Blog BeC Inteligência
Mais

    Como o controle de processos produtivos pode alavancar o crescimento da sua empresa?

    publicado em

    Promo MKT Report

    Nos últimos anos, o que vemos no mercado é uma mudança contínua no comportamento dos consumidores, além de um aumento da concorrência que pode ser explicado em parte pela alta taxa de desemprego que acaba por encorajar as pessoas a empreenderem. Com isso falaremos de processos produtivos.

    Isso é bom, mas faz com que as empresas precisem investir pesado na qualidade e eficiência de seus produtos e serviços para ganhar autoridade e serem referência em seu segmento. É nesse contexto que os gestores se inserem, buscando sempre implementar maneiras de potencializar o processo produtivo de suas organizações.

    As empresas possuem uma estrutura complexa que envolve planejamento financeiro, produção, vendas e projetos. Todo gestor busca fazer com que sua organização performe bem em todas as áreas e, para isso, é preciso obrigatoriamente desenvolver um processo produtivo eficaz.

    Mas você sabe realmente o que é um processo produtivo e como, se ele for bem-sucedido, isso pode alavancar o crescimento do seu negócio? Neste artigo, daremos algumas dicas de como esse controle pode ser o diferencial da sua empresa. Confira!

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    O que são processos produtivos?

    Com o processo de modernização dos métodos de gestão empresarial, as organizações cada vez mais buscam formas eficazes de realizar suas ações e aumentar a produtividade dos funcionários. É nesse contexto que surgem os processos produtivos.

    Assim, um processo produtivo consiste em um conjunto de ações e fases realizadas sucessivamente e de forma programada, as quais são necessárias para a obtenção de um produto ou serviço.

    Vamos entender isso de forma mais clara e com um exemplo bem simples: uma fábrica fogões, por exemplo, geralmente produz diversas peças separadas. Nesse processo, cada empregado tem sua atividade definida e é muito importante que ele a exerça sob o risco de prejudicar toda a cadeia, ou seja, todo o processo produtivo.

    Neste exemplo, o processo produtivo pode começar com o projeto de uma nova linha de fogões, ocasião em que há um pouco mais de flexibilidade na cadeia produtiva, fazendo com que esse esboço de novo eletrodoméstico passe por vários setores que ajustarão o projeto até que ele de fato entre em fabricação.

    Dessa forma, palavras como padronização e organização estão sempre presentes quando se trata de um processo produtivo, visto que as ações dentro de uma empresa não podem ser realizadas subjetivamente, com cada funcionário decidindo como deve exercer sua função. Caso isso ocorra, certamente o produto ou serviço final dificilmente será o que foi proposto previamente.

    O exemplo que dei envolve a indústria, mas toda organização, independente do segmento, tem seu processo produtivo, o qual pode ser mais longo ou mais curto, mais flexível ou mais rígido.

    Como otimizar um processo produtivo?

    Não basta implementar um processo produtivo. É necessário fazer com que ele seja eficiente. Confira a seguir algumas estratégias para melhorar o processo produtivo de uma empresa:

    Invista em Tecnologia

    A tecnologia precisa ser vista como uma aliada e vem sendo cada vez mais utilizada com o objetivo de otimizar os processos produtivos. Investir em um software de gestão, por exemplo, pode ajudar a gerenciar as demandas de atendimento ao cliente, marketing e RH de forma integrada.

    Automatize os processos

    Mais uma vez, a tecnologia entra em cena como uma ferramenta fundamental para dar retorno mais rápido ao cliente e economizar tempo em atividades repetitivas.

    É possível, por exemplo, realizar atendimentos usando chatbots em diversos canais como as mídias sociais e plataformas digitais. Contudo, a automação não se limita a isso, podendo ser aplicada, por exemplo, à emissão de notas fiscais e controle do estoque.

    PromoMKTReport

    Invista na qualificação dos funcionários

    Controlar os processos produtivos não envolve apenas atribuir trabalho às pessoas, mas também se preocupar com a formação delas. Se a tecnologia está em constante evolução, quem lida com ela precisa se qualificar frequentemente com o objetivo de acompanhar essas transformações.

    Sendo assim, é trabalho do gestor buscar promover cursos de curta duração, palestras e workshops para que toda a equipe esteja apta a lidar com novos equipamentos, softwares e ferramentas.

    Acompanhe os processos

    “O olho do dono é que engorda o gado”. Você certamente já ouviu isso por aí, não é? Então não pense que seu trabalho é apenas planejar e orientar como as pessoas devem executar as tarefas. Acompanhar o trabalho dos colaboradores é fundamental.

    Como gestor, você deve conhecer o PCDA, o ciclo de melhoria contínua. Estas letras, que correspondem, em inglês, aos termos Plan (Planejar), Do (Executar), Check (Verificar) e Action (Agir), mostram como todas as etapas do processo precisam ser planejadas, executadas, verificadas e avaliadas com foco na melhoria do processo produtivo.

    Vantagens de controlar os processos produtivos

    Os processos produtivos englobam diversos níveis de uma organização e isso pode tornar mais difícil o seu adequado acompanhamento, pois requer comunicação com outros gestores. Apesar de complexo, é importante você lembrar que são muitas as vantagens que um controle adequado pode trazer, entre elas:

    • Maior produtividade;
    • Diminuição de custos;
    • Aumento da qualidade dos produtos e/ou serviços;
    • Maior competitividade;
    • Redução dos problemas de logística;
    • Maior crescimento da organização;
    • Melhoria da comunicação, elevando o desempenho das equipes;
    • Redução do desperdício de matéria-prima, água, tempo e energia elétrica;

    O bom andamento de um processo produtivo passa principalmente pelo trabalho do gestor. Então não abra mão de buscar sempre melhorar e isso com certeza se converterá em excelentes resultados para a sua empresa.

    PowerBI

    Você provavelmente vai dizer que gerir é difícil porque lhe falta tempo para dar atenção a tantas coisas. Eu sou gestor e sei que é verdade. Pensando exatamente nessa dor nossa é que a BeC Inteligência desenvolveu o Promo Marketing Report.

    Trata-se de um app disponível nas plataformas iOS e Android que pode auxiliar gestores no controle dos processos produtivos, dando-lhes os subsídios de que necessitam para tomar decisões.

    Apesar de ter sido concebido pensando em gestores cuja equipe frequentemente está em atividades externas, ele pode ser adaptado às necessidades de outros segmentos.

    A BeC Inteligência está há mais de 10 anos no mercado, desenvolvendo soluções para auxiliar as empresas a gerenciar com mais eficiência os seus processos. Criamos aplicativos e sistemas web que são úteis aos gestores para tomarem as melhores decisões, sempre baseadas em dados concretos, coletados, muitas vezes, de seus próprios sistemas e apps. Acesse o nosso site e conheça mais sobre o Promo Marketing Report e outras soluções tecnológicas oferecidas!

    Carlos Brandão
    Carlos Brandão
    Manager Brasil da BeC Inteligência e o CTO da Insighttech e da Leaderx. Ele ajuda a criar aplicativos, sistemas web e business intelligence usando processos ágeis e trabalhando com uma equipe dedicada de engenheiros de software. Ele tem mais de 14 anos de experiência nesta área.

    Artigos Mais Recentes

    Desafios e oportunidades da indústria 4.0 para pequenas e médias empresas

    Neste artigo, vamos explorar como as PMEs podem navegar nesses mares turbulentos da Indústria 4.0, enfrentando os desafios e capitalizando as oportunidades.

    Estratégias para aprimorar a gestão de cadeia de suprimentos na indústria

    Neste artigo, exploraremos estratégias para aprimorar a gestão da cadeia de suprimentos, impulsionando a eficiência operacional e a lucratividade.

    Experiência do cliente: fidelização através da satisfação

    A experiência do cliente é um fator cada vez mais relevante no cenário empresarial...

    Marketing de Retenção: Além da Aquisição de Clientes

    No mundo do marketing, a aquisição de clientes costuma ser o foco principal das...

    Neuromarketing: Compreendendo e Influenciando o Cérebro do Consumidor

    No vasto mundo do marketing, compreender o comportamento do consumidor é fundamental para o...

    Marketing de Conteúdo Efêmero: A Arte do Aqui e Agora

    No mundo acelerado do marketing digital, a capacidade de capturar a atenção do público...

    Estratégias de marketing de conteúdo evergreen: criando conteúdo duradouro

    O marketing de conteúdo evergreen é uma estratégia valiosa e duradoura para aumentar a...

    Personalização e segmentação no merchandising online: como oferecer uma experiência de compra mais relevante

    No mundo acelerado do comércio eletrônico, onde a concorrência é feroz e a atenção...

    Marketing para Pequenos Negócios: Estratégias eficazes para criar visibilidade e atrair clientes

    No mundo altamente competitivo dos negócios, as pequenas empresas muitas vezes enfrentam desafios significativos...

    Medindo o ROI de suas campanhas de marketing: métricas essenciais

    Hoje em dia, todas as empresas investem em marketing para expandir seus negócios e...

    Mais como este