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    Estratégia de Trade Marketing, saiba como funciona?

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    Promo MKT Report

    Primeiramente, quando seus esforços estão focados no consumidor final significa que você está conduzindo uma estratégia de trade marketing, antes de aplicar essa estratégia você planejou, fez testes, fez alterações, até chegar em uma ação que atraia o seu consumidor final.

    No Trade Marketing não é diferente, todavia, o foco dessa estratégia não é o consumidor final.

    Por isso, essa é uma técnica ideal para B2B (business to business).

    Sendo assim, você precisará saber o que é Trade Marketing caso seu objetivo seja atrair outras empresas.

    PowerBI

    Porém, você descobrirá nesse artigo o conceito de Trade Marketing, assim, conhecerá seus principais elementos e aprenderá como aplicar essa estratégia e obter resultados poderosos. Confira:

    1) Trade Marketing: Conceito

    Em primeiro lugar, o Trade Marketing é uma técnica do marketing onde o foco é o canal de distribuição, o varejista.

    Contudo, é muito utilizada por fornecedores que buscam fidelizar ou conquistar novos clientes.

    O principal diferencial do Trade Marketing está na maneira como ele relaciona o mercado de consumidores finais através de ações comerciais voltadas aos distribuidores e aos clientes em especial com o objetivo de ressaltar o potencial de influencia do cliente no processo de compra do comprador final.

    2) Elementos do Trade Marketing

    Smarketing: como unir os departamento de marketing e vendas

    O atendimento entre o distribuidor e o seu consumidor final define o sucesso ou fracasso das suas vendas, assim como a relação dos seus vendedores com os varejistas.

    Portanto, atendimento é o primeiro e mais importante elemento do Trade Marketing.

    Por isso, veja os pontos cruciais para construir uma relação de confiança com o seu cliente:

    • Conheça suas necessidades;
    • Estude dados demográficos e perfil de compra do consumidor final antes de oferecer um produto.;
    • Faça visitas periódicas;
    • Faça controle de estoque, não deixe faltar ou sobrar produto;

    Em outras palavras, transforme seus vendedores em Trade Marketers, aqueles que não serão mais responsáveis apenas por vender o produto, como também cativar e conhecer o cliente.

    Dessa forma, utilize o aplicativo Promo MKT Report o aplicativo ideal para gerencias sua equipe no PDV.

    PromoMKTReport

    3) Mostre o valor da sua equipe e marca para a sua estratégia de trade marketing

    Por outro lado, na hora de negociar apresente todos os diferenciais da sua equipe, não concentre todos os seus esforços no preço, agregue valor aos seus produtos e serviços, isso será decisivo para um resultado positivo nas suas negociações.

    Contudo, invista em promotores de vendas, ofereça materiais de divulgação padronizados, auxilie seu cliente em todas as etapas da venda, além de ganhar pontos com o varejista, ações promocionais também agregam valor para a sua marca. Esse é o segundo elemento, promoção.

    É importante também apresentar o sua fabrica para o varejista e se possível até o processo de fabricação, assim ele conhecerá o seu mix de produtos e a probabilidade de adquirir será muito maior.

    Faça um tour ou um dia de demonstração para seus cliente e lembre-se de sempre apresentar os lançamentos, nesse dia mostre detalhes dos seus produtos, informações técnicas, perfil do consumidor, funcionalidades, projeção de rentabilidade.

    4) Estratégia de Trade Marketing agindo em sintonia com o ponto de venda

    Ponto de Venda Ideal

    O cliente precisa saber que você está comprometido com o lucro dele, logo, como dito anteriormente, você precisa dar suporte total, no fechamento da negociação apresente um calendário de ações coordenadas pela sua equipe no ponto de venda do cliente.

    Não faça isso apenas no início do contrato, procure sempre acompanhar as vendas daquele cliente.

    Abaixo algumas ações que podem ser desenvolvidas no ponto de venda do varejista:

    • Posicione os produtos de maneira estratégica, faça ações promocionais e trabalhe com brindes;
    • Crie relacionamento com entre consumidor final a marca e o varejista.
    • Promova degustações, distribuição de amostras grátis e outros.

    Pronto, agora você tem em mãos todas as informações necessárias para planejar e executar uma estratégia de Trade Marketing de sucesso!

    Dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e conte pra gente sobre a sua experiência.

    Vinicius Costa
    Vinicius Costa
    Manager Europa da BeC Inteligência. Ele é um profissional de Business Intelligence com mais de 15 anos de experiência. Ele vive em Valência, Espanha, e já trabalhou em agências de Trade Marketing e MKT Promocional, onde desenvolveu soluções de business intelligence para diversos projetos para grandes empresas. Atualmente, ele é responsável pela área de Desenvolvimento da BeC Inteligência.

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