Blog BeC Inteligência
Mais

    Business Intelligence: Entenda como essa prática aperfeiçoa o processo de logística

    publicado em

    Promo MKT Report

    Embora nem todos conheçam esse termo, o Business Intelligence é uma prática que tem crescido principalmente com a chegada da internet e o avanço da tecnologia, auxiliando diversas empresas que investem nesse tipo de estratégia.

    Então, o texto de hoje abordará o conceito que envolve o Business Intelligence, o que ele é, como aplicá-lo em seu negócio, quais as vantagens de utilizar em sua empresa, além do impacto que pode ser causado em sua rotina de trabalho.

    São diversas as tecnologias e métodos de trabalho que são implantados nas mais diversas empresas mensalmente. Em muitos casos, ocorrem adaptações para que o mesmo trabalho seja realizado em cada uma, bem como que seja igualmente eficiente.

    Desde uma empresa de automação residencial, até mesmo, vendedoras de cosméticos, todas precisam de algo muito específico: organização nos processos da empresa que, de forma direta ou indiretamente, dita muito como o negócio funciona.

    PowerBI

    A organização das tarefas e demandas é parte de um longo processo que precisa ser otimizado para qualquer empresa. Em outras palavras, é um processo que envolve bastante logística e investimento de diversas áreas de uma organização.

    Pensemos, por exemplo, em uma empresa que comercializa serviços de tratamento acústico. Dependendo da quantidade de clientes e das atividades envolvidas no processo, o Business Intelligence é muito necessário, tornando-se quase prioridade.

    Mas afinal de contas o que é um Business Intelligence? Como ele funciona e como pode ser aplicado a sua empresa? A resposta para essa e muitas outras perguntas serão dadas nos tópicos a seguir.

    O conceito de Business Intelligence

    Também conhecido como BI, o conceito de Business Intelligence envolve o compartilhamento, análise e geração de dados e informações de forma automatizada e bastante prática, ajudando os gerentes a tomarem decisões importantes.

    Sendo aplicados desde empresas de logística SP até grandes departamentos de contabilidade, de forma resumida, o BI é conjunto de métodos, práticas, ferramentas e recursos que visam melhorar essa integração da empresa em uma só.

    Na mão dos profissionais corretos, fica muito mais fácil ter uma visão panorâmica dos processos de seu negócio, sendo mais fácil de encontrar erros e gargalos no processo, além de já mencionado, ajudar na tomada de decisões.

    Saindo um pouco do meio mais comum de empresa de isolamento acústico e indo para o ramo de trabalho logístico, existe uma grande relação entre as empresas logísticas com o assunto em pauta neste artigo.

    Inclusive, é importante ressaltar, ainda, que uma das maiores dificuldades que o setor de logística pode encontrar nos dias de hoje, bem diferente de empresas que aplicam a gestão condominial, é o de ser eficiente em um ramo onde pouca tecnologia é implementada.

    Não por falta de tentativa, mas porque as demandas e tarefas, em sua grande maioria, são feitas sem a necessidade de uma tecnologia, sendo boa parte desses trabalhos realizados de forma manual.

    Claro que alguns podem se beneficiar de alguma tecnologia ou maquinário que utilize isso, mas o investimento pode não valer a pena, tanto pela aplicação quanto por espaço ou por necessidade mesmo.

    Portanto, quando pensamos no ramo logístico, independentemente se a sua empresa de logística oferece suporte para indústrias que trabalham com teste de vazão, alguns elementos devem ser refletidos, como:

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento
    • Organização melhor das demandas;
    • Visão ampla de processos;
    • Permite uma melhor gestão financeira;
    • Integração de sistemas mais eficaz.

    Claro que é possível destacar outros exemplos, mas a grande maioria deles se encaixa nessas subcategorias, mostrando então o impacto que o Business Intelligence pode causar no seu negócio.

    Querendo ou não, assim como empresas que oferecem termografia eletrica, a logística e os processos que envolvem o Business Intelligence são bastante caros, sendo que essas estratégias de mercado podem ser extremamente benéficas.

    De forma simples e direta, o BI serve para criar um caminho mais prático e rápido, uma melhor organização de dados e melhor visão do negócio em si.

    Em um mercado de trabalho tão competitivo como o de logística, conseguir se mostrar mais rápido e eficiente pode ser o diferencial e o principal motivo de muitos clientes preferirem o seu negócio a outros do mesmo ramo.

    E, quando o ramo de trabalho é a logística, quanto maior a velocidade e segurança do que é transportado, mais feliz e satisfeito ficará o cliente.

    Claro que uma logística, embora boa parte do trabalho seja o processo de expedição, é muito mais do que apenas expedir itens, ela precisa organizar muito bem o seu espaço para que seus serviços e produtos cheguem e saiam em uma velocidade eficiente.

    Sendo assim, o BI auxilia e muito na otimização do tempo e na diminuição de custos. Quando colocamos isso de frente com outras empresas, tal estratégia vale muito a pena e traz diversos benefícios.

    Benefícios esses que comentaremos no tópico a seguir, afinal, se o cliente está satisfeito, maior é o seu lucro, alcance e relevância no mercado, seja, por exemplo, de sistema de alarme residencial, ou de logística, como é o tema do conteúdo.

    Os benefícios do Business Intelligence

    Assim como qualquer ação dentro do ramo empresarial, nenhum investimento é realizado sem que a empresa ganhe alguma vantagem, seja em retorno de capital, otimização de tempo, aumento de alcance ou de autoridade no ramo.

    Sendo assim, com o BI não seria diferente. Portanto, confira agora alguns benefícios de se investir nessa estratégia, te ajudando a se decidir de vez se irá ou não adotar tais práticas. Confira:

    01 – Melhor identificação de falhas

    Como discutido ao longo do texto, o BI é muito bom em evitar falhas e poder prever possíveis erros no processo, principalmente com a ajuda daquela famosa vista panorâmica e senso de como o projeto e as demandas estão por um todo.

    Quanto maior o número de processos manuais que uma empresa tem, maior é a possibilidade de cometer erros que podem passar despercebidos. Afinal, o ser humano erra e pode ser que outros não percebam essa falha. Pelo menos não de forma direta.

    Um bom exemplo é o monitoramento dos caminhões de uma logística. Caso não tenha um BI, é muito provável que tal gestão seja feita por meio de telefonemas e mensagens, e nem é preciso muito esforço para enxergar o real problema nessas questões.

    Falta de internet, telefone fora de área ou celular com bateria descarregada são apenas alguns dos obstáculos que você pode enfrentar, portanto, a otimização desses processos é essencial para a entrega de uma gestão de qualidade.

    PromoMKTReport

    02 – Gestão financeira assertiva

    O ramo logístico é um dos que mais gasta dinheiro e precisa de um capital bastante considerável da empresa para se manter em funcionamento, principalmente quando pensamos na manutenção dos caminhões, pedágios, combustíveis e outras taxas.

    Portanto, é necessário estabelecer a melhor rota, no melhor dia e no melhor tempo possível para evitar custos que podem acabar sendo gastos a mais do que o necessário. E o Business Intelligence é essencial para essa gestão de qualidade.

    Com uma gestão mais exata, um controle melhor das finanças e informações em tempo real do que está acontecendo, é muito mais motivador e faz total sentido investir nessas estratégias que estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

    03 – Organização e otimização de tempo e espaço

    Quando pensamos na quantidade de demandas que uma empresa logística tem, na quantidade de produtos e serviços que precisam ser prestados, e na quantidade de processos que precisam ser resolvidos, a organização se torna uma peça chave.

    Sem a implantação de um sistema que integre e que te traga as diversas informações de forma rápida e prática, muita coisa pode ficar perdida entre e-mails e arquivos, gerando um completo caos e fazendo com que os processos sejam menos efetivos e funcionais.

    Fazer tudo isso de forma praticamente manual, utilizando apenas programas padrões de computador pode ser um incrível erro, e é nesse ponto que o BI entra e ganha bastante destaque.

    Maior quantidade de informações em menos tempo e todas de forma bastante simples e direta pode ser o diferencial entre uma empresa de sucesso e um fracasso, portanto, pense nisso ao começar pensar em utilizar o Business Intelligence.

    Considerações finais

    O texto de hoje abordou como o Business Intelligence pode ser essencial para a sua empresa e como ele pode impactar de forma bastante positiva a sua empresa, fazendo com que ganhe cada vez mais destaque dentro do mercado de trabalho.

    Claro que cada empresa possui a sua própria visão de negócios, além de maneiras de negociar, objetivos, metas e clientes para atrair, portanto, adapte o conteúdo disponibilizado para a realidade da sua organização.

    Explore os seus pontos fortes, entenda os seus concorrentes e melhore onde ainda não desempenha um papel tão bom assim. Com o Business Intelligence, além de tudo isso ser possível, você estará um passo à frente na vantagem de um negócio de sucesso.
    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Guia de Investimento
    Guia de Investimentohttps://www.guiadeinvestimento.com.br/
    O Guia de Investimento é um blog que surgiu com a ideia de transmitir informações relacionadas ao universo dos negócios. Oferecemos diversas dicas para um melhor desenvolvimento dos seus negócios, independente do setor, além de disseminar informações, dados e dicas de maneiras cotidianas. O blog possui conteúdos informativos voltados a diversos segmentos, com o intuito de auxiliar empresários a respeito do mundo dos negócios.

    Artigos Mais Recentes

    Desafios e oportunidades da indústria 4.0 para pequenas e médias empresas

    Neste artigo, vamos explorar como as PMEs podem navegar nesses mares turbulentos da Indústria 4.0, enfrentando os desafios e capitalizando as oportunidades.

    Estratégias para aprimorar a gestão de cadeia de suprimentos na indústria

    Neste artigo, exploraremos estratégias para aprimorar a gestão da cadeia de suprimentos, impulsionando a eficiência operacional e a lucratividade.

    Experiência do cliente: fidelização através da satisfação

    A experiência do cliente é um fator cada vez mais relevante no cenário empresarial...

    Marketing de Retenção: Além da Aquisição de Clientes

    No mundo do marketing, a aquisição de clientes costuma ser o foco principal das...

    Neuromarketing: Compreendendo e Influenciando o Cérebro do Consumidor

    No vasto mundo do marketing, compreender o comportamento do consumidor é fundamental para o...

    Marketing de Conteúdo Efêmero: A Arte do Aqui e Agora

    No mundo acelerado do marketing digital, a capacidade de capturar a atenção do público...

    Estratégias de marketing de conteúdo evergreen: criando conteúdo duradouro

    O marketing de conteúdo evergreen é uma estratégia valiosa e duradoura para aumentar a...

    Personalização e segmentação no merchandising online: como oferecer uma experiência de compra mais relevante

    No mundo acelerado do comércio eletrônico, onde a concorrência é feroz e a atenção...

    Marketing para Pequenos Negócios: Estratégias eficazes para criar visibilidade e atrair clientes

    No mundo altamente competitivo dos negócios, as pequenas empresas muitas vezes enfrentam desafios significativos...

    Medindo o ROI de suas campanhas de marketing: métricas essenciais

    Hoje em dia, todas as empresas investem em marketing para expandir seus negócios e...

    Mais como este