Blog BeC Inteligência
Mais

    La Roche Posay, case de sucesso com e-sampling digital

    publicado em

    Promo MKT Report

    Há alguns meses, eu trouxe para você um case de sucesso da Santa Helena Alimentos, de um app que fizemos sob medida para as necessidades desta empresa. Agora vamos falar deste case para a La Roche Posay.

    Quando eu trago este tipo de post, minha intenção é mostrar o infinito potencial da tecnologia para facilitar a vida de pessoas e empresas, além de possibilitar um alcance cada vez maior da marca.

    O trabalho que Bec realiza vai muito além de criar apps porque, muitas vezes, para alcançar o objetivo desejado, precisamos lançar mão de ferramentas diversas. Este é exatamente o caso do projeto feito para a La Roche Posay, por meio de uma parceria com a Fluxxo Comunicação.

    Ansioso para saber mais? Então siga lendo!

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    La Roche Posay: referência em dermocosméticos

    Como você já deve saber, a La Roche Posay é uma empresa que desenvolve dermocosméticos.  Ela foi criada na França, em 1928, e há mais de 20 anos está no Brasil, sendo uma referência nesta área para usuários e profissionais de saúde.

    Muitos médicos indicam produtos da marca porque, além de sua incontestável qualidade, ela é engajada em promover iniciativas que possibilitem avanços e expansão do conhecimento na área de dermatologia, como o desenvolvimento de estudos clínicos e a realização de treinamentos.

    La Roche Posay e sampling digital

    O projeto

    O projeto se chamava Séruns de La Roche Posay e, de acordo com a Patricia Barreto, diretora da Fluxxo, o objetivo era divulgar os séruns da marca, possibilitando também a experimentação desses produtos.

    Isso significa que os consumidores, ao acessar a página da promoção, tinham a possibilidade de solicitar amostras dos itens, as quais poderiam ser retiradas nas lojas ou enviadas ao endereço deles.

    Era uma ação de abrangência nacional, mas havia, por parte da empresa, um segundo objetivo: mapear a jornada dos consumidores nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Para fazer isso, lançamos mão de 3 soluções distintas:

    PowerBI

    Solução 01 – focada em atender aos clientes

    Integramos à página onde a promoção estava acontecendo uma ferramenta de geolocalização. Sua função era, a partir do CEP cadastrado pelo cliente, mostrar os pontos de venda onde ele poderia retirar sua amostra.

    Esta ferramenta, antes de fazer isso, consultava automaticamente o estoque para evitar situações em que, ao tentar retirar o produto, o cliente não pudesse por ele não estar mais disponível. Além disso, ela também reservava a amostra para aquele consumidor específico.

    Em resumo: esta solução foi concebida para ajudar a empresa a gerenciar o estoque de amostras da promoção, evitando assim insatisfação por parte do cliente com a marca.

    Solução 02 – focada em atender aos pontos de venda

    Trata-se de um app cujo objetivo era estabelecer o controle de horários de entrada e saída das dermoconsultoras.

    Isso era importante porque os clientes agendavam não apenas o dia, mas também o horário para retirada do item na loja. Sendo assim, era necessário que estas profissionais estivessem no local naquele momento específico, já que o trabalho delas era não apenas entregar amostras, mas principalmente identificar as necessidades dos consumidores e ampliar as possibilidades de relacionamento entre eles e a marca.

    Além disso, a ferramenta possibilitava que as dermoconsultoras realizassem a baixa do que já havia sido entregue e fizessem relatórios que possibilitavam o acompanhamento da ação por parte dos gestores.

    Solução 03 – focada em atender aos gestores

    Como você deve imaginar, por se tratar de uma ação nacional, havia muitos colaboradores envolvidos, assim como investimento em amostras – em apenas 18 dias, zeramos o estoque, distribuindo mais de 150.000 amostras.

    Sendo assim, realizar um acompanhamento eficiente dos resultados demandava o uso de uma ferramenta específica, que não apenas nos desse os dados, mas, sobretudo, que cruzasse informações e possibilitasse uma análise dos resultados.

    Isso foi possível através do Power BI, uma solução que a Bec já havia desenvolvido, mas que foi personalizada para atender às necessidades desse projeto. Com ele, pudemos acompanhar detalhadamente aspectos como a efetividade das equipes de vendas, bem como as solicitações de amostras por cidade e estado, a quantidade de pedidos a serem retirados nas lojas e enviados pelos Correios e muito mais!

    O processo

    Ele foi relativamente rápido, pois tudo ficou pronto em cerca de 40 dias. É importante frisar que projetos como esse são feitos em uma relação de enorme parceria com o cliente, pois a solução, à medida que vai sendo criada e testada, passa por transformações que visam a atender a necessidades bastante específicas. Por isso, contar com o cliente para avaliá-la e direcionar nosso olhar para o que pode ser melhorado, é de fundamental importância.

    Como você pode ver, nem sempre conseguimos atender a um cliente apresentando apenas uma ferramenta. Neste caso, para que tivéssemos um projeto bem-sucedido, 3 soluções precisaram ser criadas e/ou customizadas.

    A BeC Inteligência e a Fluxxo têm um orgulho enorme deste projeto porque ele se tornou um case dentro do Grupo L’Oréal, abrindo as portas para que pudessem ser realizadas ações similares a esta em outras empresas, tamanho o resultado positivo obtido.

    PromoMKTReport

    Nós, da BeC Inteligência, sentimos que cumprimos nosso papel, que é fazer a tecnologia ser uma ferramenta à disposição das empresas para que elas possam otimizar tempo e serem mais assertivas em suas tomadas de decisão. É para isso que trabalhamos todos os dias.

    Se você precisa de alguém que te ouça atentamente para compreender suas necessidades e transformá-las em soluções de sucesso, fale com a gente agora. Essa é nossa expertise!

    Carlos Brandão
    Carlos Brandão
    Manager Brasil da BeC Inteligência e o CTO da Insighttech e da Leaderx. Ele ajuda a criar aplicativos, sistemas web e business intelligence usando processos ágeis e trabalhando com uma equipe dedicada de engenheiros de software. Ele tem mais de 14 anos de experiência nesta área.

    Artigos Mais Recentes

    Experiência do cliente: fidelização através da satisfação

    A experiência do cliente é um fator cada vez mais relevante no cenário empresarial...

    Marketing de Retenção: Além da Aquisição de Clientes

    No mundo do marketing, a aquisição de clientes costuma ser o foco principal das...

    Neuromarketing: Compreendendo e Influenciando o Cérebro do Consumidor

    No vasto mundo do marketing, compreender o comportamento do consumidor é fundamental para o...

    Marketing de Conteúdo Efêmero: A Arte do Aqui e Agora

    No mundo acelerado do marketing digital, a capacidade de capturar a atenção do público...

    Estratégias de marketing de conteúdo evergreen: criando conteúdo duradouro

    O marketing de conteúdo evergreen é uma estratégia valiosa e duradoura para aumentar a...

    Personalização e segmentação no merchandising online: como oferecer uma experiência de compra mais relevante

    No mundo acelerado do comércio eletrônico, onde a concorrência é feroz e a atenção...

    Marketing para Pequenos Negócios: Estratégias eficazes para criar visibilidade e atrair clientes

    No mundo altamente competitivo dos negócios, as pequenas empresas muitas vezes enfrentam desafios significativos...

    Medindo o ROI de suas campanhas de marketing: métricas essenciais

    Hoje em dia, todas as empresas investem em marketing para expandir seus negócios e...

    Automatização de E-mail Marketing: Maximizando a Eficiência e Personalização

    No mundo digital atual, o e-mail marketing permanece como uma ferramenta essencial para empresas...

    Segmentação de E-mails: Como Personalizar Campanhas para Melhorar Taxas de Conversão

    Na era digital, o e-mail marketing continua sendo uma ferramenta poderosa para engajar clientes...

    Mais como este