Assim como em aulas de ioga e como em tudo na vida, manter o equilíbrio é fundamental para se ter uma vida melhor e com mais controle e, quando pensamos no mercado corporativo e em tudo que ele representa, também é preciso encontrar esse ponto.
Sabemos que empreender não é algo exatamente fácil de fazer, porém, devemos entender que é uma das formas mais lucrativas de trabalho, não é a toa que as pessoas mais ricas do mundo são empresárias. Esse meio, portanto, é bastante sedutor para muitos.
Com isso em mente, o texto de hoje irá contextualizar o que é o Ponto de equilíbrio e qual a sua importância para uma empresa, explorando o que ele é e como planejá-lo, assim como os diferentes tipos e o seu impacto no dia a dia do seu negócio.
Desde uma empresa que presta serviços de investigação preliminar de passivo ambiental até mesmo as que são grandes fábricas de roupas, todas empresas precisam saber como funcionam os seus processos e de onde vai e para onde vai o seu dinheiro.
Um negócio pode passar por diversas etapas ao longo de sua vida útil e saber e entender as variações que podem ocorrer ao longo do tempo não faz apenas com que a sua marca tenha sucesso, mas aumenta a probabilidade de expansão da mesma pelo mercado.
Infelizmente, não é incomum empresas que possuem um grande potencial irem à falência ou não darem tão certo por não saberem como lidar com tantas variações, fazendo com que até mesmo uma empresa inovadora não dê certo.
Portanto, ter conhecimento administrativo, publicitário, comercial e, até mesmo, de marketing e vendas é necessário para garantir a saúde do seu negócio de limpeza comercial, por exemplo, e fazer com que, aos poucos, ele consiga seu espaço e consiga investir em si mesmo.
Podemos, então, dizer que saber calcular essas informações da organização é fundamental, pois só assim ela conseguirá continuar empreendendo de maneira saudável e eficiente.
Independentemente do ramo, seja na prestação de serviço de declaração de importação ou em uma grande montadora de automóveis, conhecimento nunca é demais.
Os tópicos a seguir irão melhor contextualizar o que é o ponto de equilíbrio e como ele é importante para o seu negócio, mostrando como existem diferentes pontos de equilíbrio e as vantagens que a sua marca tem de encontrá-los. Sem mais delongas, confira.
O conceito de ponto de equilíbrio
Embora tenha sido mencionado rapidamente no começo do texto, vamos entender mais a fundo. Podemos chamar de ponto de equilíbrio o ponto zero de qualquer faturamento financeiro, o início do verdadeiro faturamento positivo.
Independentemente se a marca tem foco em camisetas ou na venda de controlador de acesso empresas, ela precisa pagar contas para conseguir se manter ativa no mercado e essas dívidas podem ser muitas e variam de empresa para empresa.
Após pagar todas as contas do mês e toda a receita que entrar for apenas lucro, chamamos esse ponto onde o faturamento chegou a zero de ponto de equilíbrio. Em outras palavras, o ganho de dinheiro da organização começa nesse momento.
É extremamente importante encontrar esse ponto porque quando as metas e objetivos de uma empresa são traçados, as probabilidades de prejuízos e de rebotes negativos para a marca diminuem consideravelmente, diminuindo também a chance de fracasso da empresa.
Dessa forma, a sua consultoria em implantação de ERP pode usufruir de alguns benefícios ao encontrar esse ponto de equilíbrio, por exemplo:
- Menor chance de ir à falência;
- Gastos controlados;
- Maior assertividade em controle de faturamento geral;
- Probabilidade maior de investimento em outras áreas da marca;
- Maior estabilidade financeira;
Claro que muitos desses benefícios irão depender de cada marca e em como ela trabalha com as informações que são disponibilizadas, assim como sabiamente pode ou não melhor distribuir os gastos e utilização de seu capital.
E existem diversos tipos de pontos de equilíbrio e para a sua assessoria contábil para empresas aproveitar o máximo cada um deles, vamos compreender um pouco melhor como funcionam logo abaixo.
O ponto de equilíbrio contábil é o que mais comentamos até esse momento e tem como objetivo a utilização de cálculos e fórmulas de custos passivos, como despesas e contas, para chegar ao zero e equilibrar a balança para o que ainda está por vir.
É bem tranquilo encontrá-lo, apenas encontrando a margem de contribuição e somando com os custos gerais, tanto os fixos quanto os variáveis, fazendo com que até mesmo o seu negócio de antecipação de recebíveis para empresas encontre o ponto de equilíbrio.
O ponto de equilíbrio financeiro é praticamente igual ao anterior, tendo diferença apenas na maneira como é calculado, pois o mesmo não inclui as despesas dedutíveis. Para calcular é necessário fazer saber qual o custo e despesas dedutíveis e dividir pela margem de contribuição.
Por fim, mas não menos importante, temos o ponto de equilíbrio econômico que, diferente dos anteriores, considera oportunidades, possíveis investimentos como margem de investimentos, para assim realizar uma espécie de correção monetária.
Para calculá-lo, é preciso saber o valor de seus custos fixos, somar com o lucro mínimo dos investimentos e da empresa e dividir tudo pela margem de contribuição. Sendo assim, mesmo um despachante aduaneiro logística consegue encontrar o ponto de maneira mais simplificada.
Calculando corretamente o ponto de equilíbrio
Entender a maneira correta de calcular o ponto de equilíbrio é fundamental para garantir assertividade e, como impacta diretamente no dinheiro da sua empresa, é preciso não apenas compreender, mas também garantir precisão.
Sendo assim, os tópicos a seguir irão reunir uma série de informações que podem ser essenciais para que o cálculo seja feito. Sem mais delongas, confira.
01 – Calcule dados das receitas mensalmente
Ter uma base de cálculos mensais para fazer o cálculo do ponto de equilíbrio é necessário para garantir maior efetividade ao longo do processo, mas saber a receita mensal ao longo dos meses também é preciso para que a estimativa seja mais certeira.
Não apenas isso, mas a partir de uma média mostra também como tem sido o desempenho da marca ao longo do tempo, o que facilita saber se o cálculo está certo ou errado. Isso sem mencionar a contabilidade relacionada aos recursos financeiros usados.
Quando se sabe o valor e o quanto que cada recurso está realmente sendo utilizado, isso abre diversas possibilidades em a empresa até mesmo, futuramente, conseguir cortar gastos caso necessário e continuar encontrando o seu ponto de equilíbrio
02 – Defina os gastos fixos e variáveis
Pense que para encontrar o ponto de equilíbrio, é preciso saber quanto dinheiro está entrando na conta e quanto está saindo, mas principalmente, saber o quanto se está gastando com a sua empresa ao longo do mês.
Para isso, é preciso entender quais são os gastos fixos e quais são os gastos variáveis ao longo do mês, afinal, antes de nos interessarmos no quanto estamos lucrando, devemos saber se todas as contas estão pagas.
Entenda como custos fixos tudo que sempre irá ser gastos na sua empresa e que o valor, como o próprio nome já diz, é fixo. Contas como valor de aluguel, valores do salário, água, luz, internet, valores dos serviços de softwares são alguns dos exemplos.
Já as variáveis podem ser os valores de fornecedores, campanhas de marketing de algum mês em específico, terceirizações e contratações de última hora, assim como impostos gerais e matérias-primas utilizadas.
03 – Continuar sempre analisando o cálculo
Vimos alguns exemplos ao longo do texto de como calcular os diferentes tipos de pontos de equilíbrio, mas apenas isso pode não bastante para calcular corretamente, afinal, um mês é diferente do outro e os gastos podem também serem diferentes.
Portanto, conforme for calculando e chegando mais próximo do resultado, não se esqueça nunca de aplicar os valores relacionados à margem de contribuição, que com toda certeza irá variar de mês para mês, e tomar as medidas necessárias para que o faturamento mínimo da sua marca aconteça.
Isso porque, estrategicamente, o valor do lucro tem que ser maior do que o de gastos para que a empresa não apenas entenda a importância do ponto de equilíbrio, mas que também lucre e consiga continuar sendo competitiva dentro do mercado de trabalho.
Por isso, é importante sempre analisar mês a mês cada uma das dívidas, faturas, lucros e faturamento no geral, para garantir o sucesso e expansão da marca a cada mês e fazer com que consiga continuar mostrando ao mercado de trabalho o seu real potencial.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.