Certamente, uma boa gestão do ponto de vendas é capaz de alavancar vendas e auxiliar na gestão de outras áreas como o estoque, por exemplo.
Portanto, trata-se de um modelo de gestão sistemática em que são definidos processos para a melhoria progressiva do desempenho do PDV.
Em outras palavras, veja os pontos de destaque que os gestores precisam observar.
1) Presença e visibilidade para uma boa gestão do ponto de vendas
Por isso, 70% das decisões de compra acontecem no ponto de venda e 55% delas são tomadas por impulso. Sendo assim, é possível determinar que se o produto não estiver presente, não será vendido.
Agora entra a visibilidade, aonde o produto pode até estar presente, mas não está visível ao público e pode demorar para ser vendido.
No entanto, veremos o exemplo de um supermercado, onde a venda de um produto está relacionada a maneira como ele é exposto na prateleira.
Como resultado, as vendas aumentam em até 50% quando os produtos são expostos corretamente na prateleira.
E podendo chegar até 80% quando a exposição é triplicada.
2) Cuide do estoque do ponto de vendas
O estoque também é importante, pois de nada vale ter uma exposição linear se não há estoque para suprir a nova demanda.
Por isso que começa na própria prateleira que exige pelo menos três produtos iguais atrás do primeiro produto exposto. Portanto, é o suficiente para que o produto não desapareça e seja vendido ao longo do dia.
Sendo assim, presença, visibilidade e estoque são as três primeiras bases para uma gestão do ponto de venda eficiente.
Contudo, faz–se necessário agora colher todas as informações do cliente e da operação para potencializar a venda dos produtos.
Portanto, veja dicas profissionais para cuidar do seu estoque:
Como existem diferentes PDVs cuja sistemática não funciona como o supermercado do exemplo anterior, é preciso aperfeiçoar a estratégia conforme sua natureza e as necessidades do público.
Por isso, lojas de departamentos, concessionárias, lojas de roupas, de material escolar, de material construção, lojas de móveis e outras devem ter uma gestão fundamentada a metodologia em quatro bases, são elas: presença e exposição, posicionamento e visibilidade.
3) Presença e exposição
Outra coisa importantíssima na gestão do PDV (ponto de Vendas) é a forma como o produto é exposto fator determinante para a venda.
Assim, aqueles produtos que estão no início do local de exposição tendem a receber mais atenção pela maioria dos consumidores.
Portanto, produtos com maior necessidade de venda, aqueles que precisam sair mais rápido, os que estão a mais tempo no estoque e os mais caros devem vir à frente.
Além disso, os produtos semelhantes ou da mesma linha devem estar próximos e nunca intercalados.
4) Posicionamento de produtos para uma gestão do ponto de vendas
Sendo que em muitas situações, o consumidor entra no ponto de vendas e procura o vendedor para auxiliar na compra.
Assim, nesse contexto a decisão de compra está ligada às informações passadas e a consultoria desse profissional, que precisa estar atento as especificidades do produto.
Portanto, transmita segurança e as qualidades do produto vendido, da marca e do ponto de vendas para o vendedor por meio de palestras informativas, técnicas e motivacionais, realizadas no próprio PDV.
Além disso, visite a revendedores, fábricas, amostras grátis e descontos são imprescindíveis para desperta-lhes a segurança.
Ou seja, forneça material de apoio com as especificações, ficha técnica e diferenciais dos produtos, catálogos e folders, apresentando as aplicações do produto, ajudam na argumentação de vendas e na transmissão das informações ao consumidor.
Acima de tudo, preze por técnicas de bom atendimento e de resolução de conflitos podem ser interessantes para o treinamento dos vendedores e irão facilitar e muito a sua gestão.
5) Visibilidade dos produtos
Acima de tudo, ofereça uma visibilidade maior do produto em sua aplicação ou colocação para o cliente também é determinante para a boa gestão, receber o feedback e até mesmo para indicações futuras.
Certamente, tudo isso ocorre quando o PDV oferece demonstrações de uso do produto aplicado, test drive, degustações e outras práticas para auxiliar na tomada de decisão do cliente.
6) Aplicativo de Trade Marketing para Gestão do Ponto de Vendas
Por isso, a gestão do ponto de vendas é facilitada sempre com um sistema de Trade Marketing para Gestão do PDV, a exemplo do aplicativo Promo MKT Report da BeC Inteligência.
Portanto, com ele é possível saber dados sobre o desempenho do ponto de venda com o controle de todos os setores em um só lugar. Tudo para dar auxílio na tomada de decisão.
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