Para aproveitar a onda de consumo promovido pela Páscoa, saiba como aumentar as vendas na Páscoa, comemorada no próximo dia 27 de março, as principais agências de marketing e inteligência do País estão se preparando para alavancar a venda dos parceiros.
Isso porque, apesar das estimativas dos economistas apresentarem previsões catastróficas para 2016, com cenário de ‘depressão’ do Produto Interno Bruto (PIB), desemprego e inflação nas alturas, os diretores das principais empresas demostram otimismo com o setor.
1) Rodrigo Medeiros, Diretor Executivo da Fullpromo
Certamente, o diretor da empresa Fullpromo, de Porto Alegre, Rodrigo Medeiros, detalha a estratégia de sua organização para aumentar as vendas na Páscoa.
“O mercado de ovos de Páscoa sofreu mudanças nos últimos anos, acentuadas pela crise que estamos atravessando no Brasil, com isso neste ano de 2016, todos os fabricantes reduziram os investimentos e o período de demonstração de seus produtos nos mercados, com equipe de consultores de vendas (demonstradores).
Nossa meta este ano é vendermos cerca de 85% do volume de ovos nos últimos 10 dias de Páscoa.
Precisaremos de todas as ferramentas de tecnologia para rápidas mudanças de estratégia e controle dos concorrentes, será uma Páscoa de grandes desafios, mas estamos muito otimistas”, afirma.
O empresário destaca que, com o mercado procurando redução de custos e aumento de qualidade, foi aberto caminho para a regionalização.
“A Fullpromo, por estar no Sul do Brasil, um pouco afastada do eixo SP/RJ, sempre foi considerada uma agência “coligada”, que atendia outras agências detentoras do job principal, hoje estamos concorrendo de igual para igual com agências de São Paulo e Rio de Janeiro, graças a nossos investimentos no controle de custos e tecnologia para nossos clientes.
Com estes diferenciais, mesmo em anos de crise, a Fullpromo tem mantido uma taxa de crescimento de 23% ao ano”, salienta.
Medeiros destaca que o investimento em tecnologia e monitoramento foi muito importante para a gestão da empresa e aumentar as vendas na Páscoa.
“Nossa missão é realizar ações que causem impacto na cultura organizacional do cliente, mostrando a eles uma nova forma de impactar o consumidor, mas com preocupação total nos custos e resultados.
Para isso, acredito que o próximo passo é buscarmos agregar as ferramentas de tecnologia que utilizamos hoje (a principal delas é o Promo MKT Report), o controle de custos das ações para o cliente.
O PMR nos ajuda a quantificarmos os resultados de nossas ações promocionais, o controle de presenças dos recursos humanos e a acelerar nossa tomada de decisões, vejo que a evolução é agregarmos a esta completa ferramenta de pesquisa, o controle sobre os custos de produção de materiais X a utilização destes materiais efetivamente, o controle dos custos com mão de obra X a efetividade e resultados gerados pelos contratados, enfim, vejo que o futuro é a transparência para o cliente, sobre os reais resultados de sua campanha, gerando um mercado de maior controle e efetividade nos investimentos”,
conclui explicando que, com o uso da ferramenta de inteligência, sua empresa teve um aumento expressivo na captação de dados, cerca de 88% no total.
2) Marcos Pirozzelli, Diretor da Accuracy Promo
Certamente, Marcos Pirozzelli, diretor da Accuracy Promo, demonstra cautela quanto à economia durante à Páscoa.
“Não identificamos grandes movimentos do mercado para a Páscoa neste ano”.
Porém, salienta que sua empresa tem buscando a melhoria do custo/benefício dos projetos durante a crise a assim aumentar as vendas na Páscoa para os seus clientes.
“Estamos optando por entregar campanhas menos suntuosas e, mais inteligentes, com foco no ROI (Retorno sobre Investimento). Investimos em aplicativos com todas as plataformas presentes no mercado hoje. Assim aumentaríamos a adesão e, tentaríamos ter 100% de cobertura com ele”, encerra Pirozzelli.
3) Gaspar Brandão, Diretor de Relações Institucionais da BeC
Acima de tudo, a tecnologia ganha mercado, segundo o ex-diretor Executivo da Ampro (Associação de Marketing Promocional) e hoje diretor de Relações Institucionais da BeC Inteligência, Gaspar Brandão, o otimismo sempre é o tom da empresa e essa característica faz com que tudo aconteça de maneira mais natural e ajudar seu clientes para aumentar as vendas na Páscoa.
“A Páscoa é uma data especial, que está sempre no nosso foco de atuação , pois a indústria precisa atuar de maneira forte nos PDV (Ponto de Venda).
Como dispomos do aplicativo próprio e eficiente, o Promo MKT Report, isto facilita o trabalho dos promotores e repositores, proporcionando à indústria informações relevantes e em tempo real para as mudanças de estratégia se for necessário”, destaca.
Brandão, informa que a BeC tem sete anos de atuação no mercado e vem se concentrando muito mais nas ações sazonais do PDV, fato que a tornou especialista na atividade, o que acabou atraindo as empresas pelo trabalho desenvolvido com o uso de uma tecnologia web e mobile de ponta.
“A tecnologia agregou muito ao trabalho no PDV e ao resultado oferecido para a indústria.
Estamos constantemente atualizando e complementando a nossa plataforma com ferramentas para melhorar a coleta de dados em tempo real, além daquelas que já são comuns, como share, ruptura, coleta de preços, ações da concorrência etc.
O PDV cada vez mais é o local de decisão dos clientes nas suas compras, assim, a BeC está sistematicamente trabalhando na busca de novas ferramentas que possam fornecer às indústrias informações cada vez mais precisas para a tomada de decisão instantânea”,
conclui destacando que é incomparável o trabalho usando as ferramentas “antigas” as tecnologias disponíveis atualmente, pois as informações são coletadas e transmitidas online, o que permite falar que em números significaria dizer que o aumento foi 100%.
Pesquisa da AMPRO
Segundo estudo realizado Associação de Marketing Promocional (Ampro), as incertezas do cenário econômico atual têm provocado mudanças nos investimentos de comunicação.
A pesquisa “O Mercado de Live Marketing em Números” revela uma migração da verba de publicidade para outras áreas de comunicação.
A pesquisa aponta que 88% do mercado investe em promoções, 77% em ativações, 83% em incentivo, 92% em eventos e 77% em trade marketing.
Tais números comprovam que as campanhas promocionais – incluindo aquelas com ofertas de brindes corporativos − estão sendo priorizadas.
Essa preferência pela promoção, em detrimento de outras opções de divulgação da marca, pode ser explicada pela urgência em proporcionar jornadas de compra mais gratificantes aos consumidores.
Trata-se de uma alternativa inteligente para valorizar ainda mais a experiência de adquirir um produto e/ou serviço, demonstrando ao cliente que a empresa agradece pela escolha e deseja continuar participando do seu cotidiano com um brinde elegante, prático e funcional.
Outro motivo que influencia na escolha pela promoção é a sua capacidade de “eternização” da imagem da marca na memória do público.
Os brindes utilizados no escritório, nos momentos de lazer, no carro ou em pausas da rotina servem como referência para indicações entre amigos e familiares, impulsionando a famosa propaganda boca a boca.
Ferramenta inovadora, aplicativos que ajudam no controle da equipe que atua na Páscoa
Há sete anos no mercado, a BeC Inteligência, solutions for live marketing, é um startup especializada em soluções em marketing promocional e soluções em monitoramento.
Por meio da tecnologia desenvolvida Promo MKT Report atende grandes marcas como Unilever, Nestlé, Kimberly-Clark, Brother, Diageo, Vigor, JBS, JTI, Serra Dourada entre outras empresas.
Além de prestar serviços para grandes agências referências no segmento, como a Integer/Outpromo, Yes Promoções, Full Promo, Spot Promo, Work On, Marketing House, Infocopromo entre outras.
Após conquistar o mercado nacional, a ferramenta já está prestes a ganhar a América Latina.
A empresa é focada no gerenciamento de informações de ações/campanhas de Marketing Promocional, Trade Marketing, Field Marketing, Merchandising e PDV (Ponto de Venda).
Matéria publicada na: Exame, e Mundo Marketing.