Field Marketing pode parecer uma expressão estranha para você, mas, se traduzirmos para “Marketing de campo”, pode fazer mais sentido. Contudo, o field marketing é basicamente “uma estratégia onde sua empresa irá designar uma equipe de vendas ou um profissional de marketing para apoiar o processo de venda e prospecção diretamente com compradores, varejistas e consumidores”.
Por isso, em algumas empresas isso é feito face a face com o cliente, e em outras são realizadas campanhas nas ruas ou entrega de panfletos e materiais autoexplicativos. Mas o field marketing vai bem além disso. Existem estratégias e ações de diversos tipos que podem ser realizadas.
Como funciona o field marketing na prática?
O field marketing é uma das mais eficazes formas de venda, já que não só fornece mais credibilidade ao produto e a empresa como também abre um diálogo entre o promotor de vendas ou profissional de marketing e o cliente.
E é justamente por isso que uma campanha como essa tem seus riscos, pois os profissionais responsáveis têm que ser capacitados, já que são os porta-vozes da sua empresa.
Por isso, existem várias formas de realizar campanhas de field marketing. Vejamos algumas delas:
1. Amostragem de produtos e demonstrações
Normalmente, essas amostragens e demonstrações são feitas em supermercados e lojas de departamento onde a compra pode ser realizada. Mas também podem acontecer em feiras, exposições e outros lugares com grande concentração de pessoas.
Podem até ser feitas onde o público não pode comprar imediatamente, apenas chamando o cliente para experimentar o produto e despertando o interesse para que ele conheça mais e realize a compra posteriormente.
2. Promoções em lojas
Nesse tipo de campanha, um ou mais representantes do produto ou serviço estarão numa determinada loja para auxiliar o cliente a realizar a compra e sugerir soluções sobre como o produto ou serviço poderá resolver seu problema. Por isso, o profissional designado para essa função deve tratar cada caso com cuidado para conseguir gerar um retorno positivo para a empresa.
3. Promoções de rua
Contudo, esse tipo de promoção é bem conhecido. Consiste em enviar equipes de trabalho em áreas de grande movimentação para entregar panfletos, cartões, cupons, materiais informativos e outros itens promocionais.
Em feiras de rua ou eventos, por exemplo, alguns comerciantes podem fazer a entrega desses materiais promocionais. Essa estratégia ajuda a associar sua marca a uma boa experiência do cliente em relação à mesma.
4. Merchandising
O merchandising vai envolver a coordenação juntamente com varejistas para demonstrar os produtos da sua empresa da maneira mais atraente para o cliente.
A estratégia de merchandising exige certas negociações com os varejistas para que todos saiam ganhando. Assim, podem ser negociados locais estratégicos nas lojas ou compra de uma maior quantidade de produtos a um preço bem menor.
Quais os tipos de clientes atingidos pelo Field Marketing?
Existe uma variedade de segmento de mercado onde pode ser utilizado o field marketing, principalmente se os clientes estão fisicamente presentes.
As campanhas no PDV são mais efetivas para clientes que compram por impulso. Já o merchandising é uma campanha que pode atingir qualquer público, seja um indeciso ou alguém que já saiba o que deseja comprar.
Mas o foco principal do field marketing são os “shapers” – clientes mais influentes e formadores de opinião. Ao atingir esses consumidores influentes, eles irão compartilhar com seus círculos e atrair a atenção para um determinado produto ou serviço que eles gostaram.
Investir em estratégias de field marketing é um bom negócio?
É incomparável o valor que se ganha na interação com as pessoas. São poucas as oportunidades de interagir e conhecer os clientes. Por isso, o field marketing é uma forma de mostrar que sua marca está presente onde o consumidor está. Você deve investir nessa oportunidade para atrair pessoas, criar relacionamentos e nutri-los, para também obter um maior engajamento, mesmo que em longo prazo.
Não se esqueça de nos contar suas experiências com o field marketing e o que achou do post. Queremos ouvi-lo – deixe seu comentário!