Nos dias atuais, se tornou cada vez mais necessário desenvolver Ações promocionais criativas. Sabe por quê? Porque o comportamento do consumidor mudou bastante depois da internet. Hoje, ele tem fácil acesso às informações e está mais exigente e seletivo na hora da compra, já que tem inúmeras opções de escolha.
Diante desse cenário, usar a criatividade para desenvolver estratégias mais inteligentes de marketing é fundamental. Investir nesse segmento é o caminho mais seguro para conquistar o público-alvo e alcançar melhores resultados nas vendas.
Portanto, ficou interessado no assunto? Então confira as dicas a seguir!
Ações promocionais criativas fidelizam e atraem
Inicialmente, os brindes são um exemplo de ação promocional que todo mundo adora. Além de agradar o seu público, o brinde carrega um valor afetivo pelo fato de ser um presente, uma oferta grátis. Estratégias como essas ajudam a fidelizar quem já é cliente e a atrair potenciais clientes.
O mais interessante é que os brindes são personalizáveis com cores e o logotipo da empresa — pois a intenção é permanecer na memória do consumidor. Eles podem ser distribuídos por vários motivos: por agradecimento ou para incentivar a compra, por exemplo.
Ajudam a interagir com o público-alvo
Portanto, um shopping de São Paulo fez uma promoção diferente. A partir de um valor na compra, o cliente ganhava um cupom para participar do sorteio de uma viagem com opção de vários destinos: Capadócia, Grécia, Nova York, Canadá ou Islândia.
Ou seja, quem não gostaria de viajar para nenhum desses lugares poderia optar pelo prêmio de R$40 mil para montar sua própria viagem. A escolha dos destinos turísticos foi feita a partir de um estudo do comportamento e de preferências do público-alvo.
Contribuem para o conceito da marca
Uma empresa que tem os jovens como público-alvo pode construir um conceito de marca que se preocupa com a preservação do meio ambiente e conhece a importância da prática do esporte, por exemplo. Basta elaborar, no plano de marketing, ações promocionais que foquem nesse segmento para alcançar os objetivos.
As pessoas gostam de ser surpreendidas, e essa estratégia também contribui para contar a história de quem é você, no que a sua empresa acredita, por que e para que ela existe e qual é o compromisso dela com a sociedade. Independentemente do nicho do seu negócio, o importante é mostrar o valor que a sua empresa tem por meio de estratégias inteligentes.
É bom lembrar que toda e qualquer estratégia de marketing precisa de um planejamento bem elaborado. É importante identificar e conhecer o público-alvo, definir os objetivos das campanhas e pensar em uma forma de monitorar os resultados. Só assim é possível saber o que está dando certo e o que precisa ser melhorado durante o processo de marketing.
Não se esqueça: investir em ações promocionais criativas pode trazer um maior retorno sobre o investimento do que outros tipos de publicidade. Anúncios podem ser facilmente esquecidos, mas produtos promocionais conquistam pela emoção e, por isso, são memoráveis.
Que tipo de ação promocional você já desenvolveu na sua empresa? Tem alguma ideia bacana para compartilhar? Deixe um comentário!