Blog BeC Inteligência
Mais

    5 dicas de Marketing Promocional para o final do ano

    publicado em

    Promo MKT Report

    O marketing promocional pode ser a peça chave para seu negócio ter um grande sucesso lucrativo no final do ano. Conheça nossas 5 dicas de marketing promocional para o final do ano!

    Com o fim de ano chegando os comércios em geral já começam a trabalhar estratégias para fazer um bom marketing promocional na época do ano que os consumidores mais consomem, tanto produtos como serviços também. Com isso o grande foco dos empreendedores é trabalharem seu marketing promocional voltado para ações de final de ano.

    Apesar de o marketing promocional ser base para o sucesso empresarial no final de ano muito negócios não possuem um setor de marketing em sua empresa, não procuram terceirizar este serviço e não conseguem alcançar resultados tão positivos.

    PowerBI

    Muitos clientes já aguardam as ações de marketing promocional nesta época do ano, porque já se acostumaram em encontrar lojas, comércios e empresas de diversos segmentos oferecendo valores promocionais em seus produtos e serviços, descontos, formas de pagamento facilitado, brindes entre outras vantagens.

    Marketing Promocional

    O marketing promocional é uma ferramenta de extrema importância para as empresas que buscam expandir seus negócios, aumentar sua rede de clientes, aumentar suas vendas, ter seu lugar no mercado de atuação, se destacar da concorrência e ainda adquirir fidelidade, respeito e satisfação positiva de seus clientes.

    Com tantos pontos positivos, realizar o marketing promocional em uma empresa é essencial para o negócio em um todo. A AMPRO (Associação de Marketing Promocional) fez diversas pesquisas para entender melhor as teorias do marketing promocional e concluíram que marketing promocional é a

    comunicação da marca com o objetivo acrescentar valor por meio de técnicas promocionais, pontos de contato para persuadir o desejo de compra dos consumidores, que os clientes se fidelizem e tenha uma experiência satisfatória com aqueles produtos e serviços”.

    Com isso, o principal objetivo do marketing promocional é criar estratégias que levem o cliente a tomarem uma decisão de compra para adquirir um produto ou serviço. As ações de marketing promocional levam o cliente a uma ação, a como objetivo a ação de compra.

    PromoMKTReport

    A importância do Marketing Promocional no final do ano

    Citamos a cima o que o marketing promocional pode fazer em uma empresa e quantos pontos positivos pode-se atingir utilizando está estratégia em um negócio. E quando o assunto é final de ano, todos os empresários já sabem que é hora de colocar o marketing promocional em prática para aumentarem suas vendas e obterem grandes lucros.

    Há diversas estratégias do marketing promocional que levam as empresas a conseguirem chegar a todos os objetivos de lucros e vendas no final de ano. A questão é que os consumidores só compram se tiver um estímulo, ai que surgi a dúvida:

    O que instiga os consumidores a comprarem no final do ano?

    Sempre que um consumidor encontra uma vantagem em algo ele vai se sentir estimulado para ir atrás disso, para realização de um desejo ou necessidade, o importante é ele conseguir sua satisfação de consumo, seja em produtos ou serviços.

    O grande papel dos empreendedores para realização de suas vendas é descobrir que vantagem ou expectativa é a que seu público alvo está procurando e tentar associá-la ao seu produto ou serviço, para que o cliente veja que ali, naquela empresa ele irá encontrar o que procura. O marketing promocional irá auxiliar em todo este processo.

    O marketing promocional é composto por ferramentas que se aplicam a todas as técnicas, meios e instrumentos utilizados nesta estratégia que são utilizadas em todos os níveis em diversas campanhas envolvendo:

    Promoções com distribuição gratuita de prêmios (através de concursos, sorteio vale brindes ou operações semelhantes: Ações constituídas de ofertas, trocas, descontos, coleções, liquidações, brindes, vendas condicionadas, amostra grátis ou outros itens ligados a produtos, ações de demonstrações, prêmios, amostragens e degustação).

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    Todas as grandes empresas ou organizações já fizeram pelo menos uma vez algum tipo de ação de marketing promocional que citamos, ou utilizam em determinadas épocas do ano como: Carnaval; Dia das Mães; Dia dos Pais; Dia das Crianças; Férias; Natal; Ano Novo.

    Está chegando o final do ano e já é o momento de colocar em prática estratégias de marketing promocional em sua empresa. O objetivo é lucrar mais com as vendas de final de ano.

    Agora acompanhe as dicas de Marketing Promocional para o Final de Ano que separamos para você:

    1.) Conheça seu cliente – Quanto mais uma empresa conhecer seu público alvo e clientes, é melhor para realizar o marketing promocional mais eficaz. É preciso saber quem são seus clientes e porque eles consomem seus produtos ou serviços, optam pela sua empresa/marca do que as outras da concorrência do mesmo segmento de seu mercado. Quanto mais informações você tiver de seus clientes mais o planejamento de estratégias será feito de forma eficaz, trazendo ótimos resultados para este final de ano;

    2.) Do que gosta o seu cliente – Essa é uma pergunta que o empreendedor precisa saber responder e se você ainda não sabe do que seu cliente gosta, procure saber. Assim pode ser criadas ações e campanhas de marketing promocional para o final de ano mais direcionadas a atender o gosto dos clientes;

    3.) Embalagens – Invista em embalagens com tema final de ano, tanto para o natal como para o ano novo, isso sempre chama a atenção dos clientes. Eles prestam a atenção se as empresas estão caminhando de acordo com as épocas do ano e as festividades que acontecem;

    4.) Mídia – Não deixe de investir em publicidade, é uma grande estratégia de marketing promocional para o final de ano. Mas invista com consciência, em mídias na região que seus clientes se encontram para não desperdiçar dinheiro;

    5.) Concursos e sorteios – É final do ano, aproveite para fazer marketing promocional e gerar mais lucro em sua empresa. O envolvimento dos clientes com a empresa quando está ocorrendo uma ação de concurso ou sorteio é maior, chama mais atenção do público e ganha mais apreciação também principalmente no final do ano.

    Com o marketing promocional existem muitas formas de atrair os clientes no final de ano, o importante é a empresa procurar a estratégia certa para você. Nunca deixe de treinar seus funcionários para trabalharem uma comunicação diferenciada nesta época do ano, além do feedback pós ação de compra que é importante manter esse relacionamento com o seu cliente.

    Carlos Brandão
    Carlos Brandão
    Manager Brasil da BeC Inteligência e o CTO da Insighttech e da Leaderx. Ele ajuda a criar aplicativos, sistemas web e business intelligence usando processos ágeis e trabalhando com uma equipe dedicada de engenheiros de software. Ele tem mais de 14 anos de experiência nesta área.

    Artigos Mais Recentes

    Desafios e oportunidades da indústria 4.0 para pequenas e médias empresas

    Neste artigo, vamos explorar como as PMEs podem navegar nesses mares turbulentos da Indústria 4.0, enfrentando os desafios e capitalizando as oportunidades.

    Estratégias para aprimorar a gestão de cadeia de suprimentos na indústria

    Neste artigo, exploraremos estratégias para aprimorar a gestão da cadeia de suprimentos, impulsionando a eficiência operacional e a lucratividade.

    Experiência do cliente: fidelização através da satisfação

    A experiência do cliente é um fator cada vez mais relevante no cenário empresarial...

    Marketing de Retenção: Além da Aquisição de Clientes

    No mundo do marketing, a aquisição de clientes costuma ser o foco principal das...

    Neuromarketing: Compreendendo e Influenciando o Cérebro do Consumidor

    No vasto mundo do marketing, compreender o comportamento do consumidor é fundamental para o...

    Marketing de Conteúdo Efêmero: A Arte do Aqui e Agora

    No mundo acelerado do marketing digital, a capacidade de capturar a atenção do público...

    Estratégias de marketing de conteúdo evergreen: criando conteúdo duradouro

    O marketing de conteúdo evergreen é uma estratégia valiosa e duradoura para aumentar a...

    Personalização e segmentação no merchandising online: como oferecer uma experiência de compra mais relevante

    No mundo acelerado do comércio eletrônico, onde a concorrência é feroz e a atenção...

    Marketing para Pequenos Negócios: Estratégias eficazes para criar visibilidade e atrair clientes

    No mundo altamente competitivo dos negócios, as pequenas empresas muitas vezes enfrentam desafios significativos...

    Medindo o ROI de suas campanhas de marketing: métricas essenciais

    Hoje em dia, todas as empresas investem em marketing para expandir seus negócios e...

    Mais como este

    Gestão e Planejamento de Campanhas Promocionais: Entenda Melhor
    Na prática, isso significa ter um maior controle e noção sobre as ações desenvolvidas, organizar os recursos que serão utilizados e, principalmente, saber (de antemão), os possíveis impactos da campanha sobre a marca. E tudo isso vai ajudar a garantir não apenas o sucesso da campanha promocional, mas também a aferir o nível de retorno dos seus investimentos.
    Ebook Gratuito