Case de Sucesso da Santa Helena Alimentos

Case de Sucesso da Santa Helena Alimentos

No post de hoje, quero falar sobre um case de sucesso da BeC Inteligência. Trata-se de um aplicativo que fizemos para a Santa Helena Alimentos, um projeto pelo qual tenho muito carinho porque nos empenhamos bastante para fazer algo personalizado e as devolutivas que temos recebido são muito positivas.

Se você anda pensando na possibilidade de ter um app sob medida para a sua empresa, não deixe de ler, pois o post será esclarecedor.

Quem é a Santa Helena Alimentos?

Não posso começar a falar sobre o projeto sem antes comentar sobre a Santa Helena.  Ela é simplesmente a maior indústria de produtos à base de amendoim do país, é de Ribeirão Preto (SP) e tem quase 80 anos de existência.

Se você não conectou o nome à empresa, basta lembrar da Paçoquita e do Amendoim Japonês Mendorato, entre outras delícias que adoçam a nossa vida todos os dias.

Qual foi o projeto?

Fomos contratados a fim de criar um app ser utilizado pelos vendedores e representantes da empresa para realizar o cadastro de clientes, CADCLICK.

A necessidade de melhorar o sistema de cadastramento foi percebida pela área de negócios, já que os funcionários levavam muito tempo realizando tarefas que poderiam ser automatizadas como, por exemplo, digitando o nome da empresa quando bastava a informação do CNPJ para ele aparecer de forma automática.

Logicamente que essa demora no processo de cadastro impactava de modo negativo a vida dos funcionários e as vendas, afinal, como vocês sabem, tempo é dinheiro. Pense comigo: se um colaborador cadastra o cliente mais rápido, ele consegue, além de tornar o processo mais confiável, visitar ainda mais clientes por dia, o que com certeza eleva as chances de ele fechar mais vendas, não é verdade?

Denis Chiodi

Quando perguntado sobre o que a empresa considerou ao decidir criar um app sob medida para as suas necessidades, o Denis Chiodi, responsável pela equipe de sistemas da Santa Helena, informou que foram principalmente 3 fatores:

  • Redução do tempo operacional,
  • Melhoria e confiabilidade no processo de validação das informações enviadas e
  • Custos.

Por ser a primeira experiência deles com a BeC Inteligência, era natural que estivessem inseguros quanto a uma série de questões e por isso fizemos um cronograma detalhado cuja primeira fase começou em novembro do ano passado e terminou em janeiro deste ano.

O processo de elaboração do app

Como vocês sabem, o projeto de elaboração de um aplicativo sob medida é algo completamente personalizado para as necessidades de um determinado cliente, então é fundamental que ele esteja presente em todas as etapas do processo, o que com certeza tivemos nesta parceria com a Santa Helena.

Régis Martins

O Régis Martins, analista SAP, acompanhou tudo bem de perto ao longo dos 3 meses em que trabalhamos na primeira fase. Foi realizado um cronograma bem detalhado, em que eles nos apresentaram suas necessidades e fomos mostrando alternativas que poderiam atendê-las, solucionando as questões.

E como estamos agora?

Como disse a vocês, a primeira fase terminou em janeiro deste ano e em março, mês passado, iniciamos a segunda etapa.

Guilherme Duarte

Até o presente momento, não houve nenhuma necessidade de recall e os resultados são muito positivos! Quero ressaltar aqui três aspectos que o Guilherme Duarte, outro funcionário da Santa Helena que acompanhou todo o projeto, apontou em relação ao investimento feito:

  • A melhoria no processo de cadastro, reduzindo o tempo e facilitando o acesso às informações.
  • O feedback positivo de quem efetivamente usa o app, que são os vendedores e representantes.
  • O fato deste projeto ser um case dentro da empresa, tendo muitos elogios pela qualidade com que foi realizado.

As devolutivas são muito boas pela responsividade do app, que tem versões para Android e iPhone, além de estar disponível para acesso via web.

Aí você deve estar pensando assim: ah, mas quanto a Santa Helena pagou para ter isso? Segundo o Denis, um terço do total cobrado por outras companhias que participaram da mesma concorrência. E só por isso foi possível, em um tempo de pandemia, quando a situação econômica da maioria das empresas está mais difícil, realizar um projeto desse porte.

Eu quis escrever esse case para você saber que não é impossível ter um app sob medida para a sua empresa. Vale a pena pensar sobre as suas necessidades e, partindo delas, buscar um orçamento. A Bec fez para a Santa Helena e pode fazer para você também! Chame a gente e converse sobre isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *