Vender é algo que necessita de estratégias e no varejo isso pode ser um pouco mais simples já que as vendas tendem a ser imediatas, entretanto o spin selling é um método para vender grandes negócios e suas estratégias são mais assertivas a fim de conseguir vendas passando confiança ao cliente.
Para se ter uma equipe de vendas é preciso uma boa comunicação e persuasão, por isso muitos gestores têm buscado um curso gestão de equipes para administrar melhor seus negócios.
O spin selling é baseado em perguntas que levam a uma melhor proposta de venda. Geralmente suas abordagens são feitas em produtos complexos de alto valor.
Se você quer entender melhor o que se trata o spin selling e como aplicá-lo em seus negócios, continue a leitura.
O que é spin selling?
O spin selling é uma forma de definir as melhores perguntas que um vendedor deve fazer nos processos de negociações, para assim ter o aumento de vendas almejado.
O objetivo principal do método spin selling é poder mostrar um cenário para o cliente dentro das suas circunstâncias, envolvendo dores, necessidades que o mesmo possa ter, assim concluindo qual a melhor solução que o mesmo deve tomar, onde o cliente percebe que essa compra será sua melhor solução.
Assim, percebemos o quanto há um diferencial nessa metodologia, já que usualmente o vendedor tende a apresentar propostas imediatas, como no varejo por exemplo.
No método spin selling, o vendedor conduz aos poucos o cliente até a sua oferta, evitando possíveis desistências.
Com perguntas-chave, é possível orientar uma conversa que faça o prospect concluir a compra de maneira não invasiva.
Para melhores resultados com o spin selling, muitos vendedores e gestores buscam formas de se qualificar e adquirir mais conhecimento acerca do assunto, como por exemplo fazendo o curso de propriedade intelectual.
Como aplicar o spin selling?
Sabendo de como o spin selling é importante nas negociações de vendas de alto custo, a melhor forma de aplicá-lo é com base em perguntas de situações onde são utilizados fatos e dados sobre a condição do cliente, identificando o seu problema.
Para aplicar o spin selling é preciso entender que ele é feito de etapas, sendo quatro delas como as perguntas de implicação que são utilizadas para gerar um senso urgente para se ter a solução do problema do cliente.
Quais são as etapas do SPIN Selling?
O spin selling é dividido em perguntas que se deve fazer aos prospects, onde são divididas em quatro etapas, sendo elas:
- Perguntas de situação;
- Perguntas de problema;
- Perguntas de necessidade;
- Perguntas de implicação.
Dentro das perguntas de situação é possível identificar dados importantes sobre o cliente, sendo de total interesse do vendedor em questão.
Geralmente um comprador que necessita fazer uma compra de grande porte acaba tendo que passar informações o tempo todo para os vendedores, onde podem ser diversos já que o mesmo passa por muitos locais do segmento de interesse.
Assim, tendo um diferencial na maioria de abordagem fará a diferença para se destacar entre a concorrência com esse cliente. Devido a isso, o curso oratória online cresceu, melhorando a comunicação dos vendedores com seus potenciais clientes.
A partir dos dados dos clientes é possível entender como solucionar o seus problemas, pois assim o vendedor verá a melhor solução do o que pode ser feito para gerar interesse a esse cliente.
Dessa forma, o vendedor usa como base as dores desse consumidor, baseado nas perguntas do problema, investigando suas dificuldades e intimidações.
Quando isso acontece, entender qual a necessidade que esse consumidor tem acerca do segmento do negócio gera uma maior investigação dentro do método spin selling, levando a última etapa do processo.
Após identificar o problema do cliente, o vendedor passa a fazer as perguntas de implicação, tocando na ferida do problema do cliente, e respondendo qualquer objeção que o cliente faça acerca do produto ou serviço. Com isso, é preciso gerar um valor para que esse cliente realize a compra.
Em um curso de gestão comercial, o gestor tende a entender qualquer obstáculo que possa surgir durante o método, resolvendo e arrumando soluções imediatas nas objeções dos clientes, assim concluindo a venda com mais precisão.
Qual a importância do spin selling?
O maior objetivo do spin selling é evitar de todas formas objeções que o cliente possa a vir fazer durante o processo de vendas,
Por se tratar de vendas de alto valor, o vendedor passa a ter uma desafio gigante, e com essa metodologia, é possível esclarecer quais são as necessidades que esse cliente tem, devolvendo um relacionamento com o mesmo, agregando valor na solução oferecida, no caso a venda.
É importante ter ouvidores dentro das empresas de vendas de valores altos, assim resolvendo problemas que possam surgir imediatamente, por isso a importância do spin selling e também de um curso de ouvidoria.
Como aumentar suas vendas com spin selling?
Para ter um aumento consecutivo de vendas, o spin selling auxilia nas perguntas de situação, utilizando fatos e dados sobre a situação em que o cliente se encontra.
As perguntas geralmente têm como foco principal as dores do cliente, identificando o seu problema. Com as perguntas de implicação, é possível gerar um senso de urgência na solução do problema em que o cliente tem, resolvendo e concluindo a tão almejada venda.
Agora que você sabe o que é spin selling e como aplicá-lo,não deixe de utilizá-lo e tenha os melhores resultados nos seus negócios.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado
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