Blog BeC Inteligência
Mais

    Datas Comemorativas, veja 6 dicas de marketing para você

    publicado em

    Promo MKT Report

    Primeiramente, uma das melhores oportunidades para melhorar os negócios e alavancar as vendas é por meio de datas comemorativas.

    Por isso, aproveite para criar uma boa campanha de marketing promocional em épocas específicas do ano pode ser fundamental para atrair mais clientes.

    Mesmo em tempos difíceis, é possível lucrar bastante com isso, pois o mercado consumidor se rende a vários tipos de campanhas.

    Então, por que não aproveitar as datas comemorativas para fortalecer sua marca junto aos clientes e gerar mais receita?

    Nesse post, apresentaremos seis dicas de marketing infalíveis para que você possa aproveitar ao máximo as várias épocas do ano para ganhar mais dinheiro.

    PowerBI

    Vamos conhecer as dicas para as datas comemorativas?

    Dica 1 – Selecione todas as datas no calendário

    Em primeiro lugar, o Brasil é repleto de datas comemorativas já tão conhecidas por todos nós.

    E, além delas, ainda há outras ainda não oficiais, como o Dia do Orgulho Nerd, Halloween ou Black Friday.

    Datas criadas com o intuito de induzir ainda mais o consumo.

    Saber trabalhar uma boa estratégia de marketing agregada a um forte apelo comercial e aproveitar o calendário com as datas mais importantes, como Dia das Mães, Natal, Páscoa, Dia das Crianças, entre outras, irá gerar lucros extras para seu negócio.

    Também é importante não desprezar algumas datas, como dia da secretária, do administrador e outras pouco exploradas, mas que também movimentam o mercado.

    Dica 2 – Planeje suas campanhas de marketing

    Portanto, um bom planejamento pode fazer toda a diferença em suas campanhas de marketing

    Assim, procure criar campanhas inovadoras e explore os pontos mais relevantes das datas comemorativas. 

    Por isso, crie produtos ou embalagens personalizados e exclusivos para cada data.

    Ou seja, torne-a especial para o cliente, aguce sua vontade de comprar.

    Contudo, as redes sociais, por exemplo, estão aí!

    Ainda assim, crie promoções que realmente agreguem valor para os seguidores de sua marca.

    Dê a devida atenção ao seu público-alvo, pois isso, além de atrair novos clientes, pode ser crucial para fidelizar ainda mais os antigos.

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    Dica 3 – Avise seu público com antecedência

    Prepare o seu cliente com antecedência.

    Ainda, mostre a ele que você planejou algo especial para aquela ocasião, faça-o saber que você possui o produto ou serviço que ele procura.

    Assim, o contato pode ser feito nas redes sociais, por e-mail marketing, pelos seus vendedores ou nos PDV’s com uma boa comunicação visual.

    Dica 4 – Identifique-se com a data

    As datas comemorativas trazem uma identidade com elas: cores, objetos, sensações, sentimentos ou palavras.

    Use essas características para se mostrar mais. Entre no espírito da data!

    • Combine as cores da marca com a data;
    • Decore seu PDV;
    • Caracterize seus funcionários;
    • Personalize suas embalagens.

    Não apenas os espaços físicos devem ser ornamentados.

    Personalize suas redes sociais, crie e-mails marketing com a aparência do tema proposto e até mesmo SMS para seus clientes que possuem cadastro com frases que lembrem a data.

    Dica 5 – Conheça bem seu público

    Se você tem um público masculino, em grande parte, não adianta investir muito em campanhas para o dia das mulheres, por exemplo.  

    Mas, por outro lado, datas como início ou final de campeonatos de futebol são ótimas para atingir esse público.

    Já para as mulheres existe uma quantidade maior de datas como o próprio dia da mulher, dia das mães, dia dos namorados, etc.

    Um público mais jovem, ligado em redes sociais e cultura pop, está sempre atento a novidades do mundo e em datas especiais, como a estreia de um filme ou série.

    Conhecendo seu público você encontra as oportunidades certas mesmo em eventos cotidianos.

    Dica 6 – Forneça um bom atendimento

    Avaliar se a capacidade logística da empresa consegue atender os clientes nessas datas é importante.

    Eles querem entregas rápidas e seguras para seus presentes.

    Outra dica é fazer uma análise pós-data para mensurar os ganhos e gastos com as campanhas, assim como verificar o alcance de público.

    Logo, aproveitam-se os pontos fortes e melhoram-se os fracos para as campanhas futuras.

    As datas comemorativas movimentam o mercado e aumentam a lucratividade, portanto, não deixe de explorar novas opções de divulgação e faça campanhas interativas.

    Procure preparar seu calendário e planeje suas ações com as dicas de marketing que abordamos aqui.

    Gostou das dicas?

    Leia também nosso e-book gratuito sobre Gestão e planejamento de campanhas promocionais: entenda melhor.

    Carlos Brandão
    Carlos Brandão
    Manager Brasil da BeC Inteligência e o CTO da Insighttech e da Leaderx. Ele ajuda a criar aplicativos, sistemas web e business intelligence usando processos ágeis e trabalhando com uma equipe dedicada de engenheiros de software. Ele tem mais de 14 anos de experiência nesta área.

    Artigos Mais Recentes

    Cuidados e Prevenção: Como Proteger sua Casa Durante Temporais

    Os temporais podem causar danos significativos às residências, desde infiltrações até perda total. Com...

    E-commerce e Inteligência Artificial: Como Usar Dados para Vender Mais

    Nos últimos anos, o e-commerce passou por uma transformação radical devido à tecnologia e...

    Como a Experiência do Cliente Define o Sucesso no E-commerce

    A popularização do e-commerce revolucionou a forma como os consumidores interagem e realizam compras....

    Digitais: Tendências que Moldam o Futuro do E-commerce

    O e-commerce está se transformando rapidamente, impulsionado por inovações tecnológicas e mudanças no comportamento...

    Como adaptar suas campanhas de marketing digital para a geração Z

    A Geração Z, composta por jovens que nasceram entre 1997 e 2012, está rapidamente...

    Como implementar uma estratégia de omnichannel no seu negócio

    Nos últimos anos, a experiência do cliente se tornou um dos principais diferenciais competitivos...

    O impacto das avaliações online nas decisões de compra

    Em um mundo cada vez mais digital, a forma como os consumidores realizam suas...

    A importância das redes sociais no marketing digital

    Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram uma parte fundamental do cotidiano das...

    Dicas para criar uma landing page que converta visitantes em leads

    No marketing digital atual, uma landing page bem elaborada é crucial para captar leads...

    Estratégias de Merchandising para Aumentar a Visibilidade dos Produtos

    Aprenda estratégias de merchandising eficazes para aumentar a visibilidade e o impacto dos seus produtos no mercado.

    Mais como este

    Gestão e Planejamento de Campanhas Promocionais: Entenda Melhor
    Na prática, isso significa ter um maior controle e noção sobre as ações desenvolvidas, organizar os recursos que serão utilizados e, principalmente, saber (de antemão), os possíveis impactos da campanha sobre a marca. E tudo isso vai ajudar a garantir não apenas o sucesso da campanha promocional, mas também a aferir o nível de retorno dos seus investimentos.
    Ebook Gratuito