Por que criar ações de live marketing?

A cabeça de um empreendedor não para, é como uma máquina em constante funcionamento. Sendo assim, ela está sempre questionando. Por isso, um desses questionamentos é como as grandes empresas estão conseguindo potencializar as vendas mesmo em tempos de crise? A resposta é simples: live marketing.

O significado de live marketing

Portanto, como o próprio nome sugere, é o marketing vivo. Vivo no sentido de agora, de tempo real. Por isso, live marketing é um conjunto de ações que estabelecem uma maior conexão entre a marca e o consumidor. Ainda assim, a ideia é tirar a empresa da zona de conforto e criar oportunidades que causem um impacto positivo nas pessoas, de forma que elas tenham uma experiência sensorial e fiquem apaixonadas pela marca.

O sucesso dessa estratégia se deve principalmente às transformações no comportamento do consumidor, que hoje está mais informado, conectado e seletivo. Ou seja, diante de um mercado extremamente competitivo, quem ganha a atenção desse novo comprador não é o menor preço e sim quem consegue despertar emoção e empatia.

As vantagens de investir em live marketing

Integração em diferentes ambientes e plataformas

As ações de live marketing podem ser realizadas no ambiente físico por meio de eventos, feiras, congressos, pontos de venda ou no universo virtual: sites, redes sociais ou aplicativos. No entanto, as empresas precisam entender que hoje esses dois mundos (real e virtual) estão incorporados na vida do consumidor: o smartphone é praticamente a extensão do nosso braço!

Ação local e repercussão global

A possibilidade de integrar as campanhas off-line e on-line potencializam os resultados do marketing, pois o alcance é muito maior. Como resultado, as empresas podem ganhar em vendas imediatas, conquistar novos leads e reter os clientes já existentes.

Ampla variedade de ferramentas

Ou seja, o live marketing pode ser trabalhado paralelamente com outras estratégias, como: marketing digital, marketing promocional, trade marketing, marketing de incentivo e mobile marketing. Nas ações, o mais importante é causar engajamento em tempo real e o resultado é a percepção diferenciada do público sobre a marca, seus produtos e serviços.

Eficiência em tempos difíceis

A melhor maneira de driblar a crise financeira é usar a criatividade para criar ações de live marketing. O cliente satisfeito sempre faz a famosa propaganda boca a boca para amigos e familiares, além de publicar fotos e comentários positivos nas redes sociais, fato que amplia ainda mais o alcance das campanhas.

4 dicas para investir em live marketing

1. Reúna a sua equipe

A primeira coisa que você deve fazer é reunir a sua equipe de marketing para fazer um planejamento das ações, agendar datas, definir o objetivo da campanha, as plataformas que serão utilizadas, saber quem são as pessoas e as empresas que serão responsáveis por cada detalhe.

2. Conheça bem o seu público

É fundamental que você conheça bem o seu público-alvo, saiba qual as suas características, o que gostam, quais os sonhos e as expectativas, entre outras coisas importantes para você ter condições de surpreendê-lo de forma assertiva ao invés de cometer um deslize.

3. Evite cometer erros

No live marketing as ações são aplicadas ao vivo ou em tempo real, portanto demore o tempo que for na parte de planejamento. Dessa forma, você terá condições de prever erros que possam ocorrer durante o evento. Não hesite em pedir ajuda a um profissional.

4. Explore os sentidos do consumidor

Nessa estratégia, é preciso explorar os sentidos das pessoas: visão, tato, olfato e paladar. Não precisa ser todos ao mesmo tempo, mas as possibilidades são inúmeras. O importante é proporcionar ao público experiências positivas. 

sprite-playa

Recentemente, uma marca de refrigerante surpreendeu os banhistas de uma praia com a instalação de um enorme chuveiro em forma de máquina na qual a alavanca simulava a retirada da bebida, que no caso era a água para o banho.

Resultado: pessoas felizes, se refrescando no chuveiro, fazendo selfies e, claro, bebendo o refrigerante.

A maior vantagem de trabalhar com live marketing é que não importa o orçamento e nem a grandiosidade da sua campanha. Essencial é o quanto a sua equipe consegue ser criativa e inovadora para interagir com o público de maneira assertiva.

Quer ficar por dentro de outras dicas de marketing? Então curta a nossa página no Facebook!

Avatar
Carlos Brandãohttps://www.becinteligencia.com.br/
Sou Carlos Brandão, ajudo empresas e pessoas a tirarem sua ideia do papel construindo aplicativos ios e android... ajudo também as empresas a gerarem mais relevância em suas ações de trade marketing e assim mais resultados por meio de inteligência.

Mais do autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Tenha informações de sua área bem alinhados com sua estratégia e compartilhe com sua equipe e parceiros. 🧠 Business Intelligence
Maximize 🚀 o resultado de suas ações de Trade MKT com o aplicativo Promo MKT Report

Últimos posts

Trade Marketing nas Indústrias: Estratégias para otimizar a gestão usando aplicativos

Apesar das empresas saberem a importância do marketing, muitas delas não sabem criar estratégias para comercialização de produtos aos varejistas e...

Desenvolvimento de aplicativo: o que é preciso e como fazer?

O que você precisa para fazer aplicativos sendo um programador Android? Ser um programador mobile não é fácil e os desenvolvedores de aplicativos sabem disso. De fato, tornar-se um programador de sucesso leva tempo e muito esforço.

3 chaves para um Trade Marketing eficaz

O Trade Marketing atua como uma área de integração entre fabricantes, varejistas e compradores, e sua importância está na natureza estratégica.

Cadastre-se e receba nossa
newsletter em seu email?

WhatsApp chat