Blog BeC Inteligência
Mais

    Empreendedorismo digital e gestão de startups

    publicado em

    Promo MKT Report

    Cada época tem as suas tendências mais promissoras. Hoje, o empreendedorismo digital é uma das principais. 

    No entanto, não deve ser visto apenas como uma tendência, afinal, está trazendo impacto direto aos modelos de serviços e negócios, demandando alta atenção, principalmente para quem deseja iniciar uma jornada para empreender com startups.

    Os negócios contemporâneos podem se basear totalmente na tecnologia, o que dá margem para o surgimento das chamadas startups.

    Esse modelo de negócio representa uma parcela muito importante do empreendedorismo aplicado à internet.

    Para completar a equação, há o chamado e-commerce, mercado em que as empresas comerciais podem se inserir para conseguir visibilidade e conversões, promovendo lojas virtuais.

    Leia o texto a seguir para entender cada um desses conceitos, como eles se entrelaçam e muito mais!

    PromoMKTReport

    Você sabe o que é empreendedorismo digital?

    A base do empreendedorismo digital é concentrar todas as frentes do negócio no ambiente virtual.

    Performances online, exposições de museus tradicionais por meios virtuais, até visitas a grandes cidades por meio de ferramentas computacionais, e-commerces e até infoprodutos são exemplos de empreendedorismo digital.

    Nesse sentido, até mesmo cursos de consultoria empresarial e conferências que passam a ser realizadas virtualmente, desde que estabelecidas enquanto produtos e serviços, se mostram como modelos mais tradicionais de negócios online, sendo muito procurados na internet.

    Ou seja, há muitas oportunidades a serem exploradas neste ramo. Basta ter uma ideia inovadora ou diferencial, e meios de desenvolver uma plataforma de excelência para executar essa atividade.

    Além de, é claro, saber se deseja inserir nos modelos de negócio populares na internet, como o e-commerce e qual a necessidade do público em relação a essa demanda que pretende oferecer.

    Um panorama do e-commerce

    O comércio eletrônico no Brasil vem crescendo bastante nos últimos anos. As regiões do país que mais consomem são o sudeste, o nordeste e o sul.

    No primeiro trimestre de 2021, para se ter uma ideia, o e-commerce cresceu 57% mais que o mesmo período de 2020.

    Inclusive, um relatório da NeoTrust mostra que o faturamento dos empreendimentos virtuais alcançou a marca de 35 bilhões de reais em 2021.

    Então, a tendência é que o comércio eletrônico cresça cada vez mais no futuro próximo, o que deve animar empresas de energia solar em Fortaleza, ou qualquer que seja o segmento escolhido, a adotar esse modelo.

    Outro dado interessante a se considerar é que as compras feitas por celular representam 41% do volume de transações online no Brasil. Em outros países, por exemplo na Europa e na Ásia, esse número sobe para mais de 50%.

    Assim, espera-se que o uso de smartphones para compra de produtos e serviços aumente ainda mais nos próximos anos.

    Comportamento e expectativa de compra

    Muitas marcas ainda lutam para manter a mesma excelência em diferentes canais, que é o requisito do conceito moderno de omnichannel.

    Isso porque os consumidores procuram cada vez mais boas experiências em oportunidades cada vez mais integradas, sem que existam diferenças.

    Ou seja, o nível de serviço e as informações fornecidas devem ser consistentes em todos os pontos da jornada, sendo eles:

    • Tirar dúvidas;
    • Finalizar o pagamento;
    • Fazer a entrega;
    • Fazer o pós-venda.

    A logística é outro elemento fundamental do e-commerce e o tempo de entrega é um dos fatores que influenciam esse processo.

    Atraso prolongado no recebimento de mercadorias não é mais aceitável. 

    Além disso, com a recente chegada ao mercado de aplicativos que prometem entrega em minutos, o e-commerce brasileiro deve estar sentindo a pressão dos consumidores.

    De fato, um menor tempo de entrega de vending machines será um importante diferencial competitivo nos próximos anos.

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    O que é gestão de startups?

    As informações que trouxemos até agora são essenciais para saber se posicionar bem na web. Mas falta saber do que se trata a chamada gestão de startups.

    Ela nada mais é do que o conjunto de práticas que um gestor precisa adotar para gerenciar toda uma empresa.

    O grande diferencial é que as startups se relacionam diretamente com soluções tecnológicas e virtuais.

    Cabe ressaltar que o modelo de negócios de uma startup é diferente. 

    O foco não está necessariamente no produto, mas no valor e, portanto, no lucro. Além disso, objetiva-se trazer novas soluções para algumas necessidades do público.

    Em outras palavras, como o insulfilm janela residencial resolve os problemas dos clientes de forma lucrativa.

    Muitas vezes, o desafio de um modelo de uma startup é criar algo inovador ou adaptar um modelo de negócio a uma área específica.

    Assim, criar uma startup significa romper com a tradição. Não há como saber se uma ideia de negócio ou projeto realmente terá sucesso. Ou seja, o caminho a seguir e os passos que o empreendedor deve dar serão mais incertos.

    Mas é necessário mensurar o potencial de necessidade e demanda em relação ao público. Confira algumas dicas para se sair bem na gestão de uma startup a seguir.

    1. Use métodos ágeis

    Não há dúvidas de que agilidade é o destaque de uma startup. 

    É com essa palavra, com um grande significado, que uma empresa de portaria com um projeto de startup pode crescer mais rapidamente.

    Quando sua equipe é pequena e o negócio está apenas começando, simplificar os processos e colocar paixão nas atividades pode ser uma ótima estratégia.

    No entanto, quando um negócio começa a crescer, é fundamental que sejam praticadas boas técnicas de gestão de startups.

    Dessa forma, a maioria dos problemas não atrapalha o desenvolvimento dos planos. 

    Assim, é possível começar a pensar em metodologias ágeis, que considere etapas para a conclusão de um projeto.

    2. Atente-se à cultura organizacional

    Na maioria dos casos, as equipes desse tipo de negócio costumam ser muito compactas e exigem mais refinamento.

    Então, para saber aplicar as metodologias corretas na gestão de startups, é preciso acompanhar o tamanho da equipe formada para cada finalidade.

    Quanto mais pessoas envolvidas no mesmo nicho, mais difícil pode ser definir o papel de cada uma delas, principalmente em atividades mais reduzidas.

    Tudo isso pode afetar negativamente a missão como um todo. Até mesmo comprometer a agilidade e a produtividade dos membros.

    Portanto, garantir que todo o time da consultoria tributária esteja com as ideias alinhadas e conviva bem é de suma importância para o sucesso da startup.

    3. Aposte na transparência

    Sem dúvida, um dos métodos de gestão mais eficazes e funcionais é a transparência total. Com isso, é possível trabalhar de forma favorável à integração e alinhamento de todos os colaboradores.

    Mantê-los informados de tudo o que está acontecendo é a chave para o sucesso.

    A gestão de startups deve procurar fornecer clareza sempre que possível, estabelecendo metas, resultados e decisões a serem tomadas. Assim, todos podem trabalhar juntos para o mesmo objetivo.

    Além disso, definir a velocidade e o ponto de partida também é importante para produzir melhores resultados.

    Isso permitirá que os funcionários se sintam envolvidos no projeto, além de possivelmente promover a conformidade de expectativas e comportamentos.

    Essa abordagem incentiva cada pequena parte da empresa a se concentrar cada vez mais na busca de resultados, promovendo o aumento da produtividade e o sentimento de pertencimento.

    PowerBI

    4. Separe os times em squads

    Se você deseja gerenciar bem a empresa de instalação de energia solar, as divisões dentro da equipe devem ser muito bem definidas e os objetivos também.

    Uma maneira de fazer isso é organizar as equipes em squads.

    Graças a essa pequena técnica, os processos ficarão muito mais naturais, facilitando o entendimento de todos os atores, permitindo uma coordenação mais próxima entre os integrantes da startup e equipes mais eficientes e diversas. 

    Isso intensifica o crescimento contínuo da instituição, pois tem como base juntar profissionais com diferentes conhecimentos técnicos para colaborarem no desenvolvimento de processos/projetos específicos.

    Quando cada equipe se concentra em uma tarefa específica, seja um problema ou o desenvolvimento de um novo sistema, a cooperação será suficiente para derrubar quaisquer barreiras. 

    Benefícios da gestão de startups e oportunidades para colaboradores

    As startups têm funcionamento distinto das empresas tradicionais. A começar que o local de trabalho é mais dinâmico.

    A atuação em uma startup demanda mais integração entre colaboradores de uma mesma equipe.

    Isso significa que o profissional não se limita apenas à própria ocupação, mas participa de todo o processo, seja em maior ou menor grau em cada etapa. Conheça os benefícios da gestão de startups nos tópicos a seguir.

    Aprender rapidamente

    Negócios baseados na internet se expandem muito rapidamente. Nesse contexto, saber como e quando experimentar é a melhor forma para aprender e desenvolver novas habilidades.

    Uma startup incentiva o colaborador a sair da zona de conforto. As mudanças contínuas fazem com que sempre haja novas técnicas, tecnologias e conceitos a aprender e dominar.

    Você vai absorver muitas informações que vão te desenvolver profissionalmente e até mesmo na sua vida pessoal.

    O ponto é, em uma startup, ninguém fica limitado a apenas uma área: todos influenciam os rumos do preço instalar energia solar e podem desenvolver outras competências.

    Fazer networking

    Muitas vezes devido ao alto contato, as equipes compartilham frustrações, conquistas e crescimento juntos.

    Isso também significa compartilhar e estabelecer relacionamentos importantes para o sucesso e longevidade da carreira, inclusive com outros parceiros e influenciadores do negócio.

    Uma parcela muito considerável de negócios digitais são startups. Desse modo, quem atua em uma delas obtém chances de marcar presença em eventos e reuniões da área.

    Uma vez nesses lugares, é o momento de trocar ideias com outros colegas e fazer networking. Assim, você estará abrindo mais portas e se fazendo evidente no mercado.

    Usar a criatividade

    Ser criativo é uma característica muito desejável aqui. Afinal, o dia a dia é repleto de questões que demandam soluções e eficiência.

    O perfil de toda a equipe costuma ser semelhante. Então, uma vez trabalhando em conjunto com pessoas criativas, você também aprimora sua própria criatividade.

    Sempre há oportunidades para explorar ainda mais ideias inovadoras. 

    Sendo assim, se você se reconhece como alguém criativo e gosta de utilizá-la, as startups são o lugar perfeito para você como profissional.

    Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Ideal Marketing
    Ideal Marketinghttps://www.idealmarketing.com.br/
    O Ideal Marketing é a plataforma de automação de marketing digital mais completa do mercado. O blog possui conteúdos ricos e diversos sobre Marketing Digital, Gestão e Negócios.

    Artigos Mais Recentes

    A Importância do Marketing Promocional na Estratégia de Lançamento de Produtos

    O lançamento de um novo produto no mercado é um dos momentos mais críticos...

    Como Criar Campanhas para Datas Comemorativas  

    O marketing promocional sazonal é uma estratégia poderosa que permite às marcas capitalizar sobre...

    Cuidados e Prevenção: Como Proteger sua Casa Durante Temporais

    Os temporais podem causar danos significativos às residências, desde infiltrações até perda total. Com...

    E-commerce e Inteligência Artificial: Como Usar Dados para Vender Mais

    Nos últimos anos, o e-commerce passou por uma transformação radical devido à tecnologia e...

    Como a Experiência do Cliente Define o Sucesso no E-commerce

    A popularização do e-commerce revolucionou a forma como os consumidores interagem e realizam compras....

    Digitais: Tendências que Moldam o Futuro do E-commerce

    O e-commerce está se transformando rapidamente, impulsionado por inovações tecnológicas e mudanças no comportamento...

    Como adaptar suas campanhas de marketing digital para a geração Z

    A Geração Z, composta por jovens que nasceram entre 1997 e 2012, está rapidamente...

    Como implementar uma estratégia de omnichannel no seu negócio

    Nos últimos anos, a experiência do cliente se tornou um dos principais diferenciais competitivos...

    O impacto das avaliações online nas decisões de compra

    Em um mundo cada vez mais digital, a forma como os consumidores realizam suas...

    A importância das redes sociais no marketing digital

    Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram uma parte fundamental do cotidiano das...

    Mais como este