Blog BeC Inteligência
Mais

    O que os Homecenters precisam fazer para se diferenciar no Merchandising.

    publicado em

    Promo MKT Report

    Qual dos três pontos de venda dessas lojas de materiais de construção te chamou mais atenção?

    Homecenter

    Não é segredo para ninguém que o varejo de Homecenter e materiais de construção vem sofrendo uma vasta pressão competitiva nos últimos anos, devido à retração econômica que esse setor sofreu nos últimos anos.

    Mesmo com esse cenário, o primeiro semestre de 2017 teve um respiro para embalar o fôlego do restante do ano, registrando uma alta de 6% nas vendas de janeiro a maio.

    Neste contexto, o preço, a conveniência, e promoções continuam sendo as principais estratégias do varejista, porém já não são mais elementos fortes para se diferenciar do seu concorrente, como antes.

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    Ao enfrentar essa crise, e uma concorrência competitiva em busca de atrair consumidores que não aceitam ficar em filas enormes, ou ter experiências ruins de compra, ou péssimo atendimento, o varejo nesse sentido precisa acordar, e se transformar.

    Pare um instante, e reflita sobre a sua gestão corporativa: O que eu tenho feito para encantar e me diferenciar dos meus concorrentes? Será que estou sendo inovador? O que o meu Shopper espera do meu ponto de venda?

    É preciso buscar outros valores para o seu cliente comprar de você, além do preço.

    Afinal um dado antigo, lá de 2009, já nos apontava que 71% dos shoppers desse setor tinham a decisão de compra no ponto de venda.

    As 3 figuras e minhas experiências em Homecenters.

    Quando eu vou em um homecenter, a sensação que eu espero sentir é um entusiasmo de imaginar cada produto dentro da minha casa, pois estou em busca de realizar o sonho de ter a casa dos meus sonhos e do meu jeito. Mas quando chegamos em algumas lojas, o que encontramos é desorganização, uma bagunça nas categorias, alguns pontos extras com materiais básicos que não se vende pela exposição, e gera uma impressão “grosseira da loja”.

    É claro que não é o caso das lojas das figuras acima, pois essas três fotos representam três gigantes do setor, mas que também precisam pensar no gerenciamento de suas categorias.

    Loja 1 – Do encantamento aos insights de decoração

    Do encantamento aos insights de decoração

    É o tipo de loja que você realmente se sente dentro de um sonho da casa perfeita, eles conseguiram criar o mapa do tesouro, onde a ambientação da loja e o gerenciamento das categorias estão sincronizados fazendo você percorrer todos os setores da loja para sair no final da loja, e no meio do percurso ir adicionando itens de decoração que nem estavam inclusos no seu orçamento, através da criação de pequenos espaços decorado, exemplificando o uso do produto e te dando várias possibilidades de decoração que você não havia pensado antes.

    Loja 2 – Foco no Atendimento

    Foco no Atendimento

    Nessa loja não há muitas opções de ambientes decorados, é como se fosse um galpão grande onde não há divisão de ambientes, e sim um espaço todo aberto, em que suas gôndolas baixas te dão a visão de toda a loja, te orientando aonde ir.

    Essa ambientação é funcional aos shoppers práticos, que já tem o foco do que quer, e vai direto ao ponto. É um pouco ruim para loja, pois pode deixar de vender outros itens.

    Mas acredito que o foco da venda nessa loja é o atendimento, que logo se prontificou a me ajudar, e ainda conta com promotores das próprias marcas.

    Loja 3 – Ambiente Sazonal

    Ambiente Sazonal

    A pequena ambientação dessa loja fica logo na entrada e nos chama atenção por aproveitarem as datas comemorativas para fazer um ambiente sazonal.

    Com certeza é uma ótima ideia para alavancar as vendas desses produtos aproveitando o período, ainda mais que loja de construção tem a tendência de um público mais masculino.

    O layout da loja com a disposição de corredores, nos lembra um supermercado, além de alguns cartazes feitos à mão, que também nos lembra o varejo alimentar, sua diferenciação no quesito ambiente, é que há gôndolas e ambientes feitos pelas próprias marcas com atendimento exclusivo delas.

    Com certeza a loja que mais me chamou atenção foi a loja 1, o processo de encantamento através da ambientação e do merchandising, é o que me fidelizou.

    E por isso eu reforço 3 dicas a seguir, que serve para todas e irá ajudar o varejo de homecenter a se movimentar.

    A importância de conhecer o seu Shopper

    Conhecer o shopper e os indicadores que influenciam as suas decisões, conhecendo profundamente o seu estilo de vida, é fundamental para criar a melhor experiência de compra, e a melhor experiência em suas ações promocionais.

    Hoje em dia, há ferramentas que possibilitam a gestão de dados dessas informações, o que possibilita uma análise profunda, e que te dá o entendimento granular de variáveis, tornando possível uma tomada de decisão mais rápida e assertiva.   A pesquisa do Shopper segundo Cristina Lopes, em nos permite:

    “Gerenciamento por Categorias – Como colocar nas prateleiras da sua loja os produtos certos para seus clientes”

    • Entender o sistema de decisão que leva ao ato de compra;
    • Entender melhor como um Shopper “entra” em uma categoria;
    • Entender como ele deseja que a loja seja organizada.

    Gerenciamento por Categorias

    O gerenciamento por categorias já é utilizado há muito tempo, principalmente no varejo alimentar, em que consiste em um método de gestão de uma categoria de produtos, visando atender as necessidades do shopper, facilitando o processo de compra.

    O objetivo central é potencializar as vendas de produtos dispostos de forma organizada e atraente aos olhos do consumidor, e isso só é possível com a união da indústria com o varejo, para que ambos criem soluções para melhor atender o seu shopper.

    PowerBI

    Nesse caso, a dica vale para todas, a presença das marcas, de pesquisas, e de gerenciamento nesse sentido, serve para todas as lojas que visitei.

    Para quem quiser saber mais sobre o assunto, eu indico o livro citado acima, da Cristina Lopes – Gerenciamento de Categorias: Como colocar nas prateleiras da sua loja os produtos certos para seus clientes.

    Merchandising e Ambientação

    A frase

    “o que os olhos não vêem, o coração não sente”

    nunca fez tanto sentindo como em minha experiência de Homecenter. Não adianta, nós compramos com os olhos do encantamento, com os elementos sensoriais, com a diferenciação, e ter um merchandising bem executado nesse sentido faz toda diferença.

    Quanto mais agradável o shopper se sentir dentro de uma loja, ele vai permanecer lá e consumir mais, essa lógica é simples, e muitas lojas não executam em seus homecenters.

    Por mais que o maior público desse setor é predominantemente masculino, as lojas que já entenderam a potencialidade da ambientação e merchandising, acabam atraindo muito mais o público feminino para essas lojas, e investindo em ações potenciais para ambos os públicos.

    “Ou você é o primeiro a implantar uma solução, quebras as barreiras internas, e encantar o seu cliente, ou você copia os outros e não ganha o elemento de diferenciação perante seus clientes. Deve-se pensar CLIENTE!” 

    – Cristina Lopes.

    Tem alguma experiência bacana como a minha para compartilhar? Deixe um comentário!

    Carlos Brandão
    Carlos Brandão
    Manager Brasil da BeC Inteligência e o CTO da Insighttech e da Leaderx. Ele ajuda a criar aplicativos, sistemas web e business intelligence usando processos ágeis e trabalhando com uma equipe dedicada de engenheiros de software. Ele tem mais de 14 anos de experiência nesta área.

    Artigos Mais Recentes

    Desafios e oportunidades da indústria 4.0 para pequenas e médias empresas

    Neste artigo, vamos explorar como as PMEs podem navegar nesses mares turbulentos da Indústria 4.0, enfrentando os desafios e capitalizando as oportunidades.

    Estratégias para aprimorar a gestão de cadeia de suprimentos na indústria

    Neste artigo, exploraremos estratégias para aprimorar a gestão da cadeia de suprimentos, impulsionando a eficiência operacional e a lucratividade.

    Experiência do cliente: fidelização através da satisfação

    A experiência do cliente é um fator cada vez mais relevante no cenário empresarial...

    Marketing de Retenção: Além da Aquisição de Clientes

    No mundo do marketing, a aquisição de clientes costuma ser o foco principal das...

    Neuromarketing: Compreendendo e Influenciando o Cérebro do Consumidor

    No vasto mundo do marketing, compreender o comportamento do consumidor é fundamental para o...

    Marketing de Conteúdo Efêmero: A Arte do Aqui e Agora

    No mundo acelerado do marketing digital, a capacidade de capturar a atenção do público...

    Estratégias de marketing de conteúdo evergreen: criando conteúdo duradouro

    O marketing de conteúdo evergreen é uma estratégia valiosa e duradoura para aumentar a...

    Personalização e segmentação no merchandising online: como oferecer uma experiência de compra mais relevante

    No mundo acelerado do comércio eletrônico, onde a concorrência é feroz e a atenção...

    Marketing para Pequenos Negócios: Estratégias eficazes para criar visibilidade e atrair clientes

    No mundo altamente competitivo dos negócios, as pequenas empresas muitas vezes enfrentam desafios significativos...

    Medindo o ROI de suas campanhas de marketing: métricas essenciais

    Hoje em dia, todas as empresas investem em marketing para expandir seus negócios e...

    Mais como este

    Trade Marketing Guia Completo para o PDV
    Para entender tudo sobre trade marketing e como ele pode impactar o seu negócio, não deixe de ler este guia completo sobre o assunto!
    Ebook Gratuito