Umas das festas mais típicas do Brasil está se aproximando, e as temperaturas altas aquecem o mercado para compras no varejo o que sua marca está fazendo ?
O aumento de vendas nesse período de sua marca pode chegar até 30%, e eu quero saber se a sua empresa se preparou para cair nessa folia de vendas?
É comum ver nesse período muitos anúncios, patrocínios e campanhas de cerveja, ou bebidas alcoólicas pois são produtos campeões em vendas nesse período.
Mas não é só de cerveja que se vivem os foliões, outros produtos devem aproveitar a sazonalidade e fazer campanhas mais efetivas dentro do ponto de venda.
Existem vários produtos que podem se destacar nesse período, entre eles, carnes para churrasco, refrigerante, sucos, água mineral, água de coco, bebidas ice, pratos prontos, ou rápidos de fazer, como macarrão instantâneo, snacks e salgadinhos de maneira geral, produtos descartáveis (copos, pratos), camisinhas, protetor solar, repelentes e inseticidas.
E ainda atrevo a dizer, que se o você acha que o seu produto não se encaixa nessa data, por que não pensar fora da caixa, e criar algo novo e que chame atenção também no carnaval?
Se diferenciar, gera engajamento, gera impacto, gera repercussão, e seu consumidor pode te dar nota 10 no quesito experiência de compra.
Como já sabemos, o trade marketing é responsável por deixar o ponto de venda atraente, investir em ações como essa, potencializa o crescimento de vendas, estimula a compra por impulso, e ainda cria ou fortalece o relacionamento entre marca e cliente.
Crie cenários, jogos, brindes, embalagens comemorativas, aposte na customização da equipe, do ambiente, treine sua equipe para proporcionar uma experiência única, em ritmo de festa. Alegria contagia.
Ruptura de produtos de sua marca
Dou destaque para esse item, pois com ação ou sem ação é muito comum que as cidades turísticas ou litorâneas sofrem e MUITO com a falta de abastecimento de produtos nesses períodos de festas, devido a hiper lotação da cidade. Por isso, o cuidado deve ser redobrado com a logística, e abastecimento das gôndolas nessas regiões, pois é muito frustrante para o consumidor em pleno ritmo de festa se deparar com prateleiras vazias.
Planejamento
Por isso, para que tudo dê certo, é imprescindível elaborar um excelente planejamento, conhecer as tendências de consumo, as regiões com maior potencial efetivo para realizar a ação ou com maiores índices de compra do seu produto, a logística do material promocional, do produto e da ação, tudo tem que estar bem alinhado para que não se perca o dinheiro investido.
Monitore a ação até o final!
Tão importante quanto, planejar, é monitorar com uma ferramenta efetiva, e constante ao longo período da campanha. Nesse período é importante captar dados da sua ação, que será a sua base para as próximas ações, além do que, acompanhar os resultados periodicamente te dá a possibilidade de ajustar o processo para que ele não engasgue na execução. E ainda você tem informações importantes para mostrar que o investimento valeu ou não a pena, e sendo assim, melhorar a estratégia para próximas ações.