Perder clientes é algo que nenhuma empresa quer para o seu negócio. Conheça dicas infalíveis para você evitar rupturas em seu ponto de vendas.
Saiba as 3 dicas infalíveis para evitar rupturas em seu ponto de vendas.
A ruptura em ponto de vendas ocorre de forma mais comum que os empreendedores acham, e quando este tipo de problema ocorre pode estar mostrando diversos problemas que podem estar acontecendo no estabelecimento.
Uma das piores coisas que nenhum empreendedor gosta de passar e ver que está tendo rupturas de seus clientes em seu ponto de venda. É desagradável tanto para o dono do estabelecimento como para o consumidor, que chega até o ponto de venda e não encontra o produto que deseja.
As chamadas rupturas em ponto de vendas gera a insatisfação do shopper (pessoa que realiza a compra, pode ser o consumidor final ou não) e também traz prejuízos de grande impacto para o varejo. Esses impactos podem fazer o ponto de vendas perderem vendas além de quebrar o relacionamento/fidelidade com marca e loja.
Pesquisas apontaram que no varejo as rupturas chegam até 10% dos consumidores, isto significa que a cada 100 produtos que possui no catálogo de um estabelecimento, em volta de 10 destes produtos estão em falta.
A escola de Propaganda e Marketing (ESPM) realizou um estudo no mercado que identificou que ao chegar ao ponto de venda e o comprador não encontrar o produto que está procurando 17% deles adiam a compra, cerca de 11% desistem e por volta de 37% procuram outros estabelecimentos.
Os resultados mostram que as rupturas em ponto de vendas ocorrem com grande frequência, e este problema atinge diversos setores no mercado e varejo em geral, geram perdas para os empreendedores e insatisfação dos consumidores.
Quando um shopper chega ao PDV e não encontra o produto que procura, de forma resumida ou ele leva o produto de outra marca por não encontrar da marca que procura, ou se desloca até outro estabelecimento.
Diante de todos estes dados, o que o empreendedor mais procura é formas de evitar as rupturas em ponto de vendas. Em primeiro lugar é preciso que você empreendedor encontre a raiz do problema de rupturas em seu estabelecimento, está tarefa não é fácil por conta da complexidade da cadeia de abastecimento.
As dúvidas no empreendedor começam quando a caça por encontrar a raiz do problema se inicia: Será que é culpa do promotor da marca do produto por não estar na gôndola, ele não realizou o trabalho dele corretamente? A culpa foi da logística que obteve falhas e não entregou as mercadorias necessárias? Ou foi falta de um planejamento adequado da indústria ou do varejista?
Uma das melhores formas de evitar as rupturas em ponto de vendas é ter uma boa gestão em seu estabelecimento para ter eficácia em todos os setores, além de manter o estoque em dia. É importante sempre observar o perfil da loja, as principais características dos shoppers e seus costumes, essas informações vão basear o planejamento que irá traçar as melhores estratégias no estabelecimento.
Quanto melhor as estratégias, maior o empreendedor terá controle de seu estoque e diminuir a falta de mercadorias com grande frequência, além de evitar outros defeitos.
Confira agora 3 dicas infalíveis para evitar rupturas em seu ponto de vendas:
1) Informações atualizadas diariamente
Procure sempre ter todas as informações sobre seu estabelecimento em mãos e de formas atualizadas diariamente. Por mais que você tenha relatórios de seu estoque e outras informações em relatórios semanais, o recomendado é sempre fazer uma vistoria das mercadorias diariamente no negócio.
Para este tipo de problema, é preciso evitar que as pessoas cheguem a seu estabelecimento e não encontrem o produto desejado, além de outros problemas que podem ser evitados. Utilize ferramentas para uma gestão melhor em seu negócio;
2) Ter um plano para perdas/avarias
Os produtos são vulneráveis, mesmo se não estão em lugar de calor excessivo e umidade, é importante sempre verificar se não houve quedas nos produtos, mau acondicionamento quando foram transportados ou até mesmo se um cliente não derrubou no chão, danificou e colocar no lugar novamente.
As avarias podem ser responsáveis da maior parte de falta de produtos nas gôndolas, as taxas de perdas são grandes e precisam estar definidas em um plano para que este problema ocorra com menos frequência;
3) Tenha pontos extras
Alguns produtos são mais consumidos que outro. Isto significa que eles possuem um giro rápido e precisam ser repostos o tempo inteiro. Para ajudar nesta tarefa e evitar rupturas em ponto de vendas tenha pontos extras de produtos em pontos diferentes dentro do estabelecimento.
Com algumas técnicas colocadas em ação na gestão do ponto de venda, pode evitar diversas rupturas e criar um bom relacionamento com os clientes, podendo fidelizados.