Uma das épocas mais tradicionais do calendário varejista, a sazonalidade das festas juninas é o momento em que se impulsiona as vendas de alguns produtos específicos por meio de degustação e que fazem sucesso nas mesas de festa nesse período, como milho, pipoca, paçoca, pé de moleque, fubá, canjica entre outros.
Investir no ponto de venda é fundamental para garantir o aumento das vendas e destaque para os seus produtos. É importante evidenciar e melhorar a exposição de produtos em toda a loja, e para isso muitos adotam a decoração típica de festa junina trazendo ao consumidor a experiência de uma verdadeira quermesse.
É o momento de usar a criatividade para atrair o shopper em suas estratégias, segundo a pesquisa realizada pela SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) 33% dos consumidores compram sem necessidade motivado por promoções, especialmente entre a classe C, D e E (35%), e 22% afirmam ter esse comportamento constantemente.
As estratégias que mais trouxeram resultado e têm sido mais adotas nessa época do ano são as barracas temáticas, e a comunicação visual tanto no ponto extra quanto no ponto natural do produto.
E há lojas que investem ainda em transformar a loja em uma verdadeira festa, com sanfoneiros tocando música típicas ao vivo na loja, e outros que colocam apenas músicas típicas para rolar no ambiente, colaboradores vestidos à caráter.
A ambientação de loja é um influenciador assíduo na decisão de compra do consumidor, alguns supermercadistas adotam em deixar essa ambientação por conta da loja mesmo, e não pela indústria, principalmente as barracas decoradas, pois assim eles conseguem trabalhar um maior mix de produtos estratégicos.
Sendo assim, é importante que as indústrias pensem em outras estratégias para destacar a exposição de seus produtos.
A importância de incluir a Degustação nas Ações Sazonais.
Ao implementar a degustação como estratégia para o marketing promocional nas ações de festa junina, a marca transmite uma experiência completa para o consumidor ao despertar os principais sentidos dele, como: a visão, a audição, e agora o paladar e o olfato.
A ideia é cercar o shopper costurando o encantamento por todos os lados ao promover uma experiência sensorial única, que converta em vendas e ainda crie um relacionamento com a marca.
A degustação é a porta de entrada para novos produtos ganharem forçar de entrar no mercado, ou é a chance de aumentar a demanda de um produto que já existe e com isso mudar os hábitos do consumidor.
Para que a Degustação seja efetiva, é necessário ter um bom planejamento e muita criatividade, assim pode-se gerar experimentação de qualquer produto, no período de festa junina é mais comum no setor de alimentos, bebidas, eletrodomésticos.
Um dos componentes mais importantes para garantir o sucesso da implementação da degustação é sem dúvidas, o promotor.
Ele é a peça chave do desenvolvimento da ação pois vai ser a o primeiro contato da sua marca com o consumidor, e por isso deve ser treinado efetivamente para que saiba conquistar ao falar todas as informações do produto, e também fazer o processo de convencimento sútil para que o consumidor leve o produto no final da abordagem.
A estética da ação também conta muito bem como, o visual do balcão de degustação, e a limpeza da bancada, a higiene pessoal do promotor, tudo deve ser pensado com os mínimos detalhes para fornecer uma experiência agradável ao cliente.
É importante ficar atento com o estoque do produto para que não falte nem nas gôndolas, e nem para degustação durante todo o período de experimentação.
E por fim, escolher um lugar estratégico no ponto de venda que seja ideal ao seu produto, e de preferência perto da ambientação de festa junina, para que fique visível, e que tenha uma excelente rotatividade de pessoas.