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    O que é marketing sensorial?

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    Promo MKT Report

    As empresas desejam acertar o consumidor em cheio, e o marketing sensorial é uma ferramenta poderosa, pois estimula os 5 sentidos para transmitir emoções.

    De uma maneira significativa, o marketing sensorial é muito eficaz, porque os sentidos humanos estão diretamente relacionados à parte límbica do cérebro, que é exatamente responsável pelas emoções, pelo prazer, por sentimentos e memórias. 

    A partir do momento que uma marca desperta diferentes sentidos, o consumidor experimenta uma experiência profunda, fazendo uma conexão em nível emocional. 

    Quando se trata de marketing sensorial, o objetivo é fazer com que as pessoas tenham uma lembrança da marca em uma situação que abrange os 5 sentidos:

    • Audição;
    • Olfato;
    • Paladar;
    • Tato;
    • Visão.

    Sendo assim, é preciso conhecer melhor o marketing sensorial, e como ele pode ser eficiente para uma marca que oferece  treinamento de conserto de forno industrial para os funcionários, e sabe da importância da participação de todos. 

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    O que é uma estratégia de marketing sensorial?

    O uso dos 5 sentidos proposto pelo marketing sensorial visa estabelecer conexões entre uma empresa, um estabelecimento comercial ou uma marca às memórias e emoções de um consumidor. 

    O apelo à emoção proporciona uma venda bem-sucedida exatamente pela experiência sensorial de um cliente, que ocorre de forma subconsciente, se colocando à frente da razão ante a ação. 

    Quando uma administração de condomínios em São Paulo leva em consideração todos os sentidos, pode-se perceber que o consumidor se abre mais perante uma negociação, que às vezes passa despercebido por um vendedor. 

    Com isso, é preciso garantir que os 5 sentidos de um cliente sejam estimulados, para que as compras sejam ainda mais atraentes. 

    De uma maneira geral, os consumidores se mostram mais inclinados a entrar e olhar ao redor, mesmo que não tenham a certeza do porquê.

    Enxergar no espaço de visão o que cai bem

    A visão, por todo o potencial que apresenta na maioria das pessoas, pode ser o sentido mais importante para o qual uma empresa deve apelar, tudo porque é preciso causar uma boa primeira impressão. 

    Como fator determinante, os elementos visuais com móveis planejados alto padrão reduzem as barreiras de compra, pois a disposição de bens de consumo podem influenciar nas vendas por impulso. 

    A criação de um espaço estimulante visualmente atraente deve considerar, entre outros aspectos, o impacto das vitrines, e até mesmo a sinalização, sobre os leads, ou clientes em potencial. 

    Isso vale para qualquer empreendimento comercial, ou mesmo quando se trata de e-commerce, pois muitos sites se valem do posicionamento dos botões de CTA (Call To Action), ou chamada para ação, para os leads seguirem as compras. 

    Outro ponto do marketing sensorial que estimula a visão são as cores, que podem ser apresentadas em um cardápio de restaurante, por exemplo, seja para melhorar ou provocar o humor dos clientes.

    Nesse caso, o melhor é fazer um estudo de caso, para não ficar em cores primárias ou um arco-íris sem sentido. 

    O contraste entre preto e branco com cores, ou um esquema de sobreposição colorida pode ser uma forma de ajudar determinados produtos a ganharem destaque.

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    Sons e músicas refletem na memória

    A vida é composta de uma trilha sonora sem fim. Das canções de ninar quando crianças, passando pelos temas de séries e filmes ao longo da vida, além de músicas que embalaram momentos importantes de uma vida, um ritmo diferente está presente.

    Daí a importância em aplicar o marketing sensorial por meio da audição, para que uma marca sonora fique registrada na mente das pessoas que buscam construtora em sinop, ou qualquer outro bem de consumo. 

    Um empreendimento comercial precisa tomar cuidado com zumbidos irritantes, ou músicas em um volume muito alto, que possa atrapalhar o atendimento, ou mesmo a conversa entre clientes. 

    Aparelhos que apresentam mau estado de conservação podem mostrar aos clientes que o lugar não é confiável. O melhor é fazer reparos regulares que não espantem o cliente.

    A música também deve ter uma atenção especial, pois uma trilha sonora adequada ao ambiente em que o cliente se encontra, por qualquer razão, pode ser determinante para que alguém entre na lanchonete ou uma loja de calçados. 

    As músicas e determinados sons refletem na memória, e a paisagem sonora deve ser distribuída de maneira uniforme, com alto-falantes discretos e que façam parte do ambiente. 

    O macio toque nos produtos 

    Uma grande resistência que a geração anterior aos millenials apresentam sobre as compras online é exatamente quanto à sensação de tocar. 

    Dessa forma, é preciso refletir em como isso é importante para empreendimentos comerciais físicos, já que muitos consumidores preferem ter uma experiência tátil antes de consumidor algo.

    Assim que a pessoa tem contato com um produto, um toque sobre uma blusa ou uma calça, a probabilidade de realizar a compra aumenta de forma considerável. 

    Por isso, é preciso aplicar o marketing sensorial a favor ao desenvolver um projeto arquitetônico 3d que centralize o consumidor e passe a sensação de que pode tocar em qualquer produto. 

    Aliás, vale lembrar que a temperatura ambiente também está relacionada ao marketing sensorial do tato e, por isso, é preciso manter uma temperatura agradável, em um espaço totalmente climatizado.

    A ideia é provocar uma sensação de conforto, para que o cliente queira ficar por perto e realizar uma compra. 

    PromoMKTReport

    O paladar usado em momentos decisivos

    O marketing sensorial demanda criatividade, e o paladar não se resume apenas a um mercado consumidor de lanchonetes, bares e restaurantes. 

    Uma loja que disponibiliza um espaço de café, com bolachinhas doces e salgadas, pode despertar memórias afetivas, ou mesmo a sensação de saciedade, e assim o cliente tem menos uma preocupação e pode se concentrar nas compras. 

    Oferecer aos clientes que procuram por um licenciamento online um prazer palatável, literalmente, é uma maneira de causar uma boa impressão.

    Há diversas opções além do café, como pipoca, balas, bolos, entre outros petiscos, que podem ser incluídos no cenário e, ao mesmo tempo, fazer com que o cliente fique por mais tempo para comprar mais e mais. 

    Outro fator interessante sobre esse marketing sensorial em particular é que, de acordo com a disposição de espaço para comes e bebes, é possível indicar exatamente o ponto onde se deseja, fazendo com que os funcionários se envolvam com os consumidores mais facilmente.

    Planejamento estratégico do marketing sensorial

    O primeiro passo que um empreendedor deve se envolver para o desenvolvimento estratégico do marketing sensorial é determinar o que se deseja alcançar, como metas imediatas e objetivos de longo prazo. 

    Uma meta ou objetivo só pode ser alcançado após a definição exata. 

    Como parte do processo de desenvolvimento da estratégia de marketing sensorial de uma fábrica de vistoria veicular em Joinville, é importante identificar como os 5 sentidos podem influenciar em todo o planejamento. 

    Por exemplo, que tipo de música pode ser empregada em determinado ambiente, e qual o visual que mais se identifica com o público-alvo de uma marca:

    É preciso determinar qual o tipo de som que se mostra mais apropriado, e também apreciado e é bem recebido pelo público. 

    Vale ressaltar que sons específicos, e até mesmo certas vibrações das ondas sonoras, podem influenciar nas emoções dos receptores, no caso os clientes, de formas específicas, incluindo:

    • Duração;
    • Frequência;
    • Tom;
    • Volume.

    Para que esse ponto do marketing sensorial seja aproveitado de maneira correta, é preciso se certificar em trabalhar com um fornecedor que entenda a importância desse tipo de projeto, para provocar a melhor experiência e que esteja incorporado à marca.

    Mistura entre o visual e o toque

    O visual do ambiente, assim como o toque, podem ser únicos e exclusivos, mesmo que faça parte de uma rede de franquias espalhadas por todo o território nacional. 

    Esses recursos podem tornar a experiência ainda mais envolvente para os clientes, de uma maneira que tudo esteja correlacionado com os produtos e serviços oferecidos do momento em que eles encontram a marca, até a finalização de compra. 

    O planejamento das estratégias de marketing sensorial podem aprimorar a experiência dos clientes de uma loja de instalação de calhas e rufos. 

    Toques podem ser usados de maneiras diferentes, como uma área mais fria dentro de um supermercado, indicando a presença de produtos congelados, e um espaço quente, em que a padaria pode oferecer pães sempre frescos, proporcionando a sensação de que saíram do forno.

    A ideia é colocar a criatividade no papel, sem medo de implementar o marketing sensorial na rotina da empresa. 

    Conclusão

    O marketing sensorial permite explorar a experiência dos clientes, e se mostra essencial em um mundo acelerado, e que as distrações se mostram cada vez maiores quando se trata de uma sociedade que busca o consumo a todo custo.

    Dessa forma, enfim, a projeção de espaços estratégicos e flexíveis podem ajudar a refletir uma marca, de maneira que os consumidores se sintam sempre em um lugar novo e empolgante, mesmo que já tenha visitado outras vezes. 

    Isso o marketing sensorial pode provocar de tantas maneiras, que basta a criatividade, a sutileza e o bom-senso, para aumentar as vendas e reter os clientes. 

    Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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