos, inclusive voltado para o marketing digital, o objetivo principal sobre o retorno de resultados pode ser alcançado.

    Dentro das estratégias propostas pela equipe de desenvolvimento tecnológico, assim como de marketing, todos os requisitos devem ser seguidos à risca. 

    De qualquer forma, é preciso garantir ao consumidor uma experiência inesquecível, prática e positiva, sobre toda a jornada de compra, dentro do funil de vendas proposto desde o início do emprego da estratégia de inbound marketing. 

    Com isso, o retorno do cliente se torna mais frequente, e a atração de leads entra em espiral dentro do funil de vendas, em um fluxo constante.

    Por fim, é importante ressaltar que todos os elementos disponíveis em um aplicativo ajudam na experiência e usabilidade e, por isso, o design deve manter uma interface amigável, com total consistência e segurança, sendo simples e “limpo”. Tudo de forma coerente e versátil para um melhor resultado.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Gizella Almeida
    Gizella Almeidahttps://www.businessconnection.com.br/
    Gizella Almeida, estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade UNINOVE, em São Paulo, já trabalhou como auxiliar de marketing em uma agência de empregos e foi assistente de atendimento telefônico. Atualmente trabalha como assessora digital e redatora para sites e blogs.

    Artigos Mais Recentes

    A Importância do Marketing Promocional na Estratégia de Lançamento de Produtos

    O lançamento de um novo produto no mercado é um dos momentos mais críticos...

    Como Criar Campanhas para Datas Comemorativas  

    O marketing promocional sazonal é uma estratégia poderosa que permite às marcas capitalizar sobre...

    Cuidados e Prevenção: Como Proteger sua Casa Durante Temporais

    Os temporais podem causar danos significativos às residências, desde infiltrações até perda total. Com...

    E-commerce e Inteligência Artificial: Como Usar Dados para Vender Mais

    Nos últimos anos, o e-commerce passou por uma transformação radical devido à tecnologia e...

    Como a Experiência do Cliente Define o Sucesso no E-commerce

    A popularização do e-commerce revolucionou a forma como os consumidores interagem e realizam compras....

    Digitais: Tendências que Moldam o Futuro do E-commerce

    O e-commerce está se transformando rapidamente, impulsionado por inovações tecnológicas e mudanças no comportamento...

    Como adaptar suas campanhas de marketing digital para a geração Z

    A Geração Z, composta por jovens que nasceram entre 1997 e 2012, está rapidamente...

    Como implementar uma estratégia de omnichannel no seu negócio

    Nos últimos anos, a experiência do cliente se tornou um dos principais diferenciais competitivos...

    O impacto das avaliações online nas decisões de compra

    Em um mundo cada vez mais digital, a forma como os consumidores realizam suas...

    A importância das redes sociais no marketing digital

    Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram uma parte fundamental do cotidiano das...

    Mais como este