A vitória histórica do New England Patriots nos ensina importantes lições que o Super Bowl 51 nos trouxe para refletir no Live Marketing.
Para quem não conhece, o Super Bowl é o maior evento do futebol americano que define o título do campeonato da Liga Nacional de Futebol americano (NFL).
O confronto final ocorreu nesse último domingo, e teve como participantes nessa disputa New England Patriots x Atlanta Falcons que levou o título em uma virada histórica na prorrogação do jogo.
O Super Bowl não é uma simples final de campeonato, ele é considerado o maior “event day” do mundo. Essa final de campeonato conta com um show de intervalo que reúne vários artistas em grandiosos espetáculos que duram apenas 15 minutos. Já passou por esse palco, Michael Jackson, Beyoncé, Madonna, Katy Perry, U2, e esse ano foi a vez de Lady Gaga fazer as honras da casa.
Além disso, é um dos eventos mais caros, e com maior faturamento girando em torno de US$620 milhões, e ainda tem a maior audiência da Tv americana, por isso são os 30 segundos de comercial mais caro da publicidade mundial.
E se tem uma coisa que os americanos sabem fazer, é um evento. Por isso separei algumas lições que esse Super Bowl 51º nos ensinou e que pode ser aplicado no Live Marketing:
1) Promova experiência.
A liga de futebol americano (NFL) promove uma experiência de um final de semana inteiro de atrações para o público do Super Bowl, isso conta com festas, e uma grande estrutura que você passa o dia inteiro na NFL City, aproveitando para compras, shows ao vivo, alimentação e para se divertir com a família e amigos.
O intervalo maior do jogo que antes era uma pausa para ir ao banheiro, se tornou uma extensão do espetáculo, que é disputado por muitos artistas.
O Live Marketing precisa proporcionar uma experiência positiva e memorável ao seu público, e se inspirar em eventos como esse, nos traz insights de como aperfeiçoar nossos projetos.
2) Tenha precisão e Excelência na execução.
A precisão e execução do show do intervalo é um espetáculo montado em tempo recorde, já que tudo tem que acontecer e ser desmontado entre 15 a 20 minutos.
E foi tudo executado com excelência sem nenhum erro perceptível ao público, um show de tecnologia, de luzes, e coreografia, tudo sincronizado, e preciso.
Desde o brainstorm até a execução, montar um projeto bem planejado e que cumpre o que prometeu com uma execução perfeita, não há cliente que reclame.
3) Menos é mais, fato. São as lições que o Super Bowl 51 nos deixou
A cantora Lady Gaga não ousou em efeitos especiais, nem em grandes cenografias, optou por uma apresentação sem exageros, mas que não abalou a sua performance impecável, com direito a voos por cabo, coreografia da plateia que a executou de forma organizada, e a coreografia de drones que inovou o seu espetáculo.
No Live marketing sabemos que no momento do “show” tudo pode acontecer, então optar por ideias simples, sofisticadas e bem executadas te trará mais segurança, e menos possibilidades de erros, imprevistos e atrasos.
4) Ter foco e se adaptar a situações mais inesperadas das lições que o Super Bowl 51 trouxe.
A equipe de Tom Brady, New England Patriots, o time favorito do campeonato, estava perdendo a maior parte do jogo para o seu adversário Atlanta Falcons, os narradores já falavam em vitória do Falcons, ninguém acreditava em uma reviravolta, mas Tom Brady que é o cérebro do time, manteve o foco e se adaptou ao jogo do adversário para criar novas estratégias que viriam a levar o seu time a prorrogação e consequentemente a uma vitória épica do campeonato.
Quando imprevistos aparecem para derrubar o seu projeto ou evento, e parece que nada vai dar certo, é importante manter o foco e se adaptar a pensar em soluções inovadoras para que tudo dê certo no final.
5) Equipe unida, dá o melhor de si e não desiste.
Por mais que os narradores falassem que a derrota era fato consumado, o Patriots usou a união da equipe e a não desistiu até o último minuto, o que levou eles a ganharem o 5º título. O técnico Belichik declarou em entrevista após vitória histórica:
“Essa vitória é de todos eles, dos jogadores, que deixaram tudo no campo de jogo. O mérito é todos eles, que deram o melhor de si. A chave da nossa vitória foi nunca desistir, seguir lutando sempre, seguir competindo e fazendo o que sabemos fazer bem do começo até o final”.
Se sua equipe está unida e motivada, ela não desiste quando enfrenta problemas inesperados, muito pelo contrário vai encarar como um desafio, dando o melhor de si para não desistir até dar certo.