Faça do seu merchandising o melhor

Faça do seu merchandising o melhor

O famoso Merchandising o melhor acontece no local de compra: quando a pessoa vai, por exemplo, até o mercado com a sua listinha de compras, mas é atingido por ações que a convence a comprar algo que não estava previsto, por conta da ação de marketing posta naquele item.

A interação do merchandising

Pode ser crucial para a compra do chamado “shopper”, tornando a experiência algo divertido e diferenciado. Por isso, uma boa ação de merchandising é aquela que chama atenção em algum espaço de compra e faz com que os compradores se aproximem com mais interesse.

Por vezes é mais difícil conquistar os olhares e a compra, principalmente se é um produto diferente do que a maioria está acostumada.

Merchandising o melhor no Autosserviço

Contudo, como o autosserviço aumentou nos últimos tempos, o merchandising no PDV também evoluiu. Por vezes as pessoas compram por impulso, seduzidos pelas ações nesses locais, independente de se tratar de bens de consumo ou qualquer outro gênero.

O merchandising levará o produto ao consumidor, figurativamente, dessa forma, é diferente da propaganda que faz exatamente o oposto: leva o consumidor ao produto. Pode ter uma intervenção no PDV, ou uma ação e foco de propaganda ou degustação.

A experiência do merchandising

O merchandising convence a comprar através da experiência, visualização e, às vezes, uso do produto. Mas, os estudos mostram que mais de 80% das decisões de compra ocorrem no PDV, uma média alta que justifica um investimento ideal em ações de merchandising. Outro estudo realizado na área afirma que as ações de merchandising em PDVs aumentam as vendas em 20%, em média.

No momento em que a pessoa enfrenta um item que não estava previsto, se a relação custo-benefício for bem feita, assim como a divulgação do produto, a compra certamente será feita.

promotores de merchandising

Qual público-alvo?

Outro fator importante é focar a ação no público-alvo. Portanto, se é algo que geralmente é mais consumido pelos jovens, inserir atividades que são mais comumente realizadas por eles ou mecanismos digitais pode atrair mais atenção. Nem sempre o que é interessante para um público será para outro, daí a importância de analisar e filtrar as ações específicas de cada grupo e público.

Se o produto é para crianças, é interessante colocar alguns jogos rápidos ou desenhos que atraem a atenção, por exemplo. Se o produto estiver relacionado à alimentação saudável, também é possível criar uma ação usando elementos sustentáveis.

Em outras palavras, a maneira como a ação interage com seu público é o segredo do merchandising. A intenção é fazer com que o “comprador” desvie o foco da sua compra e caminhe para a ação da mercadoria, além de se interessar pelo produto.

Boas ações de Merchandising

Atualmente, boas ações de merchandising podem ser vendidas, por exemplo, nas mídias sociais e amplificar seu impacto. É lógico que é muito bem construído e requer mais investimento. Por outro lado, ações simples, mas bem pensadas também têm um ótimo efeito de compra.

Como podemos te ajudar no seu Merchandising

Independentemente da ação e do produto que você comercializa, nós da BeC podemos te ajudar em suas ações de marketing e merchandising.

Desde 2009, nosso foco é encontrar recursos inteligentes na área para gerenciar as informações necessárias para ações no ponto de venda.

Conheça nossas soluções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trade Marketing Guia Completo para o PDV
Para entender tudo sobre trade marketing e como ele pode impactar o seu negócio, não deixe de ler este guia completo sobre o assunto!
Ebook Gratuito