Primeiramente, vender requer técnicas e habilidades específicas. Por isso, o profissional de vendas precisa se manter atualizado constantemente.
Ainda assim, muito se tem falado em melhorar o atendimento ao cliente, o que é extremamente importante. Mas oferecer bom atendimento não é suficiente para vender bem.
Portanto, aplicar as técnicas corretas de merchandising no ponto de venda é essencial para potencializar os resultados da empresa!
O que é merchandising, exatamente?
Merchandising é uma estratégia de marketing formada por um conjunto de técnicas que facilitam a comunicação de produtos ou serviços com o consumidor, de forma que ele se sinta mais propenso à comprar.
Sendo assim, explore especialmente a visão do consumidor como experiência sensorial.
Portanto, a ideia de merchandising surgiu na década de 30, quando os donos das lojas observaram que o cliente era muito mais atraído pelos produtos quando estes ficavam expostos nas vitrines.
Na época esse acontecimento foi um fenômeno, porque até então a venda era feita apenas por trás de um balcão, sem nenhum apelo visual.
Assim, nós da BeC Inteligencia somos especialista em desenvolvimento de App separou 5 técnicas de merchandising no ponto de venda para você começar a aplicar na sua empresa:
1. Manter as prateleiras sempre cheias
Diversos especialistas em marketing já comprovaram que manter as prateleiras com poucos produtos, ou seja, com espaço vazio entre uns e outros, pode causar um impacto negativo no consumidor, que considera essa prática como desleixo e escassez.
Por outro lado, uma prateleira bem recheada imprime a sensação de fartura, oferta.
Além da prateleira, você poderá criar ainda um paredão com o mesmo produto empilhado, bem arrumado e alinhado, para encher os olhos do consumidor.
No entanto, não deixe que rupturas ocorram com o seu produto.
2. Posicionar os produtos corretamente
Pode parecer supérfluo, mas a posição do produto pode influenciar diretamente na comunicação visual com o consumidor.
Portanto, peças desordenadas, mostrando os rótulos virados para a esquerda ou para a direita causam uma confusão mental que prejudica a venda.
Sendo assim, mantenha todos os produtos com os rótulos perfeitamente alinhados.
3. Agrupar os produtos por segmento
Primeiro, é preciso buscar novas formas para padronizar a distribuição dos produtos, e uma delas é tentar harmonizar essa disposição o máximo possível.
Por exemplo, deve-se expor as cores que existem em menores quantidades da esquerda para a direita.
Em sequência, disponibilizar os produtos de cores com maiores quantidades para expor.
Dessa forma é possível facilitar o giro dos produtos.
4. Identificar e precificar os produtos
Além de ser obrigatório por lei, a precificação dos produtos é um item que não pode faltar na sua empresa.
É muito comum o consumidor deixar de colocar o produto no carrinho de compras porque a mercadoria está sem preço.
Alguns ainda procuram um atendente para perguntar o preço, mas nem sempre isso acontece.
5. Utilizar sinalização para divulgar promoções
Materiais impressos como faixas, cartazes e banners são muito úteis quando o objetivo é comunicar uma informação, como é o caso do anúncio da chegada de novos produtos ou promoções semanais.
Além da publicidade tradicional que a sua empresa investe fora da empresa, é preciso expor esse conceito também na parte interna, para incentivar a compra daquele consumidor que já está na loja.
6. Promo MKT Report (Dica bônus)
Utilizar ferramentas para otimizar o processo de marketing promocional no ponto de vendas é fundamental, a BeC Inteligencia Desenvolveu um aplicativo sensacional, para alavancar seus resultados em Marketing Promocional.
O Promo MKT Report: Com o nosso aplicativo você pode gerenciar equipes de merchandising, obter relatórios em tempo real entre outras centenas de funções totalmente personalizadas.
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