O Ponto de Venda de uma empresa, ou melhor, o PDV, deve ser sempre um local ou um canal de acesso que possa atrair o cliente de diferentes maneiras, a fim de conseguir gerar mais lucro em alguma compra.
Muitas empresas não sabem necessariamente como atrair mais clientes diretamente para os pontos de venda que o lojista tem, e nem como otimizar os recursos disponíveis para fazer com que o local seja frutífero para todos.
O principal fator, que nem entra como uma dica, é compreender que não importa o quão bom seja o seu ponto de venda, o principal sempre será aprimorar o que você está ofertando para os seus consumidores.
Um ponto de venda não se engaja sozinho, é preciso que existam produtos e serviços que sejam o principal diferencial da sua empresa. O seu produto sempre servirá como uma espécie de reatores industriais, ou seja, aquilo que move o seu negócio.
Apesar disso, sabemos que somente um bom produto não sustenta nenhum negócio. É comum vermos diversas empresas fechando as portas devido à falta de administração ou simplesmente uma localização que não seja adequada.
Infelizmente essa é uma realidade, e para que ela não aconteça com você, é preciso de ater a diversos aspectos que movem um negócio e um deles é o Ponto de Venda. É preciso que ele consiga trazer para todos lazer, ao mesmo tempo que seja interativo.
Veja como aumentar a atração do PDV
Pensando nisso, no artigo de hoje, daremos 5 dicas incríveis de como aumentar a atração do PDV do seu negócio. Tentaremos abordar os principais pontos solicitados pela maioria dos consumidores e mostrar como eles geram diferentes vantagens para todos.
1 – Planejamento estratégico
Antes de colocar qualquer ideia em prática, será preciso realizar o que chamamos de planejamento estratégico. E saiba que só o ato de estar lendo esse artigo é o começo dele.
O planejamento estratégico passa pela análise de diferentes pontos da sua empresa, a fim de desenvolver aquilo que é considerado um problema. O planejamento estratégico é feito através de uma metodologia bem conhecida, chamada de análise SWOT.
Esse método tem como objetivo compreender os pontos fortes e fracos da empresa, as oportunidades e, por fim, aquilo que pode ser uma ameaça para ela. Em português a sigla que representa essa estratégia é a FOFA, ou seja:
- Strengths (Forças) – Pontos positivos e diferenciais do seu negócio;
- Weaknesses (Fraquezas) – Tudo o que pode estar limitando seu crescimento;
- Opportunities (Oportunidades) – Momentos em que deve realizar um investimento;
- Threats (Ameaças) – Forma como a concorrência está agindo e outros pontos.
Pois bem, imagine que você fará um conserto de fricção para a sua marca e precisa necessariamente construir melhorias para ela. Desse modo, é preciso se ater às diferentes formas de realizar esse conserto, e o melhor modo é por meio da análise Swot.
Através dessa análise, você será capaz de gerar um melhor desempenho para todos os demais processos e, consequentemente, separará parte do tempo para cuidar do Ponto de Vendas que é importantíssimo.
Os pontos de venda precisam de um cuidado mais dedicado dos gestores, e se não estiverem 100% focados no que deve ser feito, é bem provável que se perderão no meio do caminho tentando resolver outros problemas adversos.
Começar realizando um planejamento estratégico de tudo que deve ser feito pode ser a saída para a construção de um ponto de venda de qualidade, capaz de atrair mais clientes para o seu negócio.
2 – Use a força das Mídias Sociais
Assim como uniformes para empresa, as redes sociais representam aquilo que chamamos de força da recepção. Principalmente se tratando de um comércio nos dias de hoje. Praticamente todo o consumidor consome conteúdos pela internet de inúmeros segmentos.
Além disso, antes de irem para qualquer lugar, onde gastarão uma quantia de dinheiro considerável, é quase certo que farão uma pesquisa pelo empreendimento na internet. É a famosa consulta prévia de qualidade.
A consulta por qualidade ocorre há muito tempo, mesmo antes da internet, a diferença é que agora as pessoas usam as redes sociais para fazer a divulgação. Antes era comum entre postagens em revistas ou fotos nos jornais ou comerciais na televisão.
Uma dica é fazer o aluguel de notebook para usar dentro do seu negócio e capturar vídeos do seu empreendimento, a fim de construir uma base consolidada. Essa é uma estratégia bem utilizada no ramo dos restaurantes e lazeres.
Ter redes sociais fortes faz gerar atração a novos clientes, valorizando o PDV. Tenha em mente que construir fortes mídias sociais é uma tarefa trabalhosa, afinal, será preciso o compartilhamento constante de fotos, vídeos, textos e conteúdos de qualidade.
Existe a possibilidade de você fazer a construção de equipes para lidar com esse tipo de demanda, mas com uma boa organização, você consegue fazê-las, assim como um sistema de nota fiscal eletronica emite os valores das vendas efetivadas.
3- Facilidade de acesso e diversidade
Se você tem uma loja física ou um e-commerce, saiba que sempre existirá a necessidade de criar mais formas de gerar acessibilidade para os seus consumidores. Ademais, uma empresa que se preocupa com todos, sempre ganha a simpatia de mais pessoas.
Ter um ambiente com rampas, ou guias para cegos, surdos e mudos pode ser um grande destaque do seu PDV. O mundo está mudando e as pessoas estão cada vez mais engajadas em projetos sociais que envolvem a inclusão.
Se for da sua disponibilidade, existe a possibilidade de investir em programas sociais e até criar promoções que tentam doar parte da arrecadação a algum tipo de associação que cuide de pessoas com necessidades especiais.
Muitas empresas têm a chamada cota contemplada, que deve ser ocupada por deficientes e pessoas negras, esse tipo de ação tem como objetivo construir um ambiente mais plural, mas ainda existem outros grupos que precisam de apoio.
Lembre-se sempre, a diversidade é um diferencial positivo para sua marca e pode atrair mais pessoas que gostam da atividade da empresa, fidelizando-as pela atitude de produtos vendidos.
4 – Impacte seus clientes com uma boa decoração
Uma das melhores sensações que um consumidor pode ter ao entrar em um ambiente é soltar aquele sonoro: “uau”, que ocorre justamente ao adentrar em um espaço onde a decoração chama a atenção de todos os envolvidos.
Este é por sua vez um caminho que precisa ser trilhado junto de profissionais que compreendem do assunto. Em geral, a abertura da maioria dos negócios exige a presença de um arquiteto para dar andamento às obras, e você pode aproveitar o profissional para montar um ambiente bem organizado.
Ou da mesma forma que é feita a terceirização de serviços de segurança, você pode fazer a terceirização de um Design de Interiores para organizar a decoração do seu ambiente.
Acredite, isso faz total diferença quando o assunto é comparação com a concorrência. Muitos clientes ficam marcados somente ao entrar na loja, sentindo-se acolhidos com o que estão vendo.
Tenha em mente que o projeto proposto para a decoração e ambientação de seu negócio deve ser construído necessariamente para atingir o público-alvo do seu segmento. Um profissional especializado poderá utilizar o espaço de forma mais objetiva do que um legio.
Não se esqueça também de investir com frequência na limpeza de qualidade do seu ambiente. O consumidor não pode sair com as mãos sujas quando toca em algum lugar. Tudo precisa estar em ordem para passar a ideia de cuidado com tudo o que foi feito.
5 – Promoções realmente inovadoras
Uma promoção é criada para aproveitar a oportunidade da conquista de um produto por um valor menor e a obtenção do lucro através de uma oferta diferente. Isso é comum de acontecer em diferentes épocas do ano, principalmente nas festas.
Contudo, saiba que muitas vezes as promoções são criadas também com o objetivo de divulgar a marca, isto é, aumentar o fluxo de consumidores e, consequentemente, transformá-los mais rapidamente em clientes por meio de uma oferta exclusiva.
Você também pode fazer o sorteio de brindes ou um prêmio grande, como máquinas corrosivas, afinal, o seu objetivo é aumentar drasticamente o acesso de pessoas ao seu Ponto de Venda e consequentemente fazer mais clientes.
Ademais, um consumidor que compra algo em uma promoção, se gostar do produto, tende a retornar para ter a mesma experiência ou quem sabe uma melhor.
Uma boa forma de conseguir ter mais promoções e engajar ainda mais o seu negócio é ter uma boa relação com o seu fornecedor. Digamos que é como criar uma parceria entre vocês dois para que os produtos e serviços sejam entregues com frequência.
Existe também o fator exclusividade, que permite vendas de destaque perante a concorrência, além de que se você comprar o produto por um preço menor, consegue repassá-los a seus consumidores com um preço mais baixo.
No fim, o bolso sempre acaba sendo um dos fatores decisivos, por isso, ter preços competitivos com o mercado é essencial para atrair mais pessoas para o seu PDV.
Conclusão
Pois bem, contar com um PDV otimizado tende a gerar ótimos benefícios para a sua marca, como mais vendas, mais resultados e, consequentemente, clientes mais fidelizados e interessados nos seus serviços.
Tudo isso é muito importante, principalmente tendo em vista a alta concorrência do mercado. Sendo assim, essas foram as cinco principais dicas de como aumentar a atratividade do PDV da sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.