4 Cases de Live Marketing para se Inspirar

4 Cases de Live Marketing para se Inspirar

Conheça 4 cases de live marketing incríveis que vão te inspirar e mostrar uma nova perspectiva sobre ações de marketing promocional.

Resultado do Live Marketing é: O conjunto de atividades que proporciona interação viva entre marcas e pessoas, com o intuito de promover a aceitação e entendimento de produtos, serviços e propósitos.

Portanto, o live marketing (marketing promocional) é uma ferramenta poderosa na geração de percepção do valor de marca, fidelização e estreitamento de relacionamento com o cliente. E como resultado, gera excelentes resultados em vendas.

Por isso, na hora de decidir qual ação promocional realizar é preciso ter claros os valores que a marca quer comunicar e os objetivos de toda a estratégia comunicativa que será trabalhada.

Afinal, marketing promocional vai muito além de dar um brinde legal.

Enfim, veja alguns cases que foram sucessos para suas marcas e inspire-se!

1) Os mamíferos da Parmalat

Os Mamíferos da Parmalat
Os Mamíferos da Parmalat

Afinal, esse é um dos cases mais famosos do marketing nacional.

Por isso, a marca uniu elementos fofos com crianças e pelúcias em um argumento de grande apelo para seu público.

Com resultado de mais de 15 milhões de pelúcias distribuídas e um aumento de 80% no reconhecimento da marca no mercado de leite.

Ainda mais, a identificação com a promoção foi tão duradoura que, mesmo após o fim da promoção, muitas crianças da década de 90 foram fotografadas na pré-escola vestidas com fantasias de mamíferos como os da campanha publicitária da marca.

2) Os exemplos da Coca-Cola

Live marketing: Coca-Cola
Live marketing: Coca-Cola

No entanto, ações de Live Marketing (marketing promocional) são o forte da construção de marca da Coca-Cola.

Em 2015, por exemplo, a marca trouxe de volta as mini garrafas que foram sucesso nos anos 80 e viraram lenda urbana dessa geração.

Por isso, repaginando a promoção, a marca uniu outro sucesso junto ao seu público mais jovem, que foram os nomes estampados nas latas da Coca Zero – nessa nova ação, as mini garrafas poderiam ser personalizadas com 150 opções de nomes.

Ao mesmo tempo, a marca teve o cuidado de adequar suas promoções ao seu novo discurso.

Portanto, substituiu a troca de brindes por outras ações com o objetivo de reforçar a experiência de marca e criar vínculos afetivos com seus consumidores.

Por exemplo, desse novo posicionamento é a ação realizada na Copa do Mundo de 2014 que levou torcedores para entrar em campo com os jogadores.

Aliás, a garrafa ks da Coca – aquela de 290 ml – é um exemplo de uso incrível de um ícone na construção de identificação da marca e também já foi argumento em várias campanhas publicitárias e promocionais do refrigerante.

3) Omo e as experiências por trás do produto de limpeza

Omo live marketing: Por que se sujar faz bem!
Omo live marketing: Por que se sujar faz bem!

Ao passo que o sabão em pó Omo é outro exemplo de marca que sabe aproveitar bem as promoções para criar vínculos afetivos com os consumidores.

Em primeiro lugar, a pesquisa realizada pela Hello Research em 2014 colocou a marca como a mais lembrada pelos entrevistados e a que realizava as melhores promoções, junto com a Coca-Cola.

Anteriormente, entre suas ações mais famosas está “a camiseta viajante”, realizada em 2011, que desafiava crianças de diferentes lugares a realizarem atividades com muita sujeira usando uma mesma camiseta.

Bem como a ação “experimente coisas novas”, de 2010, que utilizava um GPS para encontrar seus consumidores.

Contudo, o desafio era contar que o produto relançado encontrava a sujeira nas roupas.

Ainda mais, que o forte dessas ações é que a marca usa argumentos afetivos para reforçar o valor de cada experiência do consumidor.

Portanto, deixando o produto aparentemente em segundo plano, mas como parte integrante da experiência.

4) Palitos premiados da Kibon

Enfim, assista o video deste case de live marketing que foi um sucesso nacional:

Enfim, o exemplo da ação promocional da Kibon “IPod no palito” mostra que é possível reeditar uma ação que foi bem aceita pelo público e aproveitar seu sucesso para fortalecer a experiência com a marca.

Porém, essa ação, realizada em 2008, era um releitura da promoção dos palitos premiados de Fruttare realizada pela agência Bullet.

Contudo, nessa nova campanha, o consumidor encontrava um iPod no lugar do picolé.

Como resultado, a ação resultou em um aumento de 31% nas vendas de Fruttare em relação ao ano anterior.

Por último, foram distribuídos 10 mil iPods em 90 mil pontos de vendas.

Apesar disso, a campanha ainda rendeu aos promocitários dois Leões de Bronze no Festival de Cannes de 2008, por sua inovação.

Tem mais algum exemplo de campanha bem-sucedida de live marketing e/ou marketing promocional? Conte pra gente e inspire mais amigos.

Conheça também o aplicativo de trade Marketing da BeC Inteligência especialista em desenvolvimento de App para o mercado de marketing promocional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão e Planejamento de Campanhas Promocionais: Entenda Melhor
Na prática, isso significa ter um maior controle e noção sobre as ações desenvolvidas, organizar os recursos que serão utilizados e, principalmente, saber (de antemão), os possíveis impactos da campanha sobre a marca. E tudo isso vai ajudar a garantir não apenas o sucesso da campanha promocional, mas também a aferir o nível de retorno dos seus investimentos.
Ebook Gratuito