Como calcular o ROI da sua empresa

ROI da sua empresa

O ROI da sua empresa (Return Over Investiment), é um KPI (Key Performance Indicator), ou seja, um indicador-chave de desempenho frequentemente usado para determinar a lucratividade de uma despesa.

É excepcionalmente útil para medir o sucesso ao longo do tempo e eliminar suposições ao tomar decisões sobre quaisquer tipos de negócios, melhorias, estratégias e novos investimentos.

A capacidade de calcular o retorno de investimento é extremamente valiosa para qualquer organização empresarial, independentemente do porte ou do segmento em que atua. 

Afinal, saber se você está obtendo o valor do seu dinheiro é um conceito básico que tanto indivíduos quanto empresas precisam entender para fortalecer o sucesso financeiro. 

Ao calcular o ROI da sua empresa, você pode entender melhor o desempenho e quais áreas podem ser ajustadas ou aprimoradas para ajudá-lo a atingir suas metas. 

Como calcular o ROI da sua empresa

De início, o cálculo do ROI é relativamente fácil. Basta dividir os ganhos do seu investimento pelo custo despendido e você terá a sua resposta como porcentagem ou proporção.

Se você calcular um número positivo, obteve um retorno sobre seu investimento. Caso o resultado seja negativo, significa que você perdeu dinheiro e precisa repensar as estratégias de ação voltadas para o negócio. 

Apenas como exemplo, digamos que você seja uma empresa de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) que decidiu comprar um novo software para aumentar os lucros. 

Portanto, sua fórmula de ROI pode ser apresentada da seguinte maneira:

(Ganhos financeiros após a compra do software – Custo do software) / Custo do software = ROI

Esta é uma fórmula bastante simples que pode ser aplicada a praticamente qualquer departamento de negócios, não importa se é RH (Recursos Humanos) ou marketing. 

No entanto, determinar o ROI pode ser um pouco mais complexo do que uma simples equação matemática. 

Ao calcular o ROI, é importante levar em consideração outros fatores que podem ser menos óbvios, como tempo, custos e taxas ocultas e, por incrível que pareça, até mesmo fatores emocionais, como estresse. 

Todos esses elementos podem afetar significativamente seu ROI. Para melhor compreensão, é preciso voltar ao exemplo do retorno sobre investimento do software. 

Seu “custo de software” não deve incluir apenas as despesas pesadas do programa, ele também pode incluir fatores como o tempo gasto explorando opções de software, tempo de treinamento para funcionários e outros custos ocultos. 

Estar atento a esses fatores ajudará você a medir com mais precisão o retorno de qualquer tipo de investimento, tomando decisões mais precisas e avaliando as estratégias mais efetivas para o negócio.

Como aplicar o ROI na rotina da empresa

O cálculo do ROI da sua empresa de manobrista, ou qualquer outro segmento produtivo, oferece inúmeras vantagens. Entre elas está conhecer o impacto do seu investimento no negócio empresarial. 

Se você determinar que está desperdiçando dinheiro em uma despesa, é óbvio que algo precisa mudar, e tem que ser feito o quanto antes. 

Muitos tipos de ROI podem ajudá-lo a tomar importantes decisões de negócios, como esses que estão apresentados abaixo.

  1. Adquirir nova ferramenta

Adicionar novas ferramentas, equipamentos e produtos ao seu negócio pode ser um passo na direção certa, mas eles devem ser adquiridos com sabedoria. 

Calcular o ROI na compra de um equipamento permite avaliar o valor da sua nova ferramenta, seu real impacto na produção, e em quais tipos de equipamento investir a curto, médio e longo prazo. 

  1. Contratação de novos funcionários

A contratação de mão de obra especializada está aumentando ou diminuindo a lucratividade do seu negócio?

Acompanhar o retorno de investimento de seus funcionários ajudará você a entender melhor quais tipos de profissionais contratar ou, em caso negativo, demitir. 

  1. Adição de novo departamento e expansão da marca

Assim como contratar um novo funcionário, adicionar um novo departamento ao seu negócio ou expandir a marca pode ser uma jogada inteligente, se ajudar a aumentar os lucros. 

Para início, pode ser apenas avaliar o custo destinado para aluguel de sala de reunião por hora  para atender clientes e fornecedores em um novo local de implementação da empresa, verificando o potencial de lucro e de melhoria de processos.

Do mesmo modo, o cálculo pode ser usado para avaliar a compra e reforma de um novo escritório para implementar uma equipe interna de contabilidade, identificando se essa escolha otimiza os fluxos e reduz gastos a longo prazo, dentre outros impactos, ou se a terceirização do serviço é uma melhor escolha.

O mundo dos negócios não é um jogo de tabuleiro ou adivinhação. Por isso, é preciso calcular o retorno de investimento para determinar a lucratividade de todos os departamentos da sua empresa e identificar as oportunidades de expansão. 

  1. Estratégias de vendas

Uma estratégia específica ajudou a levar ou alavancar as vendas da empresa?

Acompanhar quais tipos de estratégias de vendas geram resultados podem apresentar novas ideias de como aumentar a lucratividade do seu negócio e como encarar o mercado consumidor com mais segurança. 

O ROI da sua empresa e o setor de marketing

Além dos aspectos mencionados acima, saber calcular o ROI pode ser especialmente benéfico para os profissionais que atuam no setor de marketing. 

O objetivo do marketing é divulgar seu produto ou serviço, o que significa que seus esforços têm um impacto direto no sucesso de suas vendas. 

Você pode calcular o ROI da sua empresa em marketing para determinar quais campanhas e ações estão dando maior retorno para o seu negócio. 

Por exemplo, você pode lançar campanhas de marketing online em um site de bicicletas e offline por meio de panfletos, para então promover um evento futuro que sua empresa está hospedando. 

Depois que as campanhas terminarem, você poderá avaliar qual delas gerou os melhores resultados calculando o ROI.

Uma fórmula para cada cálculo de ROI de marketing pode ser algo como:

(Receita obtida com inscrições – Custo de campanha de marketing) / Custo de campanha de marketing = ROI)

Ao correlacionar o registro de eventos com suas respectivas campanhas, você pode ver imediatamente qual delas lhe deu o maior retorno do seu investimento e desenvolver ainda mais essa campanha para eventos futuros. 

No entanto, o processo de cálculo do ROI de marketing pode ser um pouco mais complexo do que calcular o ROI para algo mais concreto, como um novo equipamento. 

O processo se torna ainda mais difícil quando campanhas offline estão envolvidas, tendo em vista que, diferentemente das ações online, é mais difícil de acompanhar a jornada de compra e qual canal realmente atraiu o cliente.

Felizmente, existem muitas ferramentas disponíveis que podem ajudá-lo a obter uma análise de ROI de marketing mais precisa. 

Abaixo estão disponíveis algumas ferramentas úteis que você pode aproveitar para calcular o ROI de marketing da sua empresa.

  1. Google Analytics/Ads

Usar o Google Analytics e Ads é essencial para profissionais de marketing que desejam medir o sucesso do seu tráfego orgânico e campanhas online. 

Ao coletar e analisar dados sobre seu público digital, você pode avaliar o sucesso de suas campanhas e fazer os ajustes necessários para melhorar a lucratividade. 

  1. Software de CRM

O Software de CRM (Customer Relationship Management), ou gestão de relacionamento com o cliente, ajuda  a empresa a manter contato com os consumidores, independentemente de ser uma uma firma de limpeza predial ou uma perfumaria personalizada, simplificando a interação e coletando dados .

As informações coletadas por meio de sua plataforma de escolha podem ajudá-lo a determinar quais esforços de marketing e estratégias de vendas geram os melhores resultados para sua empresa. 

  1. Rastreamento de Chamadas

O software de rastreamento de chamadas usa o rastreio de campanhas online e offline de uma empresa, como para verificar a origem de vendas de equipamentos de raio x cachorro preço, para ajudar a determinar quais estão levando a chamadas e conversões.

Tudo isso permite que você adapte sua estratégia de acordo com as necessidades da empresa, observando o impacto sobre o mercado em que atua. 

Outra opção para avaliar a origem de conversões se dá pelo preenchimento de formulários que indiquem, por exemplo, como o cliente ficou sabendo sobre a empresa ou o que o levou a comprar.

Os benefícios do ROI para sua empresa

O ROI está no topo da lista de prioridades de investimento e métricas a serem usadas para proporcionar o desenvolvimento qualificado do negócio. 

Antes que uma nova tecnologia seja implementada na sua empresa, muitos empreendedores ficam receosos e preocupados quanto à exploração de forma eficaz, ou inseguros quanto ao impacto final sobre toda a organização.

Por isso, ter essa ferramenta em mãos é importante, pois é uma forma de estimar os benefícios possíveis ao adotar uma nova estratégia, bem como para identificar quais ações estão trazendo melhores resultados para a marca, possibilitando a interrupção daquelas menos eficazes.

De qualquer maneira, o ROI da sua empresa pode ser calculado a partir da implementação de dispositivos ou contato com empresas de assinatura digital inteligentes e conectadas, permitindo o monitoramento e a manutenção remota de processos e ativos, o que otimiza a mensuração de dados.

Isso porque gera uma redução nos custos de manutenção ao longo do tempo, e uma melhoria significativa de serviço aos usuários finais. 

Melhorar a eficiência não é a única maneira de cortar custos. Quando se trata de processos de monitoramento da integridade estrutural de uma empresa, ou de um canteiro de obras, por exemplo, ser capaz de monitorar e prever quaisquer anomalias é fundamental para cumprir o orçamento. 

Insistindo no setor de marketing, é possível dinamizar as estratégias, calculando o ROI e ajudando a ajustar as estratégias de acordo com o comportamento do mercado consumidor. 

Você também não precisa se concentrar necessariamente na receita. Por exemplo, se estiver tentando aumentar o número de seguidores nas redes sociais, poderá calcular o ROI para determinar o sucesso de seus esforços identificando:

  • Comentários;
  • Compartilhamentos;
  • Curtidas;
  • Visualizações.

Outro benefício é que é possível determinar, com maior clareza, onde investir determinado capital financeiro ou mesmo a atenção dedicada.

Se você descobrir que um segmento específico de sua estratégia de marketing não está gerando muito ROI, poderá alocar melhor parte dos fundos financeiros de acordo com o que funciona para o seu negócio. 

Conclusão

Não importa se você é um gestor de Recursos Humanos, uma diretora de marketing ou uma pessoa que ocupa o cargo de CEO: praticamente todas as decisões de negócios exigem que se conheça o ROI da sua empresa.

Assim, se você não tem certeza se os esforços empregados na manutenção de endoscópios, por exemplo, estão gerando resultados, você pode otimizar, de maneira adequada, a lucratividade da melhor maneira possível ao empregar essa métrica.

Deste modo, compreender a importância do ROI da sua empresa é crucial para o sucesso de qualquer estratégia, decisão e investimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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