Contudo, as ações de Trade marketing para o seu negócio geraram aumento nas vendas no varejo e promovem o relacionamento direto da marca com o consumidor final. Por isso, outra vantagem é manter as áreas de marketing e vendas em sintonia, e isso melhora o posicionamento da marca e dos produtos.
Portanto, confira essas dicas para você impactar os seus canais de vendas por meio dessa estratégia:
1. Faça um planejamento detalhado de trade marketing para o seu negócio
Principalmente, antes de começar a elaborar as ações de trade marketing, é importante conhecer o cenário atual do mercado. Mas, estude como a concorrência está reagindo, avalie o comportamento do consumidor, identifique as necessidades do distribuidor, que tipo de produto os clientes dele buscam, reveja metas e objetivos. Pois, com base nessas informações, você terá condições de começar um planejamento estratégico anual.
2. Alinhe as necessidades do distribuidor com os seus objetivos
É preciso manter um bom relacionamento com o distribuidor do seu produto, pois trabalhar com foco nos objetivos dele ajudará a vender seus produtos aos clientes. A ideia é que você se comprometa com os resultados dele ao mesmo tempo em que busque alinhar a estratégia em um único objetivo em comum.
3. Reúna a equipe para formar as ideias de trade marketing para o seu negócio
Para que o resultado seja satisfatório é fundamental reunir o pessoal de marketing com a equipe de vendas. Por isso, quem está em campo ou atuando no campo de vendas tem uma intimidade maior com o consumidor. Portanto, ideias, sugestões e dicas poderão ser muito valiosas e oportunas, além de manter o grupo unido no mesmo propósito.
4. Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia é indispensável para quem atua nessa área, pois esse recurso ajuda a reduzir os custos, além de coletar informações no ponto de venda, evitar excesso de estoque, analisar a concorrência e monitorar as equipes. Além disso, no mercado existem softwares práticos que garantem fácil operação.
5. Invista em publicidade
Para atrair a atenção dos distribuidores, uma ótima opção é investir em anúncios, pois os empresários costumam se interessar por novidades. Por isso, inclua, no seu projeto, apresentações multimídia visualmente estimulantes. Mas, esse tipo de publicidade é muito atrativo e pode causar um impacto positivo para o seu negócio.
6. Marque presença em eventos
Por isso, participe de feiras e eventos para apresentar seus produtos e sua marca. Porque, os eventos são boas oportunidades para interagir, distribuir amostras grátis e facilitar futuras parcerias. Você poderá ainda convidar alguns empresários para que participem desses eventos, por meio de telefonema ou e-mail. Portanto, não esqueça de ter sempre alguns cartões de visita no bolso.
7. Monitore os resultados da sua estratégia de trade marketing para o seu negócio
Por fim, acompanhe e analise os índices alcançados para identificar erros e acertos durante o processo. Porém, esse é o maior benefício da tecnologia: o poder de mensurar qualquer coisa a qualquer momento. Dessa forma, as suas ações jamais serão um tiro no escuro, mas estratégias inteligentes, flexíveis e assertivas.
Portanto, ao promover ações de relacionamento com o consumidor, o trade marketing atua incentivando o giro dos produtos e exerce um papel importante nas atividades dos distribuidores.
E então, como você pretende colocar em prática as ações de marketing na sua empresa? Deixe um comentário!