O Power BI (Business Intelligence) é um sistema que viabiliza o recolhimento, gerenciamento, armazenamento e administração de dados provenientes das mais diversas fontes, oferecendo informações úteis para a tomada de decisões dentro de uma empresa.
De modo geral, podemos entender que o BI nada mais é do que uma forma de fazer o reconhecimento e a utilização inteligente de dados, de sites e redes sociais, por exemplo.
A partir disso, profissionais responsáveis por esse setor viabilizam o entendimento das informações vindas dessas fontes em meio a tomadas de decisões, baseadas em métodos, estratégias e até mesmo estudos de caso dentro de uma empresa.
Quando falamos do sistema Power BI, entendemos que todo esse gerenciamento que antes ficaria apenas com o profissional do setor, agora faz parte de um grande monitoramento feito por tecnologias, capazes até mesmo de mostrar dados em tempo real.
Esse formato vem sendo utilizado por empresas nos últimos anos, de modo a melhorar tanto as decisões dentro da empresa, como aquelas relacionadas ao atendimento.
Este último, é considerado um dos principais pilares do crescimento empresarial, e através de um sistema que acompanha dados de consumidores, fica mais fácil entender como se comunicar com eles e viabilizar mais resultados para a corporação.
5 vantagens no uso dessa ferramenta
Veja a seguir algumas das vantagens em implementar o Power BI dentro da rotina da sua empresa de soluções administração condominial, por exemplo, bem como saiba porque ele vem sendo cada vez mais utilizada por grandes marcas em todo o mundo:
1# Integração com diferentes fontes de dados
O BI, por si só, já possibilita uma verificação de diversas fontes de dados, criando métodos e formas de utilizar essas informações para dirigir uma ação, uma decisão ou até mesmo alguma estratégia que deverá ser seguida pela empresa que a conseguiu.
Assim, podemos entender que por meio do sistema Power BI, essa integração acontece automaticamente, fazendo uma junção de dados de diferentes fontes, ao mesmo tempo. É como se pudesse unificar os dados de:
- Sites;
- Redes Sociais;
- Sistemas de vendas;
- E-mail marketing;
- Dentre outras fontes.
A partir daí existe uma visualização em um formato interessante para as equipes, incluindo praticidade em todo o processo e um maior poder de decisão por parte de gestores.
2# Possibilidade de infraestrutura em nuvem
A nuvem tem sido uma das principais queridinhas de empresas que mexem com um grande número de dados, afinal, tanta quantidade é quase impossível de ser armazenada no local.
Por isso, o sistema Power BI consegue filtrar dados de sistemas e outras fontes de informações e guardar tudo isso na nuvem, ou seja, fora dos computadores ou de grandes locais de armazenamento dentro de uma empresa de projeto de instalações elétricas.
Essa possibilidade agrega tanto uma maior proteção de dados, que fica a cargo da empresa responsável, quanto uma maior economia, já que diminui os custos em TI.
3# Páginas de controle personalizáveis
O ideal do sistema Power BI é a facilidade que ele concede, não apenas para a visualização de dados, mas também para a potência na hora de gerenciá-los conforme as noções que as equipes carregam em seu dia a dia, sendo totalmente personalizada.
Por exemplo, se em uma empresa de manutenção de equipamentos industriais o ideal é que as equipes filtrem a partir de vendas, essa poderá ser uma forma presente no sistema.
Tudo vai depender de cada realidade dentro das empresas, idealizado a partir dos seus propósitos e alcances desejados, como o caso de uma loja de cosméticos, que tem como foco o engajamento, o que vai evidenciar nos painéis controles de redes sociais.
4# Visão total dentro de um negócio
Imagine que dentro do seu negócio de empresas de segurança patrimonial, por exemplo, existam inúmeros setores, cada um entregando algum tipo de análise de recolhimento de dados diferentes, o que pode ser um grande trabalho para gestores analisarem.
Com o sistema Power BI, toda essa visualização se torna cada vez mais inteligente, por meio de gráficos e formatos visuais que adequem uma visão 360º desse negócio.
Essa é uma vantagem importante quando falamos de gerenciamento e interpretação de dados, já que cada contexto deve ser bem analisado, evitando deixar algo de fora no momento em que uma decisão ou uma estratégia é pensada e colocada em prática.
5# Monitoramento em tempo real
O monitoramento em tempo real é algo interessante para empresas que estão entendendo como algumas estratégias estão funcionando no momento, após serem concebidas.
Essa possibilidade é interessante, por meio do Power BI, para que haja uma adequação das equipes sobre alguma estratégia, e que também possa haver um acompanhamento sobre possíveis erros que possam acontecer no caminho, como queda de faturamento.
Para uma empresa de monitoramento de alarme, por exemplo, é possível acompanhar os pontos na cidade onde o sistema caiu, e onde é possível colocar uma solução rápida.
O uso do Power BI no atendimento ao cliente
O Power BI é utilizado tanto dentro de empresas, melhorando seus mecanismos diários de obtenção e interpretação de dados, mas também como forma de atendimento ao cliente, sendo essencial para melhorar esse serviço e retirar informações úteis deste.
A seguir, vamos entender as formas de colocar em prática essa ferramenta dentro desse setor tão importante para o crescimento das empresas:
Verificação do tempo de atendimento
Um power BI que acompanha o tempo de atendimento de um cliente pode verificar onde está tendo uma demora, onde o acompanhamento está sendo rápido, e quais as informações que envolvem a comunicação entre esses dois lados, empresa e consumidor.
Por exemplo, em uma empresa de suporte de TI para pequenas empresas, essa pode ser uma forma de verificar onde está tendo um agilidade na busca por soluções aos clientes.
Essa informação pode ser replicada para outros setores e equipes, agregando uma estratégia que vem dando certo e trazendo resultados eficientes. A mesma coisa pode ocorrer com o contrário, dessa maneira levantando formas de soluções para esse caso.
O mais interessante é que existe um acompanhamento em tempo real de todo o sistema, o que é importante para que haja uma melhora na forma de lidar com o cliente, algo que determina, por exemplo, uma fidelização e continuidade de serviços com a empresa.
Acompanhamento dos níveis de clientes
A jornada do atendimento ao cliente pode ser visualizada com propriedade por meio do Power BI, trazendo maior comodidade para que estratégias sejam tomadas internamente.
Por exemplo, uma empresa de terceirização que tem a segurança de cada fase onde seus clientes estão a partir de um atendimento online, pode conceder estratégias como envio de e-mail marketing ou contatos por telefone.
Sem esse controle e essa visualização em tempo real, todos os clientes seriam tratados da mesma forma, não privilegiando aqueles que já estão em outro nível com a empresa.
Previsão de erros e acertos
Dentro do atendimento ao cliente, existem algumas questões que viabilizam relacionamentos mais duradouros, como a verificação e solução de erros, ou até mesmo estratégias que pensem previamente em evitá-los em uma empresa de climatização.
Diferentemente de outros métodos de acompanhamento, o Power BI pode trazer com certeza se o acompanhamento que está sendo feito com as equipes têm tido feedbacks bons.
Mas além disso, é uma oportunidade para entender como vem sendo a experiência do consumidor, podendo entender em quais pontos a empresa pode melhorar, agregar algo diferente para as ações com clientes e trazer treinamentos para os funcionários.
Melhora o formato do contato com consumidor
O sistema de Power BI, com certeza, tem acesso a dados sobre contatos com o consumidor e retornos ou não deste para a empresa, conseguindo colocar padrões dessas ações.
Por meio disso, fica então possível fazer um filtro e uma espécie de viabilização de estratégias de contato, entendendo os melhores canais, os horários mais apropriados, criando todo um ambiente para que a interação com o consumidor seja satisfatória.
E dentro disso, não fica para trás o fato de que as empresas podem melhorar suas conversas com clientes, entendendo as comunicações que melhor os satisfazem.
Assim, podemos ver que o Power BI vem revolucionando cada vez mais o atendimento, criando possibilidades infinitas para empresas terem um contato mais certeiro com quem realmente deseja ter um produto ou serviço disponibilizado.
Considerações finais
Se o Business Intelligence tem sido uma das mais brilhantes ferramentas nos últimos tempos, guiando decisões dentro de empresas com base em dados e informações reais e altamente consideráveis, o sistema que disponibiliza-o é ainda mais interessante.
Além de modificar as formas de trabalho, aumentando a produtividade dos colaboradores, essa é uma forma eficaz de potencializar o atendimento ao cliente, trazendo grandes vantagens relacionadas à fidelização e aumento de vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.