Blog BeC Inteligência
Mais

    6 Erros em liderança de Trade Marketing (e como evitá-los)

    publicado em

    Promo MKT Report

    Veja 6 atitudes de liderança de Trade Marketing que provocam problemas de execução e prejudicam a marca, a loja, ou o produto.

    As principais causas de demissão são líderes despreparados e sem habilidade para gerir pessoas, causando desmotivação e absenteísmo da sua equipe.

    Muitas empresas ainda preferem entrar numa disputa de mercado para contratar os melhores profissionais de outra concorrência, quando na verdade, o acerto da estratégia está no desenvolvimento da sua própria equipe de liderança.

    Como já dizia o ditado “Errar é humano” e como todo ser humano estamos sujeitos a cometer falhas na nossa carreira profissional, o mais importante é reconhecer os próprios atos, ser humilde, e aprender com os erros. Isso tudo na teoria é lindo, né?

    PowerBI

    Mas na prática, o impacto de alguns erros comportamentais pode trazer prejuízos a empresa sendo fatal a qualquer carreira, então é muito melhor estar atento e evitar cometê-los.

    Reunimos nesse artigo alguns erros comuns de líderes de Trade Marketing e como evitá-los assim damos a oportunidade de você aprender com eles, aqui. E não na prática, ufa!

    1) Não escutar a sua Equipe é um dos erros da liderança de Trade Marketing

    Parece um erro bobo, mas é muito comum ver gestores que não entendem seu papel, em ouvir, motivar, e orientar a sua equipe.

    Mesmo que esteja muito ocupado com outros afazeres, tire uma ou duas vezes a cada quinze dias para ouvir as solicitações internas do grupo.
    Afinal, ouvi-los pode fazer com que você antecipe às dificuldades, tenha insights de novas estratégias e melhore os resultados.

    2) A falta do Feedback, ou focar nos negativos.

    Uma das principais funcionalidades do feedback é mostrar que o gestor se preocupa e acompanha o desempenho individual ou do grupo.

    Chamar o funcionário somente para lhe dar aquele puxão de orelha, não é bom para a evolução dos resultados que você almeja.

    Tente incentivar e reforçar atitudes positivas, reconhecendo os resultados e as metas que aquele funcionário cumpriu. E quando necessário use o seu conhecimento para apresentar melhorias através de um feedback construtivo.

    E por fim, adote um feedback 360 graus, permitindo que seus funcionários, pares, colegas, também façam uma avaliação do seu desempenho.

    Ao passar essa credibilidade e troca de sinergia, estará mais próximo da sua equipe, mostrando a importância que cada um tem.

    3) Entender mal a motivação.

    Uma das maiores causas de falhas na execução de projetos, é sem dúvidas, o funcionário desmotivado. Muitas vezes, os líderes não entendem o papel da motivação, ou o que realmente motivaria seus funcionários, e não estou falando somente de dinheiro.

    No varejo por lidar com mão-de-obra muito jovem, não precisa de tanto, os jovens buscam um líder a quem se espelhar, se apoiar, e principalmente confiar quando pedem ajuda, e que possam ser orientados a que caminho seguir.

    Uma outra forma é criar metas tangíveis, pois uma boa gestão depende de metas bem elaboradas. E também, ajudar a manter um bom clima no ambiente de trabalho.

    O mais importante é que o Gestor entenda a sua turma, conheça cada um, suas habilidades, e aonde ele pode explorar a motivação, inspirando e impactando a vida daquelas pessoas positivamente.

    4) Focar em atividades Operacionais

    55% do tempo dos gestores é gasto com atividades burocráticas, segundo estudo da Consultoria Luzio Strategy Group.

    Um bom gestor não pode centralizar essas tarefas operacionais e burocráticas da empresa, gastando o tempo em que poderia desenvolver estratégias para melhorar a execução dos processos e resultados da equipe.

    Por isso se faz necessário que a empresa reveja constantemente o seu modelo de negócio, os processos dos departamentos, buscando a simplificação e otimização de tempo no gerenciamento da equipe.

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    5) Exagerar na Flexibilidade

    A maioria de nós queremos ser vistos como simpáticos, acessíveis, compreensíveis, mas tudo tem dois pesos e duas medidas, é preciso ter pulso firme e tomar algumas decisões difíceis em alguns momentos.

    Ser flexível demais com os erros e faltas da equipe pode gerar um desconforto na sua autoridade e a sua credibilidade como líder pode ficar comprometida, podendo causar uma desordem dos processos internos.

    É sempre importante relembrar aos funcionários a importância que cada um tem em exercer aquela atividade, e que o processo para dar certo depende principalmente do comprometimento, e dedicação da equipe.

    6) Encarar como “dinheiro jogado fora”, a inclusão de tecnologia para gerenciamento da equipe.

    Já sabemos que com a evolução da tecnologia, os processos das empresas só ganharam credibilidade com uma execução mais rápida e prática, e com menos erros. Porém, ainda tem empresas que subestima o acesso da equipe a esse tipo de tecnologia.

    Preferem trocar dados importantíssimos por plataformas como o whatsapp, e consolidar as informações na boa e velha planilha no Excel.

    Funciona?! Até funciona, mas é preciso entender que esse método além de ter mais chances de ocorrer falhas nos dados captados, ainda os gestores perdem muito tempo das suas atividades para gerir os relatórios.

    Um sistema de gerenciamento de equipe de campo, promotores, degustadores, e outros, só agregaria no check in e check out da sua equipe, na consolidação das informações podendo otimizar o tempo da tomada de decisão, que muitas vezes, precisam ser rápidas para ser eficientes.

    Invista em Treinamentos Dinâmicos!

    Por fim, a nossa dica é: invista em treinamentos dinâmicos, tanto para os líderes quanto para toda a equipe de campo.

    Os colaboradores podem ser os mais experientes e qualificados, há sempre algo novo para melhorar e aprender.

    Os treinamentos ajudam a reforçar os conhecimentos técnicos, os processos da empresa, ajuda a melhorar a comunicação e o relacionamento interno e com as abordagens com seu cliente.

    Deixe que os funcionários participem e opinem, se caso o treinamento necessite de melhora. Uma equipe engajada aumentará a produtividade, o empenho para trazer cada vez mais resultados positivos à sua empresa.

    Vinicius Costa
    Vinicius Costa
    Manager Europa da BeC Inteligência. Ele é um profissional de Business Intelligence com mais de 15 anos de experiência. Ele vive em Valência, Espanha, e já trabalhou em agências de Trade Marketing e MKT Promocional, onde desenvolveu soluções de business intelligence para diversos projetos para grandes empresas. Atualmente, ele é responsável pela área de Desenvolvimento da BeC Inteligência.

    Artigos Mais Recentes

    A Importância do Marketing Promocional na Estratégia de Lançamento de Produtos

    O lançamento de um novo produto no mercado é um dos momentos mais críticos...

    Como Criar Campanhas para Datas Comemorativas  

    O marketing promocional sazonal é uma estratégia poderosa que permite às marcas capitalizar sobre...

    Cuidados e Prevenção: Como Proteger sua Casa Durante Temporais

    Os temporais podem causar danos significativos às residências, desde infiltrações até perda total. Com...

    E-commerce e Inteligência Artificial: Como Usar Dados para Vender Mais

    Nos últimos anos, o e-commerce passou por uma transformação radical devido à tecnologia e...

    Como a Experiência do Cliente Define o Sucesso no E-commerce

    A popularização do e-commerce revolucionou a forma como os consumidores interagem e realizam compras....

    Digitais: Tendências que Moldam o Futuro do E-commerce

    O e-commerce está se transformando rapidamente, impulsionado por inovações tecnológicas e mudanças no comportamento...

    Como adaptar suas campanhas de marketing digital para a geração Z

    A Geração Z, composta por jovens que nasceram entre 1997 e 2012, está rapidamente...

    Como implementar uma estratégia de omnichannel no seu negócio

    Nos últimos anos, a experiência do cliente se tornou um dos principais diferenciais competitivos...

    O impacto das avaliações online nas decisões de compra

    Em um mundo cada vez mais digital, a forma como os consumidores realizam suas...

    A importância das redes sociais no marketing digital

    Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram uma parte fundamental do cotidiano das...

    Mais como este

    Trade Marketing Guia Completo para o PDV
    Para entender tudo sobre trade marketing e como ele pode impactar o seu negócio, não deixe de ler este guia completo sobre o assunto!
    Ebook Gratuito