5 dicas para aumentar o engajamento do seu aplicativo

5 dicas para aumentar o engajamento do seu aplicativo

O uso de aplicativo se popularizou muito nos últimos anos. Inclusive, se você der uma olhada no seu celular, vai perceber que existe uma grande quantidade de apps, de diferentes empresas, para as mais variadas necessidades.

Eles facilitam o nosso dia de muitas maneiras. Por exemplo, o aplicativo de um banco permite que os usuários acessem a conta, façam movimentações bancárias diversas, como pagamentos, transferências, Pix, dentre outras coisas.

Não precisar ir ao banco é muito vantajoso, pois você economiza tempo e traz mais facilidade para as tarefas do dia a dia. Ademais, é muito fácil para o aplicativo de um banco conseguir o engajamento dos usuários.

Entretanto, esta não é a realidade de muitas empresas, que precisam trabalhar a divulgação de seus apps e melhorar o engajamento do público para com ele.

É necessário mostrar para as pessoas que seu aplicativo, assim como os demais, pode ajudá-lo de muitas formas. O engajamento do aplicativo é importante, porque quanto mais pessoas baixarem, maior é o alcance da sua empresa.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância do aplicativo, dar dicas para melhorar o engajamento dele e quais são os benefícios dessas estratégias. Confira!

Entenda mais sobre a importância dos aplicativos

Os aplicativos fazem parte da rotina das pessoas e são cada vez mais importantes para todos nós. Qualquer empresa pode desenvolver um aplicativo, e ele pode ser usado para diversas finalidades, como:

  • Compras;
  • Pagamentos;
  • Solicitações;
  • Divulgação de conteúdo;
  • Entretenimento.
O que considerar antes de criar um app para a sua empresa?

Trata-se de uma tecnologia que torna o dia a dia mais fácil, o que tornou o seu uso ainda mais abrangente. O smartphone em si é um aparelho que facilita diversas atividades pessoais e profissionais, como o controle de gastos.

Podemos organizar as tarefas, monitorar um sistema de automação residencial, agendar reuniões, acompanhar projetos e cumprir com todos os nossos compromissos. É um verdadeiro facilitador em uma sociedade com o dia a dia cada vez mais corrido.

Ademais, as pessoas podem anotar suas tarefas ou adicioná-las por voz, inserir dados de suas atividades para acompanhar o desempenho, dentre outras possibilidades.

As empresas também podem contar com aplicativos que ajudam a organizar tarefas e que permitem o acesso de todos os membros envolvidos em um projeto. É uma forma de viabilizar o trabalho a distância, sem prejudicar o desempenho e a produtividade.

Muitos aplicativos são utilizados para controlar as finanças, neles, os usuários podem cadastrar datas de pagamento de cada conta, o que diminui os riscos de esquecimentos.

As despesas podem ser divididas por categorias, como internet, aluguel, educação, gás, entre outras, independentemente do sistema operacional do aparelho.

Além disso, as empresas de automação residencial disponibilizam apps para que seus clientes possam controlar os elementos automatizados de casa. Um exemplo disso é a possibilidade de apagar ou acender as luzes da residência, mesmo que você esteja do outro lado do mundo.

Os aplicativos de GPS evitam que os usuários peguem trânsito, oferecendo a eles rotas alternativas. Algumas versões informam trechos com ocorrência de acidente, obras, blitz, dentre outras situações.

O setor público também investe no uso de aplicativos. Diversos órgãos públicos disponibilizam apps em que os usuários podem consultar multas, itinerários de ônibus, dados do Diário Oficial e muitas outras funcionalidades.

Por meio dos aplicativos, é possível realizar várias tarefas úteis para o dia a dia, sendo assim, as empresas que disponibilizam essa tecnologia para seus clientes conquistam sua confiança e preferência.

Mas assim como o site institucional, essa ferramenta precisa de alguns ajustes e estratégias que aumentam o engajamento dos usuários.

Quanto mais engajados eles estiverem, mais vão usar o app e recomendá-lo para outras pessoas. Mas como melhorar o engajamento? É sobre isso que vamos falar no próximo tópico. Acompanhe a leitura.

Como melhorar o engajamento do aplicativo do seu negócio

A relevância dos aplicativos é tão grande que houve 29,6 bilhões de downloads apenas no terceiro quadrimestre de 2019.

Naturalmente, alguns se destacam mais do que os outros. Entretanto, isso não impede que uma empresa de manutenção elétrica industrial, por exemplo, invista em estratégias para aumentar o engajamento de seu app. Então, dentre as estratégias, temos:

1.    Usar um API de autenticação

É comum que os apps solicitem um cadastro para as diversas funcionalidades, mas se ele for muito extenso, torna-se desgastante para o usuário. Para resolver o problema, você pode investir em um API de autenticação.

Dessa forma, o cadastro pode ser feito com base nas informações de conta do Google ou Facebook, agilizando todo o processo. Os usuários decidem em poucos segundos, e as chances de desistências são muito menores.

2.    Usar a notificação push

Essa ferramenta leva os usuários de volta para o aplicativo por meio de notificações, aumentando o engajamento.

Trata-se de pequenas chamadas que aparecem para o usuário e que são, praticamente, irresistíveis. Para isso, elas usam gatilhos mentais que despertam a curiosidade das pessoas e a vontade de clicar.

3.    Melhorar a aparência do aplicativo

Pense em uma empresa de topografia, ela sabe que a aparência do aplicativo é muito importante, e influencia a decisão do usuário de baixá-lo ou não. Trata-se de uma decisão que as pessoas tomam em poucos segundos.

Se elas se sentem atraídas pelo ícone, as chances de conquistar um bom engajamento são ainda maiores.

Então, garanta que ele esteja bem apresentável na loja de apps, por meio de um ícone atrativo, que transmite valor, segurança e credibilidade. Se ele não tiver essas características, é importante repensar a identidade visual.

4.    Ter uma boa presença digital

O aplicativo deve ter uma boa presença digital, de modo a evitar contas sem nenhuma funcionalidade. Por meio das redes sociais, é possível compreender o comportamento do público e ter contato direto com eles.

Essas duas vantagens permitem que uma empresa de, por exemplo, barreira acústica melhore o engajamento do app. Conheça as preferências de seu público, o que consomem e como se comunicam e adapte as funcionalidades de seu aplicativo.

É uma maneira de gerar identificação e construir relações positivas que sustentam o negócio. Em outras palavras, garanta que a presença digital do seu aplicativo seja personalizada para os usuários, fazendo com que eles permaneçam mais tempo.

5.    Melhorar a experiência do usuário

Quanto mais fácil e intuitivo for o aplicativo, mais satisfeito o usuário vai se sentir. Pense no design de forma a otimizar a maneira como ele é usado, além de considerar os modelos de celular usados, visto que a experiência em telas maiores é diferente.

Por exemplo, se o smartphone é muito grande, é difícil manusear o app apenas com uma mão, e uma das maneiras de resolver essa questão é considerar os mapas de calor desses aparelhos.

O app de uma empresa de gestão de condomínios, por exemplo, deve permitir uma interface personalizada, de acordo com os gostos e preferências dos usuários. Essa personalização ajuda a aumentar o engajamento e as taxas de conversão.

Veja quais são os benefícios das estratégias

Todas as estratégias que mostramos aqui têm o intuito de aumentar o engajamento do aplicativo do seu negócio. Mas além de fazerem isso, elas também melhoram a ferramenta, o que é muito importante para a imagem da empresa.

Construir uma imagem positiva é a melhor forma de fazer com que os consumidores confiem na sua marca. Em vista de tantas oportunidades para comprar um mesmo produto ou serviço, o consumidor moderno quer confiar na empresa.

Assim, o aplicativo de uma desenvolvedora de sistema para restaurante, por exemplo, já deve mostrar todo o seu profissionalismo, mas ele pode ser um verdadeiro aliado na construção da reputação da marca.

As melhorias ajudam o próprio negócio, pois algumas funções são do interesse dele. Por exemplo, se o seu app permite que o usuário acesse boletos para pagamento, é essencial que ele funcione bem.

Dessa forma, a organização garante que o cliente esteja sempre em dia com seu compromisso. Então, toda vez que for investir em melhorias em sua ferramenta, pense em maneiras de atender às necessidades de seu público e as suas também.

Por fim, por meio das ações de otimização em seu aplicativo, um fabricante de correias sincronizadas é capaz de se aproximar cada vez mais de seu público-alvo. Estar próximo deles é importante para gerar oportunidades, expandir o alcance, dentre outras vantagens.

Conclusão

Os aplicativos facilitam a vida dos usuários e melhoram a relação entre eles e as companhias. A maioria das empresas investe neles porque é uma forma de se colocar na vida dessas pessoas e ser mais acessível para elas.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre a importância dessa tecnologia e de que forma ela pode ser melhorada, para ter mais engajamento e conquistar a atenção dos usuários.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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