Visitamos um PDV diferente, o Mercadão Municipal de São Paulo. Você já parou para pensar no que torna o mercado tão atraente para São Paulo e para os turistas, embora às vezes você gaste mais do que indo a uma feira comum?
Quero compartilhar com vocês agora, seis estratégias que analisei no Mercadão, e que podem ser facilmente aplicadas, pois são muito bem planejadas para o seu público-alvo.
1ª Estratégia > Tenha uma história para contar
O mesmo prédio que foi inaugurado em 1933 e sua localização perto da movimentada Rua 25 de março já tem uma história rica em si.
No Mercadão, nos remete ao sentimento de participar de um pedacinho dessa história, da observação da arquitetura e do vitral estilizado.
Ao criar uma história para seu público, as pessoas gostam de ouvir histórias e têm histórias e momentos para levar essa experiência, é isso que o encantamento gera.
2ª Estratégia > Produtos exclusivos
O Mercadão se diferencia por trazer frutas e produtos exclusivos muito bem selecionados que não encontramos em nenhum supermercado. Produtos específicos e importados, que despertam sua curiosidade em pelo menos tentar.
Aumentar a variedade de produtos ou trabalhar com uma linha exclusiva e orgânica, e ainda assim é diferente porque a está vendendo, pensando em um público específico, escapando da curva e as pessoas vão procurar para que seja uma boa maneira para se diferenciar do seu concorrente.
3ª Estratégia > Diferenciação
O Mercado Municipal de São Paulo também é famoso por ter atrações gastronômicas que tornaram o mercado famoso, como o sanduíche de mortadela e o bolo de bacalhau.
Esses dois produtos atraem muitos clientes para experimentá-lo com a reputação criada de que eles são os melhores da cidade.
Você precisa descobrir o que diferencia o seu produto, para poder criar essa fama no mercado e levar as pessoas a consumir novamente, comprar, porque elas sabem que você é o único que oferece essa experiência.
4ª Estratégia > Exposição
A exposição dos produtos no Mercadão é o que mais nos encanta, são produtos impecáveis e montados de maneira simples, mas marcante. Tudo é muito bonito, colorido, alinhado e organizado.
O principal cuidado com qualquer produto é sua exposição, é um dos grandes incentivos à compra por impulso e ainda evita o desperdício de alimentos em 30%, segundo o Supermercado Moderno. Portanto, é essencial que o promotor saiba como expor corretamente seus produtos.
5ª Estratégia > Degustação
Depois de ver tudo isso lindo e maravilhoso exposto, eles ainda fazem o que? Degustação. Você come aquelas frutas lindas e exóticas que os vendedores / assistentes jogam para experimentar. Conquiste o cliente pelo paladar, promovendo a experiência, além de dar visibilidade ao produto, lealdade ao cliente.
Ações de marketing promocional, incluindo degustação, são excelentes ferramentas de interação no ponto de venda, trabalham para despertar o senso do consumidor e tirar proveito das vendas no ponto de venda. Um dos fornecedores que me atendeu me disse que o produto oferecido na degustação tem uma venda triplicada.
6ª Estratégia > Foco e atenção personalizada
Quando entrei no Mercadão, fui abordado por um vendedor, que muito bem me jogou em sua loja para me oferecer uma degustação de Támara marroquina com morango, essa combinação é uma delícia.
A conversa vai, conversa vem, ele me disse que em 10 anos de mercado o que mais diferencia os concorrentes é definitivamente o foco, a atenção e, claro, a qualidade e a seleção das frutas, que ele sabia explicar a expiração, o origem, detalhes específicos que seduzem, como discutimos, o que me deu um pouco mais de cinco frutas diferentes para experimentar.