Blog BeC Inteligência
Mais

    5 benefícios da integração de dados para os gestores

    publicado em

    Promo MKT Report

    Com a chegada da internet, diversos processos produtivos e administrativos têm sido muito mais facilmente realizados por causa de uma grande capacidade de integração de dados, sendo extremamente úteis e armazenando muita informação em um único lugar.

    Mas não apenas isso, eles têm facilitado a vida de diversas empresas que, ao saber utilizar de maneira adequada, têm otimizado diversas demandas e ajudado principalmente gestores que possuem mais autonomia para gerenciar tais dados.

    Sendo assim, o texto de hoje irá reunir 5 benefícios que a integração de dados para gestores pode proporcionar, mostrando como podem ser impactantes para o negócio e como é feito todo o processo, dando ideias de como sua empresa pode utilizá-la.

    Desde uma empresa de segurança do trabalho até uma pessoa comum, a internet e a tecnologia mudaram a forma como todos enxergam o mundo. Suas invenções, facilidades e possibilidades fazem os olhos de diversas pessoas ao redor do mundo brilharem de entusiasmo.

    O simples fato de hoje em dia pagar uma conta em alguns segundos através de um aplicativo ao invés de ir até uma casa lotérica ou caixa eletrônico já é algo que muda e muito a rotina de uma pessoa.

    Porém, com o mundo digital, diversas informações são compartilhadas a todo momento, seja através de uma apresentação escolar ou na compra de um laudo spda. A internet está cheia de informações e isso se reflete em praticamente tudo.

    Imagine a quantidade de dados que diariamente são utilizados por uma empresa, principalmente as multinacionais. Gerenciar essa enorme quantidade de dados pode ser um grande desafio, e utilizá-los de forma que ajude a gestão e a empresa pode ser uma grande dor de cabeça.

    Claro que para isso é necessário entender que será utilizado tecnologias para automatizar o processo, e mesmo que esse seja a abertura de empresa, quanto mais informações integradas e de forma rápida for possível utilizar, melhor.

    Portanto, é importante ter em mente que a integração de dados no âmbito empresarial nada mais é do que armazená-las de forma a fica em um único lugar e que possa ser utilizada em todos os sistemas da empresa, otimizando tempo e esforços.

    Com isso em mente, os tópicos a seguir irão abordar um pouco melhor como os gestores podem aproveitar ao máximo tal integração e como seu negócio pode crescer muito com ela, seja ele uma loja de camisas ou de cabos elétricos.

    PowerBI

    Conceitos da integração de dados

    Entende-se que não existe um modelo exato de como fazer integração de sistemas, por isso que as empresas buscam o modo que melhor se adeque ao seu estilo de gerenciar dados, mas todas utilizam da tecnologia em algum nível.

    Algumas preferem utilizar sistemas em nuvem o tempo inteiro, outras preferem utilizar sistemas próprios. Independentemente da escolha, o uso cotidiano e a constante busca de informações é necessário, portanto é preciso um sistema fluido e funcional.

    Uma empresa de calibração de balanças precisa de informações ágeis como qualquer outra, e os gestores precisam sempre estar atentos em como a informação é utilizada para garantir que cada departamento consiga ser otimizado e entregue suas metas.

    Sendo assim, gestores podem usar da integração de dados para:

    • Acelerar processos produtivos e administrativos;
    • Garantir uma maior fluidez de informações;
    • Diminuir a quantidade de erros;
    • Aumentar a competitividade da empresa.

    Quanto à competitividade é porque quanto mais gestores utilizam as informações de forma adequada, maior será o avanço de suas equipes e, consequentemente, mais a empresa consegue se destacar e seguir com suas estratégias e métodos.

    Sendo assim, é preciso buscar aproveitar ao máximo essa integração, fazendo com que sua empresa de grade metálica consiga se destacar e continue sendo atrativa para o público geral.

    Com isso, separamos cinco benefícios da integração de dados para os gestores, mostrando como vale a pena investir nesse tipo de método.

    01 – Menor quantidade de erros

    O simples fato das informações estarem reunidas em um único lugar e com fácil acesso já diminui muito a quantidade de erros, pois mesmo que a empresa seja bastante otimizada, o tempo de esperar de um setor enviar informação a outro e fazer a comparação para saber se está correta atrasa muito as demandas.

    Uma coisa é esperar a aprovação para a compra de um climatizador evaporativo, outra é esperar informações que estão na empresa sobre como proceder com os materiais para a construção do mesmo ou saber qual melhor método de manutenção.

    O índice de falhas humanas sempre será muito maior do que de uma máquina que, teoricamente, é para ter um número muito baixo ou não ter erros, portanto esse benefício é muito bem usufruído.

    02 – Maior produtividade dos setores

    A tecnologia é incrível e ela possibilita que os processos sejam feitos de maneira muito mais rápida. Muitas vezes as pessoas nem percebem que algo é feito por darem comandos e não ter todo aquele trabalho manual no processo.

    Mesmo que utilizada para melhorar a produtividade de serviços que utilizam terminais elétricos automotivos, a integração de dados facilita na coleta de informações e as deixa disponíveis para uso e aprimoramento dos métodos e processos da empresa.

    Portanto, gastar com integração de dados não é exatamente um gasto, mas um investimento.

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    03 – Organização mais competitiva

    Sabemos que o meio digital em que vivemos atualmente é bastante competitivo e as empresas estão a todo momento se mostrando atraentes para seus leads e clientes, muitas vezes até ganhando a atenção de clientes da concorrência.

    E com o negócio sendo mais ágil, dinâmico e entregando qualidade em uma boa velocidade não o torna apenas chamativo, mas extremamente competitivo, afinal todos querem alguém que ofereça qualidade de forma rápida, mesmo que nem sempre seja barato.

    Em outras palavras, a sua empresa aumentará muito o seu alcance e sua autoridade no segmento de mercado na qual está disposta a empreender, fazendo com que se expanda e, de forma orgânica e natural, comece a lucrar mais e conquistar ainda mais clientes.

    04 – Redução de custos

    Isso é algo que uma empresa quer ouvir e, quando pensamos no mundo atual, os gastos são imensos e podem vir de diversas fontes. Uma dessas fontes é a enorme quantidade de programas e a manutenção e desenvolvimentos de sistemas junto da tecnologia.

    Quando se tem dados integrados, os custos reduzem bastante, o que ajuda de diversas formas a empresa, afinal o dinheiro que seria gasto para esse setor pode tanto trazer aprimoramentos para área quanto ser utilizado em outros lugares.

    Em outras palavras, isso impacta diretamente no lucro da empresa, e sabemos que para o mundo corporativo, tempo, dinheiro e prejuízos são gastos. Se a empresa quer economizar dinheiro e se dar bem, a integração de dados é um caminho possível.

    05 – Processos muito mais otimizados

    Quando pensamos em otimização, a tecnologia sempre se torna um recurso inevitável. Podemos dizer que quando um processo está otimizado, ele gasta a menor quantidade de recursos possível em menos tempo e oferece uma excelente qualidade.

    Gestores de dados precisam sempre estar atentos às melhores maneiras de utilizar da tecnologia e, mesmo que tenhamos falado isso algumas vezes ao longo do texto, como a velocidade dos processos, é preciso entender que isso está diretamente ligado ao cliente.

    Até mesmo porque a qualidade e velocidade que o cliente consegue algo que quer se reflete diretamente na sua satisfação, e essa métrica é essencial para a empresa se manter competitiva e conseguir fidelizar seus leads e clientes, lucrando mais ao longo dos anos de vida da organização.

    Considerações finais

    O texto de hoje abordou cinco benefícios da integração de dados para os gestores, mostrando seus conceitos e ideias, assim como apontou algumas vantagens e desvantagens, além do impacto que pode causar no mercado de trabalho e na própria marca.

    Quando pensamos em uma empresa, ela deve ser sinônimo de organização, ou seja, quanto mais as coisas estiverem funcionando como precisam funcionar, mais rápida ela será na tomada de decisões e conseguirá ser muito mais dinâmica, se atentando muito mais ao mercado.

    Em outras palavras, esses benefícios citados ao longo do texto são vantagens muito grandes e, quando a empresa sabe utilizá-los de forma a juntar com o que já faz muito bem, ela cria uma poderosa força que consegue deixar a sua marca no mercado.

    Sendo assim, utilize esse texto como orientação e pesquise o máximo possível sobre como implantar essa ideia em sua empresa de forma que sua essência continue intacta, atraindo público e ganhando força no segmento de mercado escolhido.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Guia de Investimento
    Guia de Investimentohttps://www.guiadeinvestimento.com.br/
    O Guia de Investimento é um blog que surgiu com a ideia de transmitir informações relacionadas ao universo dos negócios. Oferecemos diversas dicas para um melhor desenvolvimento dos seus negócios, independente do setor, além de disseminar informações, dados e dicas de maneiras cotidianas. O blog possui conteúdos informativos voltados a diversos segmentos, com o intuito de auxiliar empresários a respeito do mundo dos negócios.

    Artigos Mais Recentes

    Cuidados e Prevenção: Como Proteger sua Casa Durante Temporais

    Os temporais podem causar danos significativos às residências, desde infiltrações até perda total. Com...

    E-commerce e Inteligência Artificial: Como Usar Dados para Vender Mais

    Nos últimos anos, o e-commerce passou por uma transformação radical devido à tecnologia e...

    Como a Experiência do Cliente Define o Sucesso no E-commerce

    A popularização do e-commerce revolucionou a forma como os consumidores interagem e realizam compras....

    Digitais: Tendências que Moldam o Futuro do E-commerce

    O e-commerce está se transformando rapidamente, impulsionado por inovações tecnológicas e mudanças no comportamento...

    Como adaptar suas campanhas de marketing digital para a geração Z

    A Geração Z, composta por jovens que nasceram entre 1997 e 2012, está rapidamente...

    Como implementar uma estratégia de omnichannel no seu negócio

    Nos últimos anos, a experiência do cliente se tornou um dos principais diferenciais competitivos...

    O impacto das avaliações online nas decisões de compra

    Em um mundo cada vez mais digital, a forma como os consumidores realizam suas...

    A importância das redes sociais no marketing digital

    Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram uma parte fundamental do cotidiano das...

    Dicas para criar uma landing page que converta visitantes em leads

    No marketing digital atual, uma landing page bem elaborada é crucial para captar leads...

    Estratégias de Merchandising para Aumentar a Visibilidade dos Produtos

    Aprenda estratégias de merchandising eficazes para aumentar a visibilidade e o impacto dos seus produtos no mercado.

    Mais como este