Blog BeC Inteligência
Mais

    Dashboards: Conheça os seus benefícios para aplicar na gestão empresarial

    publicado em

    Promo MKT Report

    Dentro do seu ambiente de trabalho, você já ouviu o termo “dashboards”? A palavra em inglês pode assustar, mas esse tipo de função tem sido cada vez mais aplicada no ambiente corporativo e se tornou uma tendência nas organizações empresariais.

    Tem se tornado frequente a inserção de novas tecnologias para a análise de dados no ambiente corporativo. As empresas, que sobrevivem de resultados, procuram analisar minuciosamente cada vertente do negócio a fim de tomarem decisões mais assertivas.

    Por isso, relatórios completos e de fácil entendimento precisam ser trazidos para consideração. 

    Porém, a visualização desses dados tornou-se extremamente fácil e dinâmica após a popularização dessa ferramenta que serve justamente para tornar esses levantamentos mais visuais.

    O dashboard é um modelo de relatório que apresenta dados e informações de uma forma clara e objetiva. 

    Esses recursos são cada vez mais utilizados na gestão empresarial, uma vez que oferecem muitos benefícios para o acompanhamento de indicadores, tomada de decisões e melhoria de processos.

    Uma das vantagens dessa ferramenta é a acessibilidade a informações importantes, sem a necessidade de perder tempo procurando dados dispersos em relatórios complexos. 

    Além disso, os dashboards apresentam informações de forma simples, tornando-as mais fáceis de compreender e interpretar.

    PowerBI

    Exemplos do uso de dashboards

    Caso uma empresa de consultoria imobiliária queira um relatório sobre um laudo spda de um determinado condomínio, você acha que é mais dinâmico ter essa papelada em mãos ou um panorama no macro com detalhamentos pontuais através de um dashboard?

    Melhor do que ter as informações, é possuir dados completos, detalhados e com zero complexidade. E é justamente isso que a ferramenta proporciona.

    Os dashboards também ajudam a identificar tendências e padrões nos dados, permitindo acompanhar a evolução de indicadores importantes, como vendas, produção, satisfação do cliente, entre outros. Isso possibilita a tomada de decisões baseadas em dados extremamente confiáveis.

    Caso uma empresa, como uma fábrica de cabos elétricos, por exemplo, deixa de realizar esses levantamentos, é provável que os concorrentes que usem dashboards tenham dados bem mais assertivos e resultados mais satisfatórios. 

    Outra grande vantagem é a análise de dados customizada, ou seja, é possível criar relatórios específicos para cada setor da empresa, de acordo com as necessidades de cada um. Com isso, todos têm acesso às informações mais relevantes para o seu trabalho.

    Você poderá usar dashboards em praticamente qualquer área da sua empresa que lidar com dados e precisa de uma análise mais rápida e eficiente. Algumas setores comuns incluem:

    • Finanças;
    • Marketing;
    • Vendas;
    • Suporte ao cliente;
    • Recursos humanos.

    Estas são apenas algumas das inúmeras áreas nos quais os dashboards podem ser usados. A chave é identificar as métricas e indicadores importantes para a sua empresa e apresentá-los de forma clara e fácil de entender.

    Uma empresa que produz bancadas industriais pode extrair relatórios de todos esses setores listados, como também pode pegar informações de um segmento e comparar com outro, sem grandes dificuldades.

    O mais importante é que todas as etapas determinantes para evolução da empresa sejam contempladas nesse escopo. Para isso, cabe ao responsável fazer uma pesquisa adequada, para extrair os dados corretos, no recorte de tempo que achar necessário.

    Também é possível a integração com outras ferramentas, como sistemas de gestão, bases de dados e aplicativos. Isso permite a coleta automática de informações, garantindo a atualização constante dos dados exibidos no dashboard.

    Além disso, os dashboards também possibilitam a colaboração entre equipes e setores, uma vez que as informações são compartilhadas em tempo real e podem ser acessadas por qualquer pessoa autorizada. 

    Desse modo, isso aumenta a transparência e a eficiência da gestão, já que todos têm acesso às mesmas informações e podem trabalhar de uma forma mais coordenada.

    PromoMKTReport

    Gestão empresarial e benefícios do dashboard

    O uso de dashboards na gestão empresarial é fundamental para a tomada de decisões eficazes. Eles permitem que os gerentes acompanhem a evolução dos indicadores financeiros, de vendas, produção, satisfação dos clientes, entre outros. 

    Além disso, os dashboards permitem identificar tendências e oportunidades, o que é fundamental para o sucesso empresarial.

    Outra vantagem dos dashboards é a capacidade de personalização. As empresas podem criar dashboards específicos para cada área ou departamento, de acordo com as suas necessidades. 

    Desta forma, é possível obter informações relevantes e atualizadas sobre o desempenho da empresa, ajudando a tomar decisões estratégicas.

    Caso uma gráfica precise repor a matéria-prima de uma impressora para imprimir crachás em pvc, ela pode extrair um relatório customizado contendo somente os fornecedores que tiveram relações comerciais nos últimos dois anos, por exemplo. 

    O recorte personalizado maximiza as possibilidades. Além disso, os dashboards também permitem a colaboração entre os departamentos. Eles possibilitam que as equipes compartilhem informações e trabalhem juntas para atingir os objetivos da empresa. 

    Isso aumenta a eficiência e a produtividade, pois as equipes podem agir rapidamente para corrigir eventuais problemas.

    A utilização desse tipo de relatório é fundamental para uma gestão eficaz de uma empresa, pois fornece informações valiosas para tomar decisões informadas. São inúmeros os benefícios do uso de dashboards para esse tipo de panorama.

    Uma boa análise de dados permite que a gestão tome decisões informadas baseadas em insights sobre o desempenho da empresa, tendências do mercado e afins. 

    O ideal é testar as possibilidades de cruzamento de dados para conseguir chegar no resultado mais visual e compreensível possível.

    Na prática, se um distribuidor de piso laminado que também distribui vinílico, extrair dados diretamente do dashboard para checar qual entrega o melhor retorno financeiro para a empresa. 

    Portanto, a visão ampla desse comparativo permite que a decisão final seja a mais proveitosa para os negócios.

    Outro fator interessante para o ambiente corporativo é que a análise de dados ajuda a identificar pontos de melhoria nos processos da empresa, o que pode levar a uma melhoria no desempenho e aumento da eficiência.

    Em outras palavras, é possível dar um upgrade na mecânica da empresa a fim de gerar ainda mais resultados a partir desse escopo. 

    Uma empresa de manutenção industrial pode muito bem usar os relatórios para otimizar seus processos, sabendo o que é melhor ou pior na metodologia interna.

    O monitoramento de dados, feito a partir de um dashboard, permite acompanhar o desempenho da empresa em relação às metas e objetivos estabelecidos. Isso é importante para identificar pontos fortes e fracos e tomar medidas corretivas.

    Caso uma distribuidora de aquecedores rinnai extraia relatórios periódicos com levantamentos de fraquezas e oportunidades de seu negócio, a probabilidade dessa empresa antever uma crise em potencial é grande.

    Até porque, um dos pontos fortes do dashboard é a possibilidade de entregar relatórios completos que tornam a tomada de decisões mais rápidas. 

    A análise de dados permite um acesso imediato às informações, o que permite tomar decisões de forma mais rápida e reagir a mudanças no mercado.

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    Qual a diferença de um dashboard para um relatório convencional?

    Os dashboards como qualquer outro tipo de relatório servem para apresentar dados e indicativos relevantes. 

    No entanto, embora todos os modelos sejam importantes para a gestão, dashboards oferecem vantagens mais significativas quando se trata de otimizar tempo.

    Em comparação com relatórios tradicionais, como relatórios de vendas, financeiros e de produção, dashboards são mais visuais e interativos. 

    Portanto, eles apresentam gráficos, tabelas e outros tipos de dados em tempo real, permitindo que os gerentes visualizem a evolução em diferentes cenários.

    Uma empresa que trabalha somente com telhados metálicos, possui como equipamento próprio apenas o andaime tubular

    Com uso de dados extraídos de um dashboard, o gerente percebeu que é muito mais vantajoso adquirir outros equipamentos específicos ao invés de alugar para economizar.

    Neste exemplo anterior, o olhar analítico do gerente somado ao panorama completo, extraído pelo dashboard tornou possível um respiro financeiro de uma empresa. E essa, é só uma das várias possibilidades que esse modelo pode ser benéfico.

    Além disso, os dashboards são fáceis de usar e não requerem conhecimento técnico para serem operados. Eles possuem interface didática e gráficos interativos, permitindo que os gerentes explorem as informações e identifiquem tendências e padrões com facilidade.

    No fim das contas, a ferramenta mais útil será sempre aquela que consegue inibir problemas e adversidades. E justamente por ser uma ferramenta que possui demonstrativos mais completos, o dashboard sai na frente em relação aos outros modelos de relatórios.

    Não é só por ser mais visual e intuitivo, mas sim por ter uma resposta rápida, facilitando e muito a gestão empresarial. Trata-se de um modelo que impacta todos os departamentos de uma organização e a tendência é que seja cada vez mais usado no mercado em geral.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Guia de Investimento
    Guia de Investimentohttps://www.guiadeinvestimento.com.br/
    O Guia de Investimento é um blog que surgiu com a ideia de transmitir informações relacionadas ao universo dos negócios. Oferecemos diversas dicas para um melhor desenvolvimento dos seus negócios, independente do setor, além de disseminar informações, dados e dicas de maneiras cotidianas. O blog possui conteúdos informativos voltados a diversos segmentos, com o intuito de auxiliar empresários a respeito do mundo dos negócios.

    Artigos Mais Recentes

    Experiência do cliente: fidelização através da satisfação

    A experiência do cliente é um fator cada vez mais relevante no cenário empresarial...

    Marketing de Retenção: Além da Aquisição de Clientes

    No mundo do marketing, a aquisição de clientes costuma ser o foco principal das...

    Neuromarketing: Compreendendo e Influenciando o Cérebro do Consumidor

    No vasto mundo do marketing, compreender o comportamento do consumidor é fundamental para o...

    Marketing de Conteúdo Efêmero: A Arte do Aqui e Agora

    No mundo acelerado do marketing digital, a capacidade de capturar a atenção do público...

    Estratégias de marketing de conteúdo evergreen: criando conteúdo duradouro

    O marketing de conteúdo evergreen é uma estratégia valiosa e duradoura para aumentar a...

    Personalização e segmentação no merchandising online: como oferecer uma experiência de compra mais relevante

    No mundo acelerado do comércio eletrônico, onde a concorrência é feroz e a atenção...

    Marketing para Pequenos Negócios: Estratégias eficazes para criar visibilidade e atrair clientes

    No mundo altamente competitivo dos negócios, as pequenas empresas muitas vezes enfrentam desafios significativos...

    Medindo o ROI de suas campanhas de marketing: métricas essenciais

    Hoje em dia, todas as empresas investem em marketing para expandir seus negócios e...

    Automatização de E-mail Marketing: Maximizando a Eficiência e Personalização

    No mundo digital atual, o e-mail marketing permanece como uma ferramenta essencial para empresas...

    Segmentação de E-mails: Como Personalizar Campanhas para Melhorar Taxas de Conversão

    Na era digital, o e-mail marketing continua sendo uma ferramenta poderosa para engajar clientes...

    Mais como este