Blog BeC Inteligência
Mais

    Erro no marketing promocional 4 tops dicas p/ que não cometa

    publicado em

    Promo MKT Report

    Ao contrário do que muitos pensam, o marketing é um elemento essencial para o desenvolvimento de qualquer empresa, independentemente do porte, preste atenção no erro no marketing promocional para que não se cometa.

    A ideia de que as ações nessa área representam apenas despesas para o negócio se comprova cada dia mais ultrapassada, afinal, é com elas que muitas organizações conseguem bons resultados no longo prazo. Marketing, portanto, é um investimento feito pelo gestor, pois tem como principal objetivo a melhoria dos resultados, por isso trouxemos aqui 4 erros no marketing promocional que você não pode cometer.

    Talvez, o motivo para alguns empreendedores ainda acreditarem no pensamento retrógrado de que o marketing não é um bom negócio seja a falta de eficácia nas ações. Como todo investimento, as estratégias também requerem planejamento e monitoramento para que tragam os resultados esperados. Por isso, resolvemos trazer, neste post, alguns dos erros que devem ser evitados durante as campanhas de marketing promocional pelo gestor da área. Confira!

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    1. Não realizar o planejamento – 1º erro no marketing promocional

    O marketing promocional possui uma infinidade de ações e ferramentas disponíveis para as empresas. Acontece que, em alguns casos, o sucesso de determinadas estratégias pode iludir o empreendedor. Isso porque, nem sempre determinada ação que esteja sendo aplicada por outras empresas funcionará para o caso específico, mesmo quando demonstrar resultados. É papel do gestor da área argumentar, com base em um bom planejamento, sobre qual caminho deve ser tomado.

    Em primeiro lugar, é fundamental conhecer o público-alvo para saber quais estratégias e abordagens são mais eficazes. Em segundo, o gestor deve estudar o ambiente interno, isto é, os valores e o perfil da organização, além do ambiente externo, para descobrir qual será a melhor ação a ser tomada.

    2. Não apostar na tecnologia – 2º erro no marketing promocional

    Como vimos anteriormente, informação é a base para um planejamento de sucesso. Acontece que a coleta de dados relevantes, muitas vezes, pode ser um problema para o gestor. Afinal, hoje, eles são cada vez mais dispersos. Por isso, é fundamental que você conte com o apoio da tecnologia nessa tarefa.

    Hoje, existem softwares específicos para o marketing, destinados ao gerenciamento de informações. Essas soluções permitem o gerenciamento da equipe de promotores no ponto de venda, e garantem a coleta de dados on-line, o que favorece muito a tomada de decisão.

    PowerBI

    3. Não definir metas claras – 3º erro no marketing promocional

    Não existe planejamento sem metas a serem cumpridas. Acontece que muitos gestores enfrentam problemas para estabelecê-las. Em alguns casos, são genéricas demais. Em outros, estão completamente fora da realidade. Por isso, o ideal é se pautar no modelo de metas SMART.

    SMART (inteligência) é um mnemônico que contém todos os elementos que devem estar presentes em uma meta. Elas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporizáveis. Se as suas metas obedecem a esse padrão, significa que estão dentro da realidade, e não são meras especulações.

    4. Não monitorar com indicadores – 4º erro no marketing promocional

    Tão importante quanto planejar é monitorar. Por isso, é fundamental que o gestor de marketing conte com bons indicadores. Quando não faz isso e se apoia apenas em métricas genéricas, o resultado, na maioria dos casos, é inevitável: ações ineficazes.

    Claro, para cada ação de marketing promocional, haverá um KPI (Key Perfomance Indicator) específico, mas existem algumas métricas clássicas que sempre devem ser acompanhadas, como o ROI (Return On Investiment), o Lifetime Value, o Churn Rate, e, é claro, as etapas do funil.

    Por isso é muito importante evitar esse 4 erros no marketing promocional que citamos acima.

    Gostou das nossas dicas? Quer dar alguma sugestão? Deixe seu comentário!

    Carlos Brandão
    Carlos Brandão
    Manager Brasil da BeC Inteligência e o CTO da Insighttech e da Leaderx. Ele ajuda a criar aplicativos, sistemas web e business intelligence usando processos ágeis e trabalhando com uma equipe dedicada de engenheiros de software. Ele tem mais de 14 anos de experiência nesta área.

    Artigos Mais Recentes

    Experiência do cliente: fidelização através da satisfação

    A experiência do cliente é um fator cada vez mais relevante no cenário empresarial...

    Marketing de Retenção: Além da Aquisição de Clientes

    No mundo do marketing, a aquisição de clientes costuma ser o foco principal das...

    Neuromarketing: Compreendendo e Influenciando o Cérebro do Consumidor

    No vasto mundo do marketing, compreender o comportamento do consumidor é fundamental para o...

    Marketing de Conteúdo Efêmero: A Arte do Aqui e Agora

    No mundo acelerado do marketing digital, a capacidade de capturar a atenção do público...

    Estratégias de marketing de conteúdo evergreen: criando conteúdo duradouro

    O marketing de conteúdo evergreen é uma estratégia valiosa e duradoura para aumentar a...

    Personalização e segmentação no merchandising online: como oferecer uma experiência de compra mais relevante

    No mundo acelerado do comércio eletrônico, onde a concorrência é feroz e a atenção...

    Marketing para Pequenos Negócios: Estratégias eficazes para criar visibilidade e atrair clientes

    No mundo altamente competitivo dos negócios, as pequenas empresas muitas vezes enfrentam desafios significativos...

    Medindo o ROI de suas campanhas de marketing: métricas essenciais

    Hoje em dia, todas as empresas investem em marketing para expandir seus negócios e...

    Automatização de E-mail Marketing: Maximizando a Eficiência e Personalização

    No mundo digital atual, o e-mail marketing permanece como uma ferramenta essencial para empresas...

    Segmentação de E-mails: Como Personalizar Campanhas para Melhorar Taxas de Conversão

    Na era digital, o e-mail marketing continua sendo uma ferramenta poderosa para engajar clientes...

    Mais como este

    Gestão e Planejamento de Campanhas Promocionais: Entenda Melhor
    Na prática, isso significa ter um maior controle e noção sobre as ações desenvolvidas, organizar os recursos que serão utilizados e, principalmente, saber (de antemão), os possíveis impactos da campanha sobre a marca. E tudo isso vai ajudar a garantir não apenas o sucesso da campanha promocional, mas também a aferir o nível de retorno dos seus investimentos.
    Ebook Gratuito