Como fazer uma boa estratégia de Marketing Promocional

Como fazer uma boa estratégia de Marketing Promocional

Uma das modalidades mais antigas para a divulgação de um determinado produto, marca ou serviço é o marketing promocional. Além, que continua firme e forte há muitos anos e ainda se revitaliza a cada momento movido pelas novidades que a tecnologia e a conectividade trazem nos dias de hoje.

Mas ao contrário do que se possa pensar, o marketing promocional não se restringe apenas ao apelo direto ao consumidor.

Além disso, também pode movimentar internamente as equipes de vendas para conseguirem resultados mais relevantes e maior lucratividade para a sua empresa.

Portanto, saiba como fazer uma boa estratégia de marketing promocional e veja suas vendas se multiplicarem rapidamente:

1) Marketing promocional: interação é a chave

shopper

Sendo assim, na busca por construir a imagem de uma marca, a interação entre a empresa e seu público alvo é indispensável.

E assim, obterá reconhecimento e reputação diante do mercado consumidor.

Resultado é que com o marketing promocional é possível estabelecer uma relação de confiança e conhecimento mútuo entre empresa e clientes.

Assim, sendo essencial para a penetração de novos produtos em determinados mercados.

É que grande parte das ações do marketing promocional se dá nos pontos de venda. Ou seja, local de contato direto entre forças de vendas e merchandising ao público consumidor.

Por isso, os vendedores, atendentes, recepcionistas e todo profissional que trabalha diretamente com o público devem ser parte ativa dessa estratégia de marketing promocional, para fortalecer o conceito da campanha e conferir unidade nas ações de todos os colaboradores diante dos seus clientes.

2) Integre seu marketing promocional em vários canais

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No entanto, o ideal é utilizar ações que se desdobrem em mais de um ambiente para envolver positivamente o consumidor e ainda alcançar vários objetivos simultaneamente.

Um bom exemplo são as ações das marcas de chocolate, que dividem suas promoções entre marketing outbound (o marketing tradicional, por assim dizer), customização do PDV, abordagem de promotores que ajudam a vender o produto e explicar a mecânica da promoção aos clientes, tudo isso junto com marketing digital e interações em redes sociais.

Nesses casos específicos, além de promover um apelo adicional para a venda diante da sua concorrência, ações integradas de marketing promocional.

O importante, que ainda podem cativar um novo consumidor e coletar seus dados pessoais, através do cadastro necessário para participar de um sorteio ou algo do tipo.

3) O marketing promocional tradicional

Portanto, entenda a diferença entre Marketing tradicional e Marketing Digital isso te ajudará a definir uma excelente estratégia a sua ações e projetos: 

A famosa distribuição de brindes marca presença não apenas no momento que o cliente recebe o mimo, mas também em todas as vezes que for utilizado depois.

Além de agregar valor para a marca ao oferecer um presente útil (como agendas, mochilas e blocos de notas, por exemplo) isso ainda demonstra cuidado e preocupação com a satisfação de clientes e fornecedores.

Portanto, demonstrações e degustações no ponto de vendas são técnicas excelentes para ativar a inserção de determinado produto em novo um mercado consumidor.

Certamente, ofertas são quase onipresentes em qualquer tipo de negócio e costumam alavancar as vendas.

Os incentivos internos, por sua vez, servem para mirar o marketing promocional internamente, motivando sua força de vendas a conseguir resultados cada vez mais relevantes.

A estratégia de marketing promocional é vasto e há muito o que aprender sobre como realizar ações de impacto positivo no mercado.

Se você tem algo a acrescentar ou tem alguma dúvida sobre o artigo de hoje, faça sua pergunta no campo de comentários e terei prazer em ajudar.

6 comentários em “Como fazer uma boa estratégia de Marketing Promocional”

  1. Edson Luis Almeida Machado

    Parabéns pela matéria.
    Aliado a essas ações o preço sempre é o fator principal para que realmente o cliente sinta uma vantagem em experimentar algo novo. Não deixando assim margem para que se sinta enganado ou que está pagando o benefício através de um preço oculto.
    Abraço!

  2. Boa noite Carlos Brandão fazia tempo que não lia em texto como e incrível o seu conhecimento no assunto Como fazer uma boa estratégia de Marketing Promocional, agradeço imensamente a esse portal pelas dicas que são muito boas e vai ajudar a muitas pessoas post simples e bem estruturada, fácil leitura e compreensão Carla Arantes https://www.brindesgrafica.com.br continue a fazer o que está fazendo! sua mais nova seguidora.

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Na prática, isso significa ter um maior controle e noção sobre as ações desenvolvidas, organizar os recursos que serão utilizados e, principalmente, saber (de antemão), os possíveis impactos da campanha sobre a marca. E tudo isso vai ajudar a garantir não apenas o sucesso da campanha promocional, mas também a aferir o nível de retorno dos seus investimentos.
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