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    PRM: Saiba o que é Partner Relationship Management e como aplicar no seu negócio 

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    Promo MKT Report

    O PRM é atualmente uma das principais tendências quando se fala em construção e expansão de negócio, olhando principalmente para a atuação através de parceiros com grande valor no mercado.

    Para empresas que já estão conceituadas no mercado, obtendo excelentes resultados de presença de marca e também de conversões, é normal chegar a um momento em que a expansão do negócio é a única alternativa para o crescimento.

    No caso de uma empresa que realiza assistência técnica de impressora, por exemplo, está em busca dessa expansão, ela conseguirá encontrar um grande espaço na construção de parcerias de mercado e um PRM pode ser sua solução para atingir esse objetivo.

    O que é um PRM?

    Sigla para o termo em inglês, Partner Relationship Management, que traduzido, temos Gestão de Relacionamento de Parceiros, o PRM é um conjunto de diversas ações que envolvem estratégias, softwares e processos para gerir esse tipo de relacionamento.

    Para empresas de diversos setores, até mesmo os que se apresentam de forma mais completa como o de caldeiraria industrial, por exemplo, a utilização de parceiros pode ser um grande desafio, sendo necessário encontrar a melhor forma para lidar com estes times.

    O tipo de parceiro e até mesmo a sua forma de atuação sempre dependerá do objetivo de negócio da empresa principal, pois o principal foco é beneficiar a empresa em todas as etapas.

    Qual a função do PRM?

    Uma empresa de administração de condomínios, por exemplo, pode apresentar diversos tipos de parceiros, desde filiais que atuam como uma extensão ou até mesmo negociadores, que se apresentam aos prédios e tentam negociar o serviço da companhia.

    Isso ocorre, pois a atuação do parceiro vai depender da forma que a empresa trabalha, mas o objetivo no geral é o levantamento do lead, deixando para a empresa o fator de atuação final.

    Os parceiros são recompensados com permutas, comissões ou até mesmo créditos com a própria empresa. É interessante, portanto, que as vontades do parceiro e da empresa estejam de acordo, facilitando assim, a forma de recompensa e benefícios de ambos.

    Importância do PRM

    Para que uma marca seja reconhecida no mercado, ela precisa estar presente onde os seus principais consumidores estão. Para uma empresa que fabrica rabeta de moto, por exemplo, possuir contato com oficinas e clubes de motociclismo pode ser um diferencial.

    Porém, só é possível construir essa presença constante se o negócio identificar formas de expansão, sendo esse o principal ponto de importância da PRM. Além de encontrar um bom parceiro da empresa, é necessário também manter essa relação.

    O PRM consegue justamente estreitar esses laços, melhorando a relação entre os parceiros e criando um ambiente de ganhos mútuos e cooperação real.

    Como o PRM auxilia o relacionamento?

    Boas relações ditam o rumo de uma parceria, quando uma empresa desenvolve um projeto elétrico predial, por exemplo, ela precisa estender essa relação para funcionários, representantes dos prédios e também fornecedores.

    Quando se trata dos parceiros, é necessário que eles se sintam assistidos e importantes para a marca. Por esse motivo, é essencial criar um programa de gestão, que é como se configuram as estratégias de PRM.

    Desenvolver ações de incentivo, reconhecimento e até mesmo novos treinamentos só são possíveis com esse sistema de gestão, e é através da realização destas ações que o relacionamento com os parceiros é mantido e principalmente expandido.

    Como estruturar um PRM?

    Valorizar cada etapa de um projeto é essencial para o sucesso futuro dele, uma chapa de aço para portão, por exemplo, precisa ir desde a personalização de medidas, até a instalação, dedicando esforço em cada etapa.

    Na estruturação de um Programa de Gerenciamento de Parceiros não é diferente. Para que sua atuação se consolide, é preciso passar por algumas etapas, como:

    • Recrutamento de parceiros;
    • Planejamento do negócio em conjunto;
    • Treinamento e certificação;
    • Registro e gerenciamento do negócio;
    • Gestão de contratos;
    • Monitoramento do desenvolvimento dos parceiros;
    • Comunicação e colaboração.

    Dar atenção ao desenvolvimento destas etapas, com a utilização de uma boa plataforma de PRM o alcance de uma relação de colaboração com os parceiros será inevitável e o negócio será beneficiado.

    O que é uma plataforma de PRM?

    A plataforma consiste em uma concentração de todos os dados disponíveis dos parceiros em um ambiente controlado, em que será possível observar todos os leads gerados, os indicadores de performance, possíveis propostas e os contratos fechados.

    No geral, essa plataforma se assemelha a um CRM. O sistema de CRM permite o gerenciamento dos dados do cliente. 

    Então, uma empresa que fabrica compressor parafuso, por exemplo, tem em seu CRM os dados referentes às demais companhias que fornecem.

    Nesse caso, ambas as plataformas servem como uma central de controle, em que a visualização de informações poderá ser feita de uma forma mais completa, contemplando todos os envolvidos no processo.

    Principais benefícios de uma plataforma de PRM

    Entendendo a importância de uma gestão de parceiros com visualização de todas as etapas, é possível identificar diversos outros benefícios para o negócio, em diversas fases, como:

    • Otimização das operações;
    • Produtividade;
    • Prospecção baseada em dados;
    • Melhorias de experiências.

    É perceptível que as principais vantagens dessa tendência provém do uso das tecnologias. Afinal, as próprias plataformas de RPM estão hospedadas em espaços online. Essa visualização digital é o que favorece o planejamento integrado de sistemas.

    Veja abaixo um pouco sobre cada um desses benefícios e o quanto eles são impactados diretamente por essas tecnologias.

    Otimização de Processos

    Desde a indústria de produção, com materiais de base como uma placa de polietileno, por exemplo, até uma produção audiovisual, todos os setores passam por diversos processos, muitas vezes complexos, para chegar ao produto final.

    Dentro de um gerenciamento de parceiros, através das técnicas de PRM, isso não é diferente. É necessário encontrar as melhores saídas para desenvolver tanto os profissionais da empresa, quanto os próprios parceiros.

    Aliar a tecnologia a esse desafio é a saída mais inteligente, pois ela pode definir modelos específicos para serem seguidos, dando ao negócio uma unidade na atuação, tendo um modelo a ser seguido por todos.

    Produtividade

    Como vimos anteriormente, uma plataforma de PRM pode reunir todos os dados da atuação dos parceiros, independente dos lugares em que estão presentes, pois é uma ambientação digital e automatizada.

    Esse entendimento completo da atuação aumentará diretamente a produtividade de todos, pois será possível enxergar, por exemplo, as dificuldades principais de um determinado lead, buscando soluções para fechar aquele contrato.

    Nesse caso, a produtividade é principalmente uma fonte da automação e integração proporcionada pela facilidade da plataforma de PRM, melhorando todos os passos da relação com os parceiros.

    Prospecção baseada em dados

    O foco principal de qualquer negócio será sempre que o consumidor final execute uma conversão, seja um fechamento de contrato, uma compra direto no site, visite a loja ou qualquer outra ação que seja definida pela empresa.

    Em todos esses casos, é interessante que a busca por essas conversões não seja baseada em crenças de mercado. Afinal, esse é um cenário mutável. Portanto, é preciso basear cada decisão em dados reais que foram coletados pensando no negócio em questão.

    A plataforma de PRM traz para a atuação do negócio justamente esse ponto de pesquisa de dados. Quando existe uma base fortalecida para guardar informação, de contratos de sucesso ou não, é possível criar listas de dados para auxiliar as decisões futuras.

    Melhoria da experiência

    Considerando a atual forma de consumir, é perceptível que o cliente valoriza muito a forma como é tratado, tendo esse tratamento como base para definir o que ele irá ou não consumir. 

    Essa tendência estende-se também para os stakeholders em uma empresa. Nesse caso, eles tendem a sentir-se mais valorizados quando a relação com a empresa vai além de apenas um vínculo trabalhista.

    Do mesmo modo, ocorrendo com os parceiros de negócios, uma PRM irá proporcionar uma melhor assistência e consequentemente, uma melhor experiência, avançando a atuação de cada parceiro, proporcionando um crescimento do negócio.

    Escolher os Melhores Softwares para RPM

    Entendendo o que é e quais os principais benefícios que a utilização de uma plataforma RPM pode trazer para o negócio, é preciso conhecer através de que sites ou softwares podem ser criados esses espaços de gerenciamento.

    Para identificar quais são as melhores opções no mercado, é necessário realizar uma pesquisa entre todos e abrir um processo de negociações. Dessa forma, será possível identificar as principais vantagens presentes em cada um deles.

    Entender as necessidades do negócio com relação aos parceiros fará com que as negociações sejam mais assertivas, mantendo o olhar para as soluções mais concretas e vantajosas.

    A importância de um PRM vai além do desejo de ter volume de contratos, é importante para manter uma relação saudável com os parceiros. Dessa forma, o sucesso das negociações será uma consequência real e a curto prazo.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Guia de Investimento
    Guia de Investimentohttps://www.guiadeinvestimento.com.br/
    O Guia de Investimento é um blog que surgiu com a ideia de transmitir informações relacionadas ao universo dos negócios. Oferecemos diversas dicas para um melhor desenvolvimento dos seus negócios, independente do setor, além de disseminar informações, dados e dicas de maneiras cotidianas. O blog possui conteúdos informativos voltados a diversos segmentos, com o intuito de auxiliar empresários a respeito do mundo dos negócios.

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